Hugo Gloss

Erasmo Carlos morre aos 81 anos

Erasmo Carlos

Erasmo Carlos

Que tristeza! Morreu, aos 81 anos, nesta terça-feira (22), Erasmo Carlos, um dos grandes símbolos da Jovem Guarda e da música brasileira. O Tremendão chegou a ser entubado ainda ontem (21), mas de acordo com informações do jornal O Globo, não resistiu.

Erasmo foi internado às pressas no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde faleceu. O ícone do rock nacional chegou acompanhado pela esposa, Fernanda, que estava ao lado dele na hora de sua partida. Até o momento, a causa da morte do cantor, compositor, ator e multi-instrumentista não foi divulgada.

Recentemente, Erasmo enfrentou uma série de problemas de saúde. No final de outubro, o Tremendão passou 16 dias hospitalizado e se submeteu a uma bateria de exames, bem como ao tratamento de uma síndrome edemigênica – doença caracterizada pela retenção em excesso de líquido nos tecidos do corpo. O quadro pode ter diferentes causas, como o mal funcionamento dos rins, fígado ou coração.

Durante sua estadia na unidade de saúde, Erasmo publicou no Instagram uma imagem em que apareceu de pé, observando o céu da janela. Na publicação, o carioca celebrou a alta médica, que teve em 2 de novembro.

“‘Da janela o horizonte / A liberdade de uma estrada eu posso ver / O meu pensamento voa livre em sonhos / Pra longe de onde estou’. Estou muito vivo e, se tudo der certo, saindo do hospital até quarta. Foto tirada por Fernanda HOJE no Hospital Barra D’or. Esse ano eu não morro… parafraseando Belchior”, escreveu o artista. Na época, ele chegou a ser alvo de uma fake news, de que teria morrido. 

Na última quinta-feira (17), Erasmo recebeu um importante prêmio em vida, o Grammy latino de “Melhor Álbum de Rock ou música alternativa em Língua Portuguesa”, por “O Futuro Pertence à… Jovem Guarda”.

“É tão importante entender o conceito, quanto ouvir a música… Existem várias formas de amor, e eu preciso de todas. Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho. O Futuro Pertence à Jovem Guarda!”, celebrou ele na ocasião.

Legado

Consagrado como um dos pioneiros do rock brasileiro e pela amizade e parceria de longa data com Roberto Carlos, Erasmo marcou a MPB. Ao longo de seus 50 anos de carreira, ele criou mais de 500 canções e emplacou hits como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver”, “Mulher (Sexo Frágil)”, “O Bom”, “Gatinha Manhosa”, “Festa de Arromba”, entre outras faixas que conquistaram os corações dos brasileiros.

Nascido e criado na Tijuca, zona norte do Rio, Erasmo era apaixonado por música, principalmente a Bossa Nova e o rock’n’roll, que despertaram sua inspiração artística. Quando jovem, na vila onde morava, ele aprendeu a tocar violão com Tim Maia. Anos depois, Erasmo integrou um grupo musical com Tim e Roberto, mas a banda foi desfeita após uma briga.

Eventualmente, o Tremendão e Roberto se uniram à Wanderléa, tomando a frente da “Jovem Guarda”, movimento musical e cultural que se estendeu entre as décadas de 1960 e 1970. A partir dali, cada um imprimiu a sua marca na música brasileira. Erasmo deixa a esposa, Fernanda Passos, e os filhos, Eduardo Gil e Leonardo Esteves.

Sair da versão mobile