Na manhã desta quinta-feira (2), o Brasil perdeu um de seus maiores ícones: a jornalista Glória Maria. Amiga e colega de longa data da comunicadora, a apresentadora Leilane Neubarth não conseguiu conter a emoção ao noticiar a morte de Glória no “Conexão GloboNews“.
Logo no início do matinal, Neubarth ficou responsável por reportar o falecimento da amiga. Visivelmente abalada, a apresentadora caiu no choro ao narrar a retrospectiva da carreira lendária da jornalista, que entrevistou grandes ícones como Michael Jackson e Madonna, além de comandar reportagens que marcaram a TV brasileira.
“Eu queria muito começar essa edição do Conexão GloboNews dando um ‘bom dia’ para vocês. Mas, excepcionalmente hoje, será bem difícil. É com uma enorme tristeza que eu anuncio aqui a morte da nossa colega querida, minha amiga, a jornalista Glória Maria”, disse ela, muito emocionada.
Após detalhar o longo tratamento contra o câncer que Maria enfrentou, Leilane então homenageou a amiga com um discurso comovente. “A Glória é a história do jornalismo brasileiro. Ela sempre teve muita coragem, muita determinação, um talento especial para se comunicar. Ela criou um estilo só dela, absolutamente próprio de fazer reportagens. Foram cinco décadas de sucesso na televisão”, elogiou.
“Glorinha chegou na Globo ainda muito jovem. Ela foi uma pioneira nessa nossa profissão, no jornalismo de televisão. Negra, mulher, ela inaugurou uma maneira absolutamente única de se comunicar, reforçando a participação do repórter nas entrevistas, nas imagens. Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo numa transmissão em cores. Glória cobriu tragédias, guerras, aventuras, viveu muitas dessas aventuras, ela fazia questão de estar nas reportagens, de viver tudo o que ela apresentava”, relembrou Leilane.
A apresentadora então enviou um recado às filhas da amiga. ” (…) Ela nunca abandonou o trabalho de rua, a reportagem. Ela mostrava o Brasil e o mundo para milhões de telespectadores e esteve nos lugares mais exóticos, perigosos, mais lindos. (…) A Glória deixa duas filhas, a Maria e a Laura. Meu beijo grande pras duas, um abraço apertado nelas”, concluiu.
Na sequência, Neubarth pediu desculpas às colegas de telejornal, Paula Araújo e Camila Bonfim, pela emoção. “Eu peço desculpas aqui, porque está muito difícil pra mim, a Glória sempre foi, além de muito amiga, a nossa inspiração, o nosso farol aqui dentro. É a pessoa que sempre estava cheia de ânimo em todas as matérias (…) Conviver com a Glória, era aprender com ela todos os dias”, discursou a apresentadora. Confira a íntegra:
O #ConexãoGloboNews desta quinta-feira (2) começa com a emocionada homenagem de @LeilaneNeubarth à Gloria Maria, jornalista que morreu na manhã desta quinta.
➡ Assista na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/Sbq6ivMPVt
— GloboNews (@GloboNews) February 2, 2023
Homenagem nas redes sociais
Após o fim do noticiário, Neubarth foi às redes sociais para desabafar. No Twitter, a apresentadora compartilhou sua homenagem à Glória e escreveu: “Nunca foi tão difícil fazer um jornal ao vivo”.
Nunca foi tão difícil fazer um jornal ao vivo 💔😭 https://t.co/BeiwBmjd3s
— Leilane Neubarth (@LeilaneNeubarth) February 2, 2023
Ela também publicou uma foto das duas e se despediu da amiga. “Seu sorriso, sua energia, nossas risadas pra sempre comigo, Glorinha ! Tá difícil acreditar… foi difícil, muito difícil noticiar…. Nunca foi tão difícil começar um jornal como hoje com a notícia da sua partida. Como a gente dizia sempre uma pra outra: TE AMO”, finalizou.
Seu sorriso, sua energia, nossas risadas pra sempre comigo Glorinha ! Tá difícil acreditar… foi difícil, muito difícil noticiar….
Nunca foi tão difícil começar um jornal como hoje com a notícia da sua partida.
Como a gente dizia sempre uma pra outra : TE AMO ❤️ pic.twitter.com/SQc29E2iUW— Leilane Neubarth (@LeilaneNeubarth) February 2, 2023
Histórico de doença
Em novembro de 2019, Glória foi diagnosticada com um tumor no cérebro e precisou passar por uma cirurgia de risco, em que tinha apenas 30% de chances de sobreviver. Felizmente, o tumor foi removido e ela recebeu alta alguns dias depois. A doença foi descoberta depois que a jornalista teve um mal súbito e realizou uma ressonância magnética.
A partir daí, Glória passou por uma série de tratamentos bem sucedidos, para as metástases no cérebro. Em dezembro do ano passado, a TV Globo informou, em nota, que Glória Maria estava tratando novamente a doença e que, por isso, foi afastada da programação.
O legado da jornalista, que inspirou tantos comunicadores no nosso país, continua vivo por suas duas filhas, Maria e Laura, e também no coração de todos os brasileiros que a admiram. Ficam aqui os nossos sentimentos, apoio e amor aos familiares e amigos de Glória Maria neste momento tão difícil.