Pedro Bial veio a público nesta terça-feira (25), para se pronunciar sobre a forma incorreta pela qual se referiu a travestis em seu programa recentemente. O apresentador do “Conversa com Bial”, da TV Globo, recebeu diversas críticas da comunidade trans e travesti. Com a repercussão, Bial postou um vídeo em seu Instagram, lamentando o erro e se colocando como um agente de mudanças para a causa.
“Olá, minha gente. Dá licença… Não é nem pela reação na internet que venho aqui hoje me penitenciar pelo mau uso, pelo uso infeliz de um artigo, da forma descuidada que eu me referi às travestis. É pela minha consciência, consciência de alguém que eu não preciso fazer um levantamento histórico, mas de alguém que tem uma história de contribuição para a causa trans. Lamento demais ter ofendido quem quer que seja, isso jamais foi minha intenção“, iniciou ele.
“Alguns poderiam até achar desproporcional a reação, a violência das manifestações na internet, mas acho que [não foi] violento não. Violenta é a vida dura, terrível das pessoas trans maltratadas. É uma tragédia que o Brasil tem que enfrentar. Então estou aqui para dizer, em primeiro lugar, que contem comigo, sempre, para o bem, para a construção, para a mudança desse estado de coisas. Um grande beijo para todos e todas“, afirmou o jornalista. Assista:
O caso aconteceu durante a entrevista de Bial com o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, televisionada no dia 20 de maio. Na conversa, os dois relembraram um episódio de 2008 em que o esportista se relacionou com três travestis. Ao abordar o assunto, Bial erroneamente usou um pronome masculino para se referir às moças. “Dez anos depois, você quer falar, me explicar o que aconteceu na história com os três travestis“, questionou o apresentador, ignorando o gênero delas. Ronaldo, inclusive, classificou o momento como “muito difícil” pra ele.
Ronaldo até hj é questionado porque fez sexo com travestis. Bial trata travestis no masculino e associa o sexo com trans como uma forma de “querer chamar a atenção”.A resposta de Ronaldo é repugnante, relacionando o desejo por um corpo trans a falta de terapia e abuso de álcool? pic.twitter.com/FzkAjwqk2y
— Duda Salabert ? (@DudaSalabert) May 23, 2021
Manifestações nas redes sociais
Rapidamente, as falas problemáticas de ambos repercutiram de forma bastante negativa na internet. Linn da Quebrada foi uma das pessoas que repudiou o comportamento. “É um absurdo, mesmo depois de ter entrevistado a mim e ter acesso a tanta informação, ainda assim, o Bial se permitir erros tão irresponsáveis e cruéis com nossos corpos. Uma transfobia que corrobora com todo processo de marginalização ligado às nossas identidades. Inadmissível“, escreveu a cantora.
eh um absurdo, mesmo depois de ter entrevistado a mim e ter acesso a tanta informação, ainda assim, o Bial se permitir erros tão irresponsáveis e crueis com nossos corpos. uma transfobia que corrobora com todo processo de marginalização ligado às nossas identidades. inadmissível. https://t.co/EgpxBS6ypL
— Linn da Quebrada (@linndaquebrada) May 23, 2021
A atriz ainda compartilhou uma reflexão importante da pedagoga e assessora parlamentar Ana Flor. “O Pedro Bial é visto como um intelectual por muitas pessoas. Estamos em 2021, e esse mesmo Pedro Bial está tratando as travestis no masculino, em seu programa de TV, numa entrevista com o Ronaldo. É cansativo ter que repetir que toda travesti deve ser tratada no feminino“, iniciou ela.
“Não consigo gostar do Ronaldo. Principalmente quando percebo que ele parece manipular, para ficar em evidência, o fato de já ter saído com algumas travestis. É terrível! Ele fala como se fosse o fim da vida dele. Pura transfobia. Chega a doer os ouvidos. Desde 2008, Ronaldo sustenta, de alguma maneira, essa narrativa transfóbica. Eu tinha 13 anos, e o Ronaldo contava essa história. Hoje estou com 24, e Ronaldo segue contando a MESMA história e contribuindo para um processo de marginalização das travestis“, apontou.
Não consigo gostar do Ronaldo.
Principalmente quando percebo que ele parece manipular, para ficar evidência, o fato de já ter saído com algumas travestis.
É terrível! Ele fala como se fosse o fim da vida dele. Pura transfobia. Chega a doer os ouvidos.
— Ana Flor (@Tdetravesti) May 23, 2021
“A imprensa brasileira ADORA reiterar essa história. É muito fácil falar das travestis nesse sentido. Replicar, de diferentes formas, esse lugar de margem. Nossa, tenho uma repulsa dessa história e do conto que ela se tornou no Brasil. Eu tenho CERTEZA que MUITAS pessoas que me seguem também cresceram sabendo dessa história do Ronaldo. Né? Que ele saiu com as travestis, e conta até hoje como se fosse o castigo eterno da vida dele. Um suco de transfobia com sobremesa de exibicionismo. Deixa as travestis em paz“, pediu Ana.
A imprensa brasileira ADORA reiterar essa história. É muito fácil falar das travestis nesse sentido. Replicar, de diferentes formas, esse lugar de margem.
Nossa, tenho uma repulsa dessa história e do conto que ela se tornou no Brasil.
— Ana Flor (@Tdetravesti) May 23, 2021
DEIXA AS TRAVESTIS EM PAZ.
É só isso.
— Ana Flor (@Tdetravesti) May 23, 2021
Veja mais reações:
Tão nojento quanto o Ronaldo se explicando pq saiu com travestis, como se tivesse cometido algum crime ou feito algo errado, é o Bial que “deu uma chance” pro Ronaldo “se explicar”. O que precisaria explicar? Sentir atração ou se envolver com mulheres trans precisa de desculpas?
— Lana de Holanda ?️⚧️?? (@lanadeholanda) May 23, 2021
Eu acho Bial uma pessoa tão inteligente, cara tão cabeça e assim…que DECEPÇÃO. A gente vê que preconceito não tem nada haver com inteligência e sim Ignorância mesmo e falta de empatia.
— DOUGL ?⃤S::.. (@affterclock) May 23, 2021
aí o Pedro Bial chamou as travestis no masculino vamos fazer vídeos educativos pra ensinar
O ARROMBADO ENTREVISTOU A LINN DA QUEBRADA ELE ⚠️SABE⚠️ QUE TRAVESTI É NO FEMININO ELE NÃO FALOU CERTO PQ ELE NAO QUIS tem que ensinar é na base da paulada porra
— caio (@caiozbll) May 24, 2021
Críticas, cobranças, provocações e contraditórios são a base da democracia e do diálogo. Talvez o Bial esteja muito acostumado a proteção do “dono do microfone”, mas aos poucos vai entendendo que o jogo é outro e pode ser belo. Bela atitude @PBiaL ???https://t.co/cC0dm44FFN
— Putz… lá vem ele jocoso e irreverente (@rodcebrian) May 26, 2021
Pedro Bial está envelhecendo muito mal. Seus posicionamentos tem sido catastróficos.
— ?мσттa (@motaisac) May 26, 2021