BBB23: Gabriel faz comparação com cabelo de Bruno e deixa brothers surpresos: “Isso é pesado”; equipe se manifesta

As falas geraram indignação e constrangimento dentro e fora do “BBB 23”

A terceira semana do “BBB 23” já começou dando o que falar. Na tarde desta segunda-feira (30), Gabriel Fop fez um comentário a respeito do cabelo de Bruno Nogueira. O modelo riu e o comparou ao gramado sintético da casa. Nas redes sociais, o vídeo viralizou e as falas foram apontadas como racistas por parte do público.

O caso se desdobrou na academia da sede, quando Gabriel começou a passar a mão no cabelo do colega. “C*ralho! Passa a mão no cabelo do Bruno”, disse o tiktoker para Larissa. Aparentemente constrangido, Bruno respondeu imediatamente e falou: “É o gel, menino. Fica assim…”. Então, o jovem fez a comparação. “Parece o carpete da grama ali”, continuou Gabriel, que apontou para a área externa do reality e caiu na risada. Assista:

Gabriel chegou a tentar gravar Bruno para postar no “Feed BBB”. “Vou fazer um bagulho. Fica aí, senta aí”, pediu ele, pegando o celular da casa em mãos. “Não, de jeito nenhum”, negou o alagoano.

Continua depois da Publicidade

Pouco depois, no Quarto Deserto, Larissa mostrou seu espanto com a cena a outros brothers. “O Gabriel falou um negócio pro Gaga que eu fiquei… Ele falou assim, ‘Ah, teu cabelo’, mexendo no cabelo do Gaga, ‘é duro que nem esse carpete aí da rua'”, relatou ela. Amanda Meirelles também se surpreendeu: “Ah, não. Isso é pesado”. A professora de educação física ainda contou que sentiu o incômodo de Bruno. “Ele ficou sem graça, sabe? Eu nem falei nada e saí”, concluiu Lari.

Equipe de Bruno se manifesta e falas causam indignação

Com a repercussão do trecho, a equipe de Bruno se manifestou sobre o assunto e considerou racistas as falas proferidas por Gabriel. “Bruno foi alvo de mais uma fala preconceituosa. Dessa vez, Gabriel Fop proferiu comentários racistas sobre o cabelo da nossa estrela comparando seu crespo a carpete. Comentários como esses são feitos diariamente contra pessoas negras, e muitas vezes normalizados. Nós, da assessoria do Bruno, repudiamos veementemente qualquer tipo de comentário racista”, declarou a equipe do participante no Twitter.

Nas redes sociais, foram várias as críticas a respeito da situação. “Gabriel Fop ridicularizou Bruno Gaga. Chamou seu cabelo de duro, comparou com carpete e ainda tentou filmar. Uma das faces mais cruéis do racismo. Nossos traços não são piadas”, escreveu Rozana Barroso. “Quem diria que, além de machista, ele seria racista também, né. Realmente uma grande surpresa”, pontuou Murilo Araújo, referindo-se a outras questões polêmicas protagonizadas por Fop.

Continua depois da Publicidade

Um outro perfil no Twitter comparou as diferenças de tratamento oferecidas pelo público. “Karol Conká errou, errou muito e feio. Mesmo refletindo, internalizando, e se transformando, continua sendo atacada/agredida. Se o Brasil não fosse tão machista-racista, Flop estaria sendo processado pela mesma máquina simbólica, porém, vemos um exército de defensores”, disse a conta, que ainda recordou quando uma participante do “Big Brother” britânico foi expulsa por proferir uma injúria racial. “Emily foi expulsa do programa no meio da madrugada no BBUK8 por usar a palavra N****r para Charlie Uchea. Racismo não é entretenimento, de maneira alguma”.

O jornalista Muka também criticou o episódio. “Numa boa: acho um desserviço esse rapaz seguir no jogo e continuar dando brecha pra que, aqui fora, tantos comportamentos inaceitáveis sejam naturalizados. Não devia nem ter entrado”, opinou Murilo Ribeiro. “Esse Gabriel entrou na casa determinado a ferir todos os direitos humanos, só pode”, escreveu Preta no Twitter. Veja mais reações:

Continua depois da Publicidade

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques