A briga entre Will Smith e Chris Rock durante a cerimônia do Oscar, neste domingo (28), segue rendendo comentários nas redes. O astro de “Um Maluco no Pedaço” subiu ao palco e desferiu um tapa no rosto do comediante, após Rock fazer uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will. A cena deixou um clima tenso entre os convidados e deu o que falar nas redes sociais.
Diversas celebridades se manifestaram sobre o ocorrido. O caso, entretanto, dividiu opiniões. Alguns ficaram do lado de Chris Rock, argumentando que a escolha de Will ao partir para a violência não se justifica. Caso este do diretor Judd Apatow. Em um tuíte já deletado, ele declarou: “Will poderia ter matado ele. Isso é pura falta de controle. Essa gente ouviu um milhão de piadas sobre elas nas últimas três décadas. Ele não é um novato no mundo de Hollywood e da comédia. Ele perdeu a cabeça”.
A atriz Mia Farrow também defendeu Rock, dizendo que ele fez apenas uma piada. “Piadas são o que Chris Rock faz. Ele sempre foi um cara mordaz. Essa piada aí foi leve para ele. O que eu vi foi uma das estrelas mais poderosas de Hollywood subir no palco e agredir um comediante por uma piada infeliz sobre a careca de sua linda esposa. Qualquer um que esteja de acordo com isso provavelmente nunca foi agredido por um homem poderoso”, escreveu.
What i saw was one of Hollywood’s most powerful movie stars,stalk onto a stage to strike a comedian for an unfortunate joke about his (gorgeous) wife’s shaved head. Anyone who is ok with that has probably never been hit by a powerful man. As we advise our kids, “use your words”
— Mia Farrow 🏳️🌈 🌻🇺🇸💙 (@MiaFarrow) March 28, 2022
A humorista Kathy Griffin foi bem direta ao falar do episódio: “Deixe-me falar uma coisa para vocês, é uma prática muito ruim subir no palco e agredir fisicamente um comediante. Agora todos nós temos que nos preocupar com quem quer ser o próximo Will Smith em casas de comédia e teatros”.
Let me tell you something, it’s a very bad practice to walk up on stage and physically assault a Comedian.
Now we all have to worry about who wants to be the next Will Smith in comedy clubs and theaters.— Kathy Griffin (@kathygriffin) March 28, 2022
“Imagina se todo mundo que se sentir ofendido levantar e dar um tapa na cara do sujeito? Não podemos ser esse tipo de exemplo. Erramos… Will Smith é grande e amado pelo mundo todo. Espero que reconheça o erro, porque não é um bom modelo a se seguir”, declarou Alexandre Nero.
https://twitter.com/alexnero/status/1508278054895992841?s=20&t=j_oBZpRn6on1MFEJpLfkHQ
A atriz Sophia Bush também condenou o ato de violência de Will, mas disse não achar bacana o fato de terem feito piada com a doença de Jada. “Agressão nunca é a resposta. Mas essa é a segunda vez que Chris faz piada sobre Jada no palco do Oscar. Atacar a doença autoimune de alguém é errado. Fazer de propósito, é cruel. Os dois precisam de um respiro”, comentou.
Violence isn’t ok. Assault is never the answer. Also? This is the 2nd time that Chris has made fun of Jada on the #Oscars stage, & tonight he went after her alopecia. Punching down at someone’s auto-immune disease is wrong. Doing so on purpose is cruel. They both need a breather.
— Sophia Bush (@SophiaBush) March 28, 2022
Liam Payne, ex-membro do One Direction, defendeu brevemente o ator. “Eu acho que o que quer que ele sentiu que tinha que fazer, ele tinha o direito de fazer. Eu preferiria ver a beleza deste caso, não a dor, mas confesso que a cena me fez pular da cadeira. Me pegou”, disse ele, em entrevista para o programa Good Morning Britain.
'I believe whatever he felt that he did, he had the right to do.'
'I had to leave my chair I'll be honest with you, it cut me really deep.'@LiamPayne reacts to the dramatic moment Will Smith hit comedian Chris Rock on stage at the Oscars for making a joke about his wife. pic.twitter.com/OGT4bA8jDi
— Good Morning Britain (@GMB) March 28, 2022
Nicki Minaj, por sua vez, mostrou que não achou bacana a forma como Chris se referiu à Jada. “Eu amo o Chris Rock. Não acho que ele teria feito essa piada se soubesse o que Jada tem compartilhado recentemente. Mas entre ele e todas as pessoas que trabalham no Oscar, vocês querem dizer que nenhum deles ouviu essa mulher falar sobre a história dela de partir o coração? Fala sério…”, comentou.
I love Chris Rock. I don’t think he would’ve made that joke had he known what Jada recently shared- but between him & the whole team @ the #Oscars you mean to tell me not ONE of y’all heard this woman just share this heartbreaking story? #ComeOnSon … (continue to next tweet)
— Nicki Minaj (@NICKIMINAJ) March 28, 2022
Jaden, filho do ator, demonstrou apoio ao pai e limitou-se a dizer: “É assim que nós fazemos”.
And That’s How We Do It
— Jaden (@jaden) March 28, 2022
Tiffany Haddish também defendeu Smith, dizendo que a cena em questão “foi a coisa mais linda que já viu”. “Quando vi um homem negro defender sua esposa, isso significou muito para mim. Como uma mulher que já esteve desprotegida e ver alguém dizer ‘mantenha o nome da minha esposa fora de sua boca, deixe minha esposa em paz’… é isso que seu marido deve fazer, certo? Proteger você”, disse ela à revista People.
“Isso significou o mundo para mim. E talvez o mundo não goste de como aconteceu, mas para mim, foi a coisa mais linda que eu já vi porque me fez acreditar que ainda existem homens por aí que amam e se preocupam com suas mulheres, suas esposas. Como uma mulher que teve um marido, gostaria que meu marido tivesse me defendido da mesma forma que Will fez por Jada. Isso é o que toda mulher quer, certo? Ela estava ferida. E ele protegeu sua esposa. E é isso que um homem deve fazer”, completou.
Entenda o caso
Chris Rock e Will Smith protagonizaram uma treta ao vivo, durante a transmissão do “Oscar 2022”. Rock surgiu no palco para apresentar o prêmio de “Melhor Documentário” e fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will. De acordo com o comediante, ela poderia integrar o elenco de uma possível continuação do longa “Até o Limite da Honra” por causa de sua cabeça raspada.
Jada ficou visivelmente incomodada com a referência. E então Will subiu no palco e deu um baita tapa em Rock. Inicialmente, o público pensou que a cena pudesse ter sido combinada, mas enquanto o ator voltava ao seu lugar, mandou um recado para Chris: “Mantenha o nome da minha mulher fora da m*rda da tua boca!”. Um climão foi instaurado automaticamente, com os demais artistas se dando conta de que a treta havia sido séria. Assista:
https://twitter.com/midiasso/status/1508276924874960896?s=21