BBB24: Web aponta falta de acessibilidade em primeira prova do líder: “Vinícius foi prejudicado”

Público criticou a produção do reality e apontou capacitismo com o jogador

A primeira Prova do Líder do “Big Brother Brasil 2024” já deu o que falar! No episódio de estreia, nesta segunda-feira (8), a Globo foi criticada por não promover a acessibilidade necessária para que Vinicius Rodrigues disputasse a dinâmica com equidade. Nas redes sociais, o público e alguns influenciadores comentaram o caso.

O atleta paralímpico foi o primeiro a se posicionar no cenário da prova, ao lado de Beatriz. Ele teve dificuldade em sair da piscina de bolinhas, e precisou tirar sua prótese ainda no início do circuito, antes de mergulhar em uma piscina de gosma verde. Assista:

Pouco tempo depois, a produção do “BBB 24” questionou se o atleta gostaria de trocar sua prótese. “Você combinou com a produção que viria para as provas com uma perna que pode molhar. Se não for essa, podemos fazer a troca”, ofereceram. Rodrigues concordou, e, minutos depois, um Dummy entregou o aparato adequado.

Não demorou para que os telespectadores se posicionassem diante do caso. O influenciador e ativista da causa das Pessoas com Deficiência (PcD), Ivan Baron, mandou um recado para a emissora. “Não adianta botar um participante atleta paralímpico e não fornecer a acessibilidade necessária para que a competição tenha equidade. É óbvio que ele vai se prejudicar nessa prova”, apontou.

Em outro post, ele reforçou: “Eu avisei! Na 1ª prova do líder não pensaram em acessibilidade e o Vinicius já foi prejudicado. Não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter equidade na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo”.

Confira:

A também atleta paralímpica, Verônica Hipólito, foi outra personalidade que analisou a participação de Vinicius. “Vini tem medo de altura, e ele parece estar nervoso. O Vini é divertido e não abaixa a cabeça para desafio. E a prótese dele não soltou, ele a tirou mesmo, para não pegar a gosma. Ele poderia perder o joelho e a perna (as 2 próteses) por conta disso. Continua firme, Vini”, pediu.

Continua depois da Publicidade

Verônica aproveitou para rebater alguns comentários que viu na internet de pessoas com “pena” do participante. “Pessoal, espera, vamos ser sinceros? Se vocês estão sentindo dó e pena do Vini por ele ter entrado na prova, está errado, isso é capacitismo. O Vini odeia isso. Se o Merenda [Maycon Cosmer] tivesse chamado qualquer outro, vocês estariam com raiva assim? O Vini fez o que todos fizeram: se jogou na prova”, afirmou.

“A prova foi igual para todos? Não. Mas ele (ou nós) esperávamos isso? Não. Essa é a nossa vida. Mas o Vini tem capacidade para fazer o que quiser. Ele é recordista mundial. Acham mesmo que iria abaixar a cabeça para isso?”, encerrou Hipólito. Veja:

Continua depois da Publicidade

O influenciador Fernando Campos também lamentou a falta de acessibilidade. “Não adianta dar oportunidade a uma pessoa com deficiência sem pensar nos desafios que ela vai ter nas provas. Acessibilidade e inclusão são dois conceitos intimamente ligados: sem um, o outro não acontece”, afirmou. “Que nas demais provas a produção traga soluções para que todos possam competir com equidade”, acrescentou.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques