“Friends”: Criação da música icônica “Smelly Cat” deixou produtor em “pânico” nos bastidores da série; saiba como foi feito o grande sucesso de Phoebe Buffay!

Um dos grandes clássicos de “Friends” é a música “Smelly Cat”, certo? Se você é fã de carteirinha da série, ou mesmo se apenas assiste ocasionalmente para dar boas risadas, vai gostar de saber de onde veio esse hit memorável de Phoebe Buffay! Nesta segunda-feira (19), a Vulture divulgou um trechinho de “Generation Friends” – livro que celebra os 25 anos da produção –, que explica como a canção foi composta “ao acaso”.

A obra de Saul Austerlitz revela como o processo de escrita era espontâneo, contando com a participação de muitas pessoas, sendo “intensamente colaborativo”. Foi então que, durante a produção do episódio “Aquele com o bebê no ônibus”, da segunda temporada, veio a ideia: “[Adam] Chase sugeriu que Phoebe cantasse uma música chamada ‘Smelly Cat'”.

Um dos maiores clássicos de Phoebe Buffay era sua canção “Smelly Cat”. E a gente amavaaa! (Foto: Reprodução/NBC)

Depois do pontapé inicial do produtor, todos começaram a naturalmente criar os trechos da icônica letra: “David Crane [diretor] começou a cantar o título, e Jeff Astrof entrou na conversa com o verso ‘What are they feeding you?’. Mais alguém contribuiu com o ‘It’s not your fault'”. Voilá, um sucesso construído! “E os pilares de ‘Smelly Cat’, que seria a canção da Phoebe mais lembrada afetuosamente, foram rapidamente reunidos”, continuou.

Apesar de Lisa Kudrow ter sido “tão divertida como sempre”, Chase passou a ficar incomodado pela canção não ter sido cantada conforme esperado nas filmagens – dando ênfase ao “cat”, ao invés do “smelly”. “Chase estava insistente de que enfatizar ‘smelly’ seria muito mais divertido e puxou Crane de lado para dividir suas preocupações”, escreveu o livro. Mas, na ocasião, o diretor não ficou muito contente com a interrupção, não…

“Você realmente quer que eu saia entre os takes de filmagem, na frente de uma plateia no estúdio, e dê essa lembrete a ela?”, questionou o showrunner. No entanto, apesar de ter “entrado em pânico”, o produtor seguiu em frente com sua ideia. E então, dito e feito, Crane fez a sugestão para a intérprete de Phoebe. Esse foi o toque final da fórmula de sucesso.

Phoebe Buffay e Joe (Foto: Reprodução/NBC)

Logo após a alteração, todos se deram conta… era isso! “A cena foi, por concordância coletiva, mais divertida depois que Kudrow enfatizou ‘smelly’ ao invés de ‘cat'”, concluiu o relato. E o resto é história, né, gente? Não dá para negar… em todas suas versões, “Smelly Cat” é mais do que a história do gato fedido… é o clássico das sitcoms da TV! Kkkk

Por fim, a canção veio parar até no mundo real! Durante sua turnê “The 1989 World Tour”, em 2017, Taylor Swift convidou Lisa Kudrow para o palco de seu show. Juntas, elas cantaram a música ao vivo para milhares de fãs no Staples Center… e, é claro, não tem como não amar! Kkkk

Relembre a canção hilária aqui:

Confira a apresentação com Taylor Swift aqui: