Hugo Gloss

Ana Maria Braga demite funcionária após “Mais Você” exibir VT de macacos ao falar de caso de racismo; assista

Ana Maria Braga Macacos Mais Voce

Ana Maria Braga anunciou as providências tomadas após a exibição de um VT errado no "Mais Você'. (Fotos: Reprodução/TV Globo)

O programa “Mais Você” gerou uma grande controvérsia nesta segunda-feira (1º). Após Ana Maria Braga falar sobre o ataque racista sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, a atração levou ao ar um VT que exibia macacos selvagens. Já na tarde de hoje, a apresentadora voltou às redes sociais para anunciar a demissão da pessoa responsável por isso.

Ana comentava a situação vivida pela família dos artistas em Portugal, quando pediu que a produção reproduzisse um trecho do forte depoimento de Ewbank. Contudo, o público assistiu ao vídeo com os macacos, completamente desconexo com o assunto. A situação deixou a apresentadora nitidamente constrangida. “Entrou um VT errado aí, a gente vai corrigir. É um VT da Giovanna, que fala da situação que ela passou e com toda a indignação inclusive que a gente sabe”, disse a veterana, tentando contornar a situação ao vivo.

O vídeo, naturalmente, causou muita estranheza ao público, rendendo ainda uma série de críticas. Diante da repercussão, Ana Maria revelou que a envolvida já foi desligada do programa, considerando o erro como “imperdoável”. “Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe”, declarou a apresentadora nas redes nesta tarde.

Ainda na edição de hoje (1º), do “Mais Você”, momentos depois, foi exibida a reportagem que trazia as imagens dos macacos. A matéria tratava de Jorginho, um macaco bugio-preto nascido em cativeiro na cidade baiana de Barreiras. A espécie enfrenta risco de extinção no estado. “Essa imagem aí que entrou fora de hora no começo do programa“, explicou Braga, mais uma vez.

Web reclama da cena e sugere ato proposital

O “Mais Você” e Ana Maria foram parar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, com uma série de reclamações sobre o que ocorreu. Muitos chegaram a questionar se a situação teria sido um mero “erro” ou algo proposital, planejado por alguém da equipe. “A gente sabe que a Ana Maria não tem culpa e sabe também que erros assim acontecem, mas precisa averiguar se isso não foi feito propositalmente pelo editor. Muita coincidência estar falando de um caso de racismo e passar um VT com macacos. Tem que averiguar”, alertou Levi Kaique Ferreira no Twitter.

“Me pergunto quantas pessoas negras estão na produção dos programas de TV. Esses ‘erros’ são comuns demais, cruel ‘coincidência'”, opinou o professor de história Douglas Belchior. A repórter Lola Ferreira, do UOL, também deu seu ponto de vista: “É nítido que foi uma coisa proposital, total fora de tom. Não chamo de erro porque creio que foi planejado. E uma das grandes tragédias do racismo é essa: eles estão em todos os lugares. A pessoa ainda deve ter mandado para outros racistinhas amigos e ficaram fazendo graça”. Veja mais reações:

https://twitter.com/delucca/status/1554120285695184907?s=20&t=D4RGbCbaJBAQ0S9GxYYCIg

https://twitter.com/alexdearaujolek/status/1554100047238889472?s=20&t=D4RGbCbaJBAQ0S9GxYYCIg

Títi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, sofreram ataques racistas no último sábado (30), no restaurante Clássico Beach Club, na Costa da Caparica, em Portugal. Em entrevista ao “Fantástico” deste domingo (31), os atores detalharam como tudo aconteceu e falaram pela primeira vez sobre o caso. “O grito da minha mulher foi de dor, mas também de indignação”, declarou Bruno sobre a reação da artista, que confrontou a agressora em defesa de seus filhos.

Na entrevista, Giovanna contou que a família costuma frequentar o local e que ela somente reagiu quando ouviu a mulher proferir xingamentos como “pretos imundos” e mandando as crianças “voltarem para a África ou para o Brasil”. Além dos filhos do casal, as falas foram dirigidas para um grupo de angolanos que estava presente. Assista aos vídeos e leia as declarações do casal, clicando aqui.

Sair da versão mobile