BBB23: Giovanna, da Casa de Vidro, é acusada de racismo após tuítes antigos serem descobertos

Mensagens foram escritas em 2016

Giovanna Leão

Horas depois de ser anunciada na Casa de Vidro do BBB 23, Giovanna Leão teve tuítes antigos resgatados por internautas. Nas mensagens, publicadas em 2016, a jovem de 25 anos usa repetidamente termos ofensivos para se referir a outros usuários.

Oi, macaco“, escreveu a ruiva em uma das postagens. Em outra, lia-se: “Nego tá pistola, sabe zoar, não. ‘Mimimi’, macaca, ‘mimimi’, vou hackear, não f*de“. Até o momento, as duas publicações continuam no ar. Veja: 

Giovanna Tweets
Giovanna é acusada de racismo por tuítes (Foto: Reprodução / Twitter)

Depois que os tuítes vieram à tona, internautas encontraram outras mensagens em que a vidraceira, supostamente, justificaria o uso do termo, anos mais tarde. Jogadora de ‘League of Legends’, Leão explicou que o próprio game bane o uso da palavra. Ainda assim, ela pontuou que a considera um insulto à “capacidade intelectual” – e não uma ofensa racial.

O próprio jogo bane como racismo. Eu, Giovanna, não tenho o que falar a respeito, pois se alguém me chamasse de macaco, eu consideraria uma ofensa quanto ao meu intelecto. Mas tu sabe que, no geral, utilizam pejorativamente de maneira racista“, refletiu.

Continua depois da Publicidade

O termo ‘macaco’ é usado de maneira ofensiva e principalmente racista, tanto que se tu testar chamar alguém assim no chat in game, tu toma ban por racismo (dentro dos termos do jogo)“, comentou.

Giovanna 1
Tuítes antigos de Giovanna começaram a vir à tona nesta terça (10). (Foto: Reprodução / Twitter)
Giovanna 2
Tuítes antigos de Giovanna começaram a vir à tona nesta terça (10). (Foto: Reprodução / Twitter)

Em outro momento, ela assume já ter sido ‘rager’ (pessoa que xinga seus oponentes nos jogos), mas afirma que melhorou muito quando “teve mais empatia” e se colocou no lugar do outro. Até o momento, ninguém da equipe da ruiva se pronunciou sobre o caso.

Giovanna 3
Tuítes antigos de Giovanna começaram a vir à tona nesta terça (10). (Foto: Reprodução / Twitter)

As mensagens, obviamente, não repercutiram bem nas redes. Pouco depois do bafafá, fãs do programa se dirigiram até a Casa de Vidro, em um shopping na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para mostrar os tuítes aos outros participantes. Na hora, eles ainda gesticularam um “não” para Manoel e Paula, indicando que ambos deveriam se afastar de Giovanna. A dupla pareceu chocada com o que havia lido. Espia:

https://twitter.com/exaustu/status/1612837790194057219

Giovanna se revolta e tenta explicar

Momentos depois foi a vez da própria Giovanna tomar conhecimento da história que vinha rolando. A gamer se estressou e tentou explicar. “Eu não chamei ninguém de p*rra nenhuma, me chamaram!“, começou a jovem. “Eu tava jogando League of Legends, aí o cara falou que ia me estuprar, me matar e falou que eu era uma macaca. Literalmente. Aí eu falei: ‘p*rra, mimimi, macaca, não f*de’, porque isso tá me ofendendo. Só que tiraram do contexto e falaram que eu ofendi alguém“, alegou. Confira:

https://twitter.com/exaustu/status/1612839592205471744

Durante o almoço, a empresária voltou a falar do assunto. “Eu escrevi ‘macaca’ porque me chamaram disso. Tiraram do contexto e tão falando um monte de m*rda. Eu não ligo pra cancelamento, ainda mais de uma coisa fora do contexto… Mas eu gostaria de deixar bem claro que eu não gosto de me esconder. Enfim, é só isso que eu gostaria de falar para vocês“, pontuou.

Falaram: ‘Ai, Giovanna, é que você postou não sei o que’. Eu falei: ‘mano, nada do que eu falei é errado, ainda mais isso que é fora do contexto’. Aí falaram que eu sou do lado de… Não vou falar de quem. Eu falei, ‘mano, é só ver tudo que eu posto. Eu não preciso nem falar qual o meu lado porque isso é óbvio’“, continuou. Veja:

Equipe se pronuncia

Através do Twitter, a equipe de Giovanna se manifestou. “Giovanna não é perfeita e está longe de ser. Mas ela definitivamente não é mais a Giovanna de anos atrás. Nos últimos anos, principalmente por causa da internet, as pautas de minorias ganharam grande visibilidade e espaço, o que permitiu com que muita gente, incluindo ela, evoluísse nesse sentido e aprendesse com os erros“, ponderou o texto.

Os administradores ainda tocaram até em boatos de que Giovanna teria votado em Jair Bolsonaro. “Por fim, não, a Gi não vota e nunca votou no ex-presidente e em nenhum dos seus. A noção e a consciência de classe seguem intactas aqui. E se vocês estiverem dispostos a conhecer a Giovanna de agora, acreditem, será o sonho da vida dela poder se mostrar“, concluiu.

Web comenta caso

A Giovanna já cancelada antes mesmo de a votação começar“, opinou o jornalista Paulo Henrique Lima. “Bizarro como o povo entra no BBB e sequer dá um pente fino nas redes sociais pra pelo menos não ficar explícito com um minuto de vida pública que você é um lixo“, pontuou outro internauta. Confira outras reações: 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques