Voltaire Porto foi encontrado morto em sua casa em Porto Alegre (RS), na noite desta terça-feira (13). O jornalista ficou famoso no sul do país graças à sua atuação na Record TV Rio Grande do Sul, filial em que chegou a apresentar o “Cidade Alerta” por seis anos. Ele foi desligado da emissora em março deste ano. Desde então, Porto atuava na Rádio Guaíba – também do grupo Record.
A notícia de sua morte, inclusive, foi dada durante o programa “Contraponto”, apresentado por Fabiano Brasil, da mesma empresa. Na ocasião, o radialista chegou a ler uma nota de pesar das companhias, que depois foi postada nas redes sociais.
“Rádio Guaíba, Correio do Povo e Record TV lamentam profundamente a morte do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrida nesta terça-feira. Voltaire comandava o programa ‘Bom Dia’, um dos mais tradicionais da grade da emissora, entre segunda e sexta-feira, das 5h30min às 7h. Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor“, diz o comunicado.
“Uma noite triste para gente aqui na Rádio Guaíba, que lamenta profundamente a morte do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrida nesta terça. Uma dor terrível aqui na nossa redação. Conheço o Voltaire Porto há muitos anos, desde o início da minha carreira. (…) Um querido amigo. Realmente, a gente lamenta demais a passagem do querido amigo, jornalista, Voltaire Porto“, emendou Fabiano após a leitura do texto. Veja:
As circunstâncias do falecimento e detalhes sobre atos fúnebres, no entanto, não foram divulgados. De acordo com o SBT, a polícia do estado trabalha com a hipótese de suicídio. Com 47 anos e mais de 20 anos de carreira, Porto estava na afiliada gaúcha da Record há mais de quinze anos. Além do “Cidade Alerta”, o profissional comandou por dez anos o “Balanço Geral” dos sábados.
Voltaire deixa Kamila Machado, com quem era casado desde 2008. Os dois são pais de Lavínia, de cinco anos, Valentim, de três, e Ícaro, de dois anos.