Nesta quarta-feira (8), o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) exigiu que a Netflix retire do ar o especial de Natal do humorístico Porta dos Fundos, intitulado “A Primeira Tentação de Cristo”.
A decisão foi anunciada pelo desembargador Benedicto Abicair, da Sexta Câmara Cível do TJ-RJ, a pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, que é uma entidade conservadora católica. O programa produzido pelos humoristas tem sido alvo de duras críticas desde dezembro, quando foi lançado na plataforma de streaming.
Na história criada por eles, Jesus Cristo foi retratado como um homem gay e José, Maria e Deus teriam vivido um triângulo amoroso. Agora, Abicair alega que a medida foi necessária para “acalmar os ânimos” da população. “A retirada do programa é mais adequada e benéfica, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do agravo”, escreveu na decisão.
Vale lembrar que, na véspera de Natal, a sede do Porta dos Fundos, no Humaitá, zona sul do Rio, sofreu um ataque com coquetéis molotov de um grupo neofascista. O principal suspeito do crime, Eduardo Fauzi Richard Cerquise, segue foragido desde o dia 31 de dezembro. A Interpol o incluiu na lista vermelha de procurados a pedido da Polícia Federal.
Segundo o desembargador, o Ministério Público do Rio está de acordo com a sua decisão em razão do que definiu como “abuso do direito de liberdade de expressão através do deboche e do escárnio com a fé cristã”. Procurados pelo Uol, o Porta dos Fundos e a Netflix não se pronunciaram ainda sobre a decisão.
Nas redes sociais, a notícia caiu como uma bomba e foi encarada como uma “censura” ao trabalho humorístico. “É o primeiro caso de censura que atinge um projeto gigantesco. Isso vai repercutir no mundo inteiro. A liberdade da cultura no Brasil acabou. O precedente que isso abre é imenso. A esperança é um desembargador revogar ou o STF anular essa decisão estúpida”, escreveu o youtuber Felipe Neto.
https://twitter.com/felipeneto/status/1215014106048147456?s=21
O cristianismo de algumas pessoas é muito frágil! Imagina se essa galera descobre que existe os Simpsons, The family guy e South Park! #censura #censuranunca #portadosfundos
— Juliete sem 1🌽 (@JulieteGomes_) January 8, 2020
https://twitter.com/brunoOjovem/status/1215030085285228544
Sempre fico chocado com a empáfia de alguns. Como alguém pode acreditar que é da alçada dela decidir o que eu posso ou não assistir? Se tinha quem ainda duvidasse do retorno da censura, a notícia da retirada do especial de Natal do Porta dos Fundos da Netflix encerra a questão.
— Rodrigo de Oliveira | apoia.se/almanaque21 (@RodrigoMcFly) January 8, 2020
O juiz que censurou o Porta dos Fundos escreveu isso em 2018 para justificar o salário exorbitante da categoria. Mas a atitude dele hoje tá aí provando que o concurso público deixa passar muita gente incapaz pic.twitter.com/OoKdXmvn2X
— gugpizzo.bsky.social (@gugpizzo) January 8, 2020
https://twitter.com/morbachgilberto/status/1215017402162974720
https://twitter.com/cageramoss/status/1215031039724281857
Mesmo as pessoas que não concordam com o trabalho feito pelo Porta dos Fundos no especial de Natal viram com maus olhos a decisão judicial. “Como Cristão Reformado, não apoio e não gosto do Especial de Natal do @portadosfundos. Defendo a liberdade e é inaceitável o Estado determinar o que as pessoas podem e não podem ver. Censura não!”, escreveu um rapaz.
https://twitter.com/moyakewin/status/1215030217640730625
https://twitter.com/paIadino/status/1215030087260790785
Sobre o Porta dos fundos! Não assisti pq sabia q era uma idiotice com o único objetivo de atingir e afrontar os cristãos de direita, isso tava óbvio! Mas determinar a retirada do ar agora, sendo q meio mundo já assistiu, acho uma perda de tempo! Deixa a bosta lá, vê quem quer!
— Li na Imprensa 🤮 🇧🇷 (@Alemirra_) January 8, 2020
Apesar de haver base legal,sou contra essa retirada.
O programa é muito sem graça …ele se limita por atentado à. Inteligência e ao bom/talentoso humor.
Se deixasse no ar…indo pro esquecimento.— Llyce (@Llyce1) January 8, 2020