Jimmy Kimmel não economizou na acidez em seu monólogo de abertura do “Oscar 2024“, neste domingo (10). Logo no início, no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, o apresentador tirou sarro do recente fracasso de bilheteria de “Madame Teia”.
“Foi um ótimo ano para o cinema, apesar de tudo ter paralisado“, pontuou Kimmel, referindo-se à greve dos roteiristas e atores em 2023. “As pessoas aqui presentes, de alguma forma, conseguiram criar tantos filmes excelentes e performances memoráveis. Esta noite está cheia de enorme talento e potencial incalculável – mas também teve ‘Madame Teia’…“, provocou.
Na sequência, ele alfinetou os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que não indicou Greta Gerwig na categoria de “Melhor Direção”. “Agora Barbie é um ícone feminista, graças a Greta Gerwig, que muitos acreditavam que merecia ser indicada como melhor diretora esta noite. Espere um segundo. Eu sei que vocês estão aplaudindo, mas, afinal, foram vocês que não votaram nela! Não ajam como se vocês não tivessem nada a ver com isso“, mandou.
Passado de Robert Downey Jr.
Ao falar que Robert Downey Jr., indicado a “Melhor Ator Coadjuvante” por “Oppenheimer”, estava em “um dos pontos mais altos de sua carreira“, ele fez um trocadilho com o termo “high”, em inglês, que significa “drogado”. Kimmel se referia ao antigo vício em drogas do ator, e o indicado apontou para o próprio nariz. “Isso também foi no seu nariz ou um movimento para [o uso] de droga que você fez? Olhe para ele, ele é tão bonito, tão talentoso, que ganhou todos os prêmios que ele tinha para ganhar. Isso é um discurso de aceitação no seu bolso ou você tem apenas um pênis muito retangular?“, soltou Jimmy.
Ele não parou por aí, e citou ainda o cachorro Messi, que brilhou com sua atuação em “Anatomia de uma Queda”. “Há 20 anos, Robert interpretou o vilão, e me corrija se eu entendi errado, em um filme em que Tim Allen se transforma em cachorro, certo? E se você decidir refazer esse filme, eu tenho o cara certo para interpretar Tim Allen. Isto é – onde ele está? Messi. Mesmo sendo um cachorro, pode ter dado a atuação do ano em ‘Anatomia de uma Queda’. Ele tem uma cena de overdose. Não vejo um ator francês comer vômito assim desde Gérard Depardieu“, disse o apresentador.
Relação de Bradley com a mãe
Em outro momento, Jimmy zombou de Bradley Cooper, que levou a mãe, Gloria Campano, a mais uma premiação. “Bradley, você trouxe sua mãe para a cerimônia desta noite. Olá, Sra. Cooper, como vai? A senhora está bem?“, perguntou.
Kimmel então aludiu a Sigmund Freud e o seu Complexo de Édipo, sobre os desejos hostis e amorosos que uma criança do sexo masculino pode apresentar em relação aos pais. “A questão é: quantas vezes alguém pode levar a mãe como acompanhante antes de realmente namorar sua mãe? Você está trabalhando em um filme sobre Freud agora e não contou pra gente?”, lançou.
O anfitrião também comentou sobre os filmes da temporada serem longos demais. “Houve tantos filmes excelentes que mantiveram o público cativo este ano. E eu quero dizer isso literalmente. Seus filmes foram muito longos este ano. A duração média dos dez melhores filmes foi de 2 horas e 23 minutos. Isso representa um aumento de 30 minutos em relação a três anos atrás. Quando fui ver ‘Assassinos da Lua das Flores’, minha correspondência foi enviada para o teatro. É tão longo que você poderia dirigir até Oklahoma e resolver os assassinatos sozinho“, disparou.
Antes de iniciar a entrega das estatuetas douradas, Jimmy não deixou de fazer uma piada envolvendo política, quando apontou para Emma Stone na plateia e disse que ela interpretou, em “Pobres Criaturas”, uma “mulher adulta com cérebro de criança, como a senhora que discursou no Estado da União“. Ele se referiu à senadora republicana do Alabama, Katie Britt. Veja o discurso completo: