O executivo da ABC, Rob Mills, deu mais detalhes sobre o já infame episódio de Will Smith e Chris Rock no Oscar 2022. O coordenador da transmissão da premiação falou sobre o humorista, e contou que a piada sobre Jada Pinkett-Smith estava fora do roteiro. Como se sabe, as falas em questão foram estopim para um tapão de Will no comediante.
Mills estava com a produção e a direção do Oscar no momento da confusão, e deu sua explicação sobre a atitude de Rock. “Chris Rock veio e ele estava fazendo, eu acho, um material baseado no que aconteceu naquela noite, como qualquer comediante faria”, iniciou ele. “Ele fez a piada [do ‘G.I. Jane’]. Obviamente, deu pra ver que a piada não pegou com Jada. Então, você começa a ver Will se levantar e andar”, recordou ele.
De acordo com o executivo, a “brincadeira” sobre Jada estar com a cabeça raspada foi um improviso por parte de Chris. A princípio, até eles ficaram em dúvida sobre o ataque de Will a Chris, mas logo tudo fez sentido. “Você começa a perceber que isso é real uma vez que o Chris, que certamente sabe os limites das transmissões, disse: ‘Will Smith me bateu pra c*cete’. É aí quando fica óbvio que aquilo não foi uma piada”, refletiu.
Rob mencionou que a sala de controle já está acostumada com incidentes inesperados – como quando “La La Land” foi anunciado erroneamente como grande vencedor, em 2017. “Com certeza já houve momentos imprevisíveis em que as pessoas se levantaram e fizeram coisas, então nós pensamos que esse era um desses”, afirmou.
https://twitter.com/MidiasSo/status/1508275618416312326?s=20&t=qBojIqb2zv1Nrj4SQ87uEA
O público dos Estados Unidos, no entanto, estranhou quando o áudio da transmissão da ABC foi cortado por um bom tempo durante o bafafá. Mills também explicou a decisão de “censurar” esses trechos, como ocorre com os palavrões: “Quando você está no botão, que eu não estava, mas as nossas pessoas padrões estavam, eu acho que você obviamente vai em direção a uma supercorreção do que deixar algo vazar”. Já nas transmissões internacionais, como no Brasil, foi possível ouvir o som da discussão original e tudo o que foi dito.
Sindicato se manifesta sobre treta
Com a repercussão da discussão, o sindicato estadunidense SAG-AFTRA se pronunciou sobre o caso e repudiou a atitude de Will Smith nesta segunda-feira (28). “Como o sindicato que representa os apresentadores e outros performers que trabalharam no Oscar, o SAG-AFTRA está focado em garantir que nossos membros sempre trabalhem num ambiente seguro. Violência ou abuso físico no local de trabalho nunca é apropriado e o sindicato condena tais condutas”, disse o comunicado.
O órgão ainda foi além, endossando que o episódio seja lidado de forma apropriada. “O incidente envolvendo Will Smith e Chris Rock ontem à noite no Academy Awards foi inaceitável. Nós estamos em contato com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e a ABC sobre esse incidente, e vamos trabalhar para assegurar que esse comportamento seja abordado apropriadamente. O SAG-AFTRA não comenta nenhum processo disciplinar de um membro pendente”, pontuou a nota.
Statement on the 2022 Oscars: As the union representing presenters and other performers working on the Oscars, SAG-AFTRA is focused on ensuring our members always work in a safe environment. 1/3 https://t.co/yWOhAaRvsT
— SAG-AFTRA NEWS (@sagaftranews) March 28, 2022
Violence or physical abuse in the workplace is never appropriate and the union condemns any such conduct. The incident involving Will Smith and Chris Rock at last night’s Academy Awards was unacceptable. 2/3
— SAG-AFTRA NEWS (@sagaftranews) March 28, 2022
We have been in contact with the Academy of Motion Picture Arts and Sciences and ABC about this incident, and will work to ensure this behavior is appropriately addressed. SAG-AFTRA does not comment on any pending member disciplinary process. 3/3
— SAG-AFTRA NEWS (@sagaftranews) March 28, 2022
Will Smith pede desculpas após tapão em Chris Rock
Na noite desta segunda-feira (28), Will Smith comentou diretamente a respeito do episódio. Em seu Instagram, Will assumiu que a reação agressiva foi lamentável, mas admitiu que não conseguiu se segurar quando viu a doença da sua esposa sendo usada daquela forma em rede nacional. “A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente”, começou o astro, que na sequência pediu desculpas públicas para Chris Rock.
“Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora da linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade. Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo”, compartilhou.
O artista reservou uma desculpa em especial à família de Venus e Serena Williams, cuja história serviu de inspiração para o filme “King Richard: Criando Campeãs”, e rendeu ao ator um dos Oscar mais disputados da noite. “Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família [do filme] ‘King Richard’. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento”, encerrou.