Will Smith Chris Rock

Academia sobe o tom e anuncia medidas após treta de Will Smith e Chris Rock no Oscar

A organização do Oscar prometeu tomar medidas cabíveis no caso. Um produtor da premiação também lamentou o episódio na web

Horas após uma confusão entre Will Smith e Chris Rock marcar a noite do “Oscar 2022”, a organização do evento subiu o tom contra o astro. Na tarde desta segunda-feira (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu um novo comunicado, prometendo tomar medidas cabíveis a respeito do caso.

“A Academia condena as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite”, anunciou a instituição, dando detalhes de suas próximas ações. “Nós começamos oficialmente uma revisão formal acerca do incidente, e vamos explorar outras ações e consequências mais adiante, de acordo com nossos estatutos, nossos padrões de conduta e a lei da Califórnia”, concluiu o texto.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o The Hollywood Reporter, é provável que Will possa ser suspenso da Academia. A hipótese de retirar seu Oscar de “Melhor Ator”, conquistado ontem, é considerada a opção menos plausível. Mais cedo, a Academia já havia se manifestado a respeito do assunto e dito que “não tolera violência de nenhuma forma”.

Produtor do Oscar lamenta episódio

Não há duvidas de que o grande assunto da celebração foi a treta entre Will e Chris. Um dos produtores do Oscar, Will Packer, inicialmente brincou em seu Twitter: “Bom… Eu disse que não seria entediante”. No entanto, o comentário gerou controvérsia entre seus seguidores.

Diante da situação, o produtor voltou à rede social e expressou o quanto, na realidade, estava desapontado por isso ter acontecido. “Pessoas negras têm um espírito insolente de risada quando se trata de lidar com a dor, porque tem tanto disso. Eu não sinto a necessidade de elucidar aquilo pra vocês. Mas eu também não me importo em ser transparente e dizer que esse foi um momento muito doloroso para mim. Em muitos níveis”, afirmou ele.

Continua depois da Publicidade

Organizadores queriam retirar Will Smith

Se o público e os presentes do Oscar se chocaram com o tapão de Will Smith em Chris Rock, nos bastidores não foi diferente. Nesta segunda (28), a revista People divulgou relatos de pessoas próximas à organização, que expuseram as discussões da equipe para lidar com o problema. De acordo com um insider, os organizadores da cerimônia consideraram retirar Smith do local.

A confusão também se espalhou por trás das câmeras e das cortinas. “Nos bastidores, tinha muitas pessoas, vozes diferentes e opiniões bifurcadas, dando opinião sobre o que tinha acabado de acontecer e qual era o melhor e mais rápido curso de ação. As pessoas também estavam checando se Chris Rock estava bem”, disse a fonte.

Continua depois da Publicidade

Segundo o informante, todos tiveram de correr para entender exatamente o que havia acontecido. “Basicamente, tinha só alguns minutos para primeiro descobrir se era uma cena, e daí tentar colocar as pessoas na mesma página – incluindo os produtores, a ABC, a Academia, representantes que não estavam todos no mesmo lugar ou não estavam todos olhando seus celulares em tempo real, e mesmo para ver se Chris queria prestar queixa”, afirmou.

Quando todos chegaram à conclusão de que a tensão entre Will e Chris era real, veio a discussão sobre removê-lo da premiação – vale lembrar que, minutos mais tarde, Smith voltou ao palco para receber sua estatueta. “Retirar o Will foi definitivamente discutido de modo sério. Você não pode planejar algo assim e tomar decisões em frações de segundos que precisam da adesão de todos, e que em qualquer repetição teria consequências”, declarou. Vixe!