Mais uma polêmica na vida de James Corden… Na manhã desta terça-feira (01), o apresentador do “The Late Late Show” foi acusado de plágio. Uma conta no Twitter compartilhou um vídeo em que é possível observar Corden, durante o seu talk show, utilizando da mesma piada feita por Ricky Gervais, outro comediante britânico, em 2018. Nas redes sociais, o próprio Gervais também alfinetou James.
A piada foi contada por James Corden no programa desta segunda-feira (31), e fazia referência à fala de Elon Musk sobre transformar o Twitter em uma “praça digital”. “Você vê o Elon Musk falar sobre o Twitter, dizendo que quer que a [plataforma] seja a ‘praça da cidade’, mas não é! Porque se alguém colocar um cartaz que diz ‘aulas de violão disponíveis’ em uma praça, você não terá pessoas na cidade dizendo ‘eu não quero tocar violão!’. Essa mensagem não foi pra você! Foi para outra pessoa. Você não tem que ficar bravo com tudo!”, disse o apresentador, cutucando a postura de tuiteiros, que costumam reclamar dos mais diversos assuntos na rede.
Acontece que Ricky Gervais já havia dito algo parecido há 4 anos no show de stand-up “Humanidade”, disponível na Netflix. Em um dos blocos da produção, Gervais também cita o “cartaz na praça da cidade”, usando, inclusive, uma entonação semelhante à de Corden. Pelo Twitter, Ricky comentou sobre o vídeo em que o internauta compara os dois apresentadores mas, logo depois, apagou: “A parte sobre o anúncio na praça da cidade para aulas de violão é brilhante”. Eita! Confrontado sobre o motivo de ter apagado o tuíte, ele respondeu: “Comecei a sentir pena dele”.
Assista e compare:
Plagiarism? I don’t know what people are talking about, these two jokes by @JKCorden and @rickygervais are barely similar pic.twitter.com/9kYOHiOiLj
— Paul Anthony (@PaulFI9) November 1, 2022
Um dos seguidores do comediante o questionou se o apresentador do “The Late Late Show” havia pedido permissão para usar a piada, ao que Ricky retrucou: “Não. Eu acho que algum dos redatores apareceu com a piada para ele. Eu duvido que, conscientemente, ele apenas copiasse uma famosa frase de stand-up, palavra por palavra como essa”.
Entretanto, a “defesa” de Ricky Gervais não foi suficiente para os seus admiradores. Alguns acusaram Corden de tirar a piada do contexto. “A piada não funciona com o assunto. Estou perplexo”, disse um seguidor de Ricky. Outro afirmou que o discurso da Gervais foi “generoso”, já que Corden usou até dos mesmos gestos do comediante: “Ele também acidentalmente conseguiu ‘ver’ o aviso para aulas de violão em seu lado direito imaginário, usou o mesmo gesto de mão… tudo exatamente igual”.
Diante da polêmica, James se pronunciou sobre o assunto, tecendo elogios ao veterano. “Inadvertidamente, contei uma piada brilhante de Ricky Gervais no programa ontem à noite, obviamente sem saber que veio dele. É brilhante, porque é uma piada de Ricky Gervais. Você pode assistir a todos os excelentes especiais de Ricky na Netflix“, escreveu o britânico no Twitter.
Inadvertently told a brilliant Ricky Gervais joke on the show last night, obviously not knowing it came from him. It’s brilliant, because it’s a Ricky Gervais joke. You can watch all Ricky’s excellent specials on Netflix. J x
— The Late Late Show with James Corden (@latelateshow) November 1, 2022
Recentemente, James Corden também se envolveu em outra controvérsia com o dono do restaurante Balthazar, Keith McNally. O apresentador pediu desculpas publicamente ao chef, depois de ter sido acusado de maltratar funcionários do estabelecimento. Apesar do momento aparentemente sincero, McNally não o perdoou e, nesta segunda-feira (31), fez uma nova postagem atacando o comediante.