Eita, o que rolou aqui?! Na noite desta segunda-feira (6), a revista Variety revelou que o rapper canadense Drake pediu a retirada de suas duas indicações ao Grammy 2022. A informação foi confirmada ao veículo por um representante da Recording Academy dos Estados Unidos, organização de músicos, produtores, engenheiros de som, e outros profissionais dedicados à música e responsável, também, pela organização do Grammy.
Em 23 de novembro, a Academia divulgou a lista completa de nomeados do ano que vem e o artista apareceu em duas categorias: além de integrar o grupo dos cinco indicados a “Melhor Álbum de Rap”, por “Certified Lover Boy”, ele também foi reconhecido entre os candidatos a “Melhor Performance de Rap”, por sua canção “Way 2 Sexy”, collab com Future e Young Thug.
Ver essa foto no Instagram
No entanto, de acordo com fontes anônimas, o próprio Drake decidiu pedir a retirada de suas indicações e recebeu o apoio de seu empresário. Os representantes do Grammy então acataram o pedido, embora a motivação do artista para a decisão não tenha sido revelada, pelo menos até o momento. Ainda segundo a Variety, a mídia especulou que sua escolha pode ter algo a ver com o fato do rapper ter sido citado em ações judiciais em torno da tragédia no festival Astroworld, em Houston no mês passado, quando 10 pessoas morreram durante o show de Travis Scott, que contou com a participação de Drake. No entanto, essa “explicação” não passou de rumores na web.
Ver essa foto no Instagram
Após a baixa nos indicados, a Recording Academy decidiu que não oferecerá uma nomeação aos destinatários do sexto maior número de votos para substituir Drake. Em vez disso, a votação para as duas categorias de rap seguirá normalmente, com apenas quatro artistas indicados. O motivo por trás da ação seria, supostamente, porque o período de votação já começou e as cédulas do Grammy já foram enviadas para os membros votantes da Academia na manhã de ontem (6). As indicações de Drake então foram retiradas do site do Grammy Awards justamente no início da última fase de votação. Eita!
Apesar de já ter se destacado na renomada premiação, Drake já protagonizou algumas tretas com a Academia. Em uma entrevista de 2017, o cantor chegou a acusar os organizadores do prêmio de classificá-lo como rapper apenas porque ele é negro. “A única categoria em que me encaixam é o rap, talvez porque já fiz rap no passado ou porque sou negro”, declarou ele à Apple Beats. Vixe!
Já em 2019, Drizzy voltou a expressar publicamente sua reprovação e frustração com relação ao prêmio, pois, segundo ele, artistas negros do hip-hop não recebem crédito e reconhecimento suficiente da Academia. “Atuamos em um campo dominado por opiniões e não por fatos”, lamentou o cantor, ao vivaço, após receber o prêmio de “Melhor Canção de Rap” por “God’s Plan”.
No entanto, mesmo com os desentendimentos, Drake, considerado um dos músicos mais influentes do mundo hoje em dia, já ganhou quatro gramofones do Grammy. A 64º cerimônia do Grammy Awards acontecerá no em 31 de janeiro de 2022, em Los Angeles. Clique aqui para conferir a lista completa de indicados.