‘Euphoria’: Cena com ‘vários pênis’ e desconforto de personagem de Jacob Elordi gera críticas e memes nas redes

“Euphoria” acabou de estrear, mas já está dando o que falar. Após o Conselho de Pais da TV norte-americana pedir que a série da HBO fosse tirada do ar por considerar que seu conteúdo seria uma má influência para os jovens, uma cena do segundo episódio, exibido nesse domingo (23), também gerou polêmica.

Na sequência em questão, o personagem de Jacob Elordi, Nate Jacobs, está caminhando pelo vestiário masculino enquanto Rue Bennett (Zendaya) fala sobre como seu passado e a relação com o pai moldaram sua perspectiva em relações pessoais. Um dos maiores questionamentos de Nate é a facilidade com que seus colegas de time ficam pelados em frente uns dos outros.

Com o objetivo de ser bem gráfico e ilustrar o desconforto do personagem, o episódio mostra não só as bundas, como também os pênis dos homens no vestiário, com a câmera focada neles em alguns momentos, inclusive. De acordo com o Refinery29, mais de 30 atores pelados gravaram esse momento.

A cena deixou grande parte da audiência chocada e algumas pessoas resolveram criticar a exibição pelas redes sociais. “O episódio foi ótimo, mas, de novo, a nudez simplesmente não é necessária. Tipo, eles poderiam ter passado o episódio sem a cena dos vestiários e isso não afetaria o enredo em nada”, escreveu uma internauta.

https://twitter.com/lizmjrights/status/1143025091078287360

“Precisamente como eu temia, foi apenas uma cena de vestiário com vários pintos moles. No entanto, foi bom o humor da cena para criticar a masculinidade frágil do antagonista da série que não aguenta ver o pau dos colegas”, tuitou outro telespectador.

Por outro lado, algumas pessoas se identificaram com a situação. “O último episódio de euphoria me trouxe a memória terrível de ser uma lésbica adolescente no armário e ter que tomar banho no vestiário da escola com outras 20 meninas olhando sempre pro chão pra nenhuma delas pensar que eu tava olhando ou afim delas”, comentou uma menina.

E, como bons zoeiros que são, os brasileiros também transformaram a cena em meme. “O pessoal dos Estados Unidos fez petição pra cancelarem euphoria porque apareceu o pinto do cara desfocado no primeiro episodio, pois nesse vai ter chuva de rola uns 2 minutos seguidos”, brincou um garoto no Twitter. “Socorro a cornucópia de pinto mole”, escreveu outro.

Brian Walsh, o executivo da Foxtel, uma das produtoras da série, já havia rebatido críticas parecidas antes. “Essa série não é para todo mundo. Não é para o seu filho de 14 anos. A classificação é um aviso para os usuários do streaming e há uma boa razão para a série estar na faixa noturna. A série nem sempre é fácil de assistir e não há dúvidas que ultrapassa limites, mas é provocativa, autêntica e inesquecível”, disse Walsh.

Zendaya também já tinha falado sobre o objetivo da série produzida por Drake. “É um retrato bruto e honesto de dependência, ansiedade e as dificuldades de navegar na vida hoje. Há cenas que são gráficas, difíceis de assistir e que podem ser um gatilho para algumas pessoas. Por favor, observe apenas se você acha que pode lidar com isso. Faça o que é melhor para você. Eu ainda vou amar você e sentir seu apoio”, escreveu pelas redes sociais.