Foi o fim de uma era… Nesta terça-feira (20), Lúcio Mauro Filho revelou como surgiu a decisão de encerrar o programa “A Grande Família”, da TV Globo. Em participação no podcast “Podpah”, o ator de 48 anos afirmou que ele foi a primeira pessoa do elenco a tocar no assunto e cogitar o fim da atração. Na época, ele teve o apoio da atriz Marieta Severo nesse processo.
O seriado fez história e chegou ao fim após 14 temporadas no ar. Segundo o humorista, ele já estava cansado de viver o mesmo personagem, Tuco, há tantos anos, e disse que queria experimentar coisas novas. Mauro descreveu como foi o primeiro a mencionar a possibilidade de finalizar “A Grande Família” durante uma reunião com todos da equipe – momento que causou certo desconforto.
“Ninguém falava em terminar… Quando deu dez anos de programa, eu fiquei agoniado. Eu tinha entrado com 25 anos, estava fazendo 40, fazendo o mesmo personagem, eu estava querendo fazer coisas novas, ainda tinha muita lenha para queimar”, justificou o comediante.
“Fazíamos sempre uma reunião anual, no início do ano. Eu nunca falava nada, só tinha gratidão por estar ali. Mas, na reunião de dez anos, eu falei: ‘Deu, né… Estamos pensando em terminar alguma hora?’. Eu fiz a pergunta proibida. Ficou um clima! Aí o [Marco] Nanini virou e disse: ‘acho que ainda tem lenha para queimar’. Fiquei muito sem graça…”, relatou o ator.
Após a situação constrangedora, Lúcio revelou que ganhou o apoio de Marieta Severo, que vivia Dona Nenê na atração. “Saindo dali [da reunião], liguei para a Marieta e perguntei: ‘Falei alguma coisa errada?’. E ela falou: ‘Meu filho, você tocou no assunto proibido! Eu não paro de pensar no que você falou, [mas] eu acho que concordo com você’“, contou o humorista. Ele ainda acrescentou que, no próximo ano, tocaria no assunto do término novamente.
Assim, Filho contou que, já na reunião anual seguinte, ele ganhou o apoio de Severo, visto que a veterana também trouxe o assunto à tona. “Durante o ano, fomos conversando eu e ela [sobre o fim do seriado] e, no ano seguinte, eu toquei de novo no assunto. Aí a Marieta falou assim: ‘Gente, se o Lucinho, que está fazendo 40, está um pouco agoniado com o que vai fazer depois disso aqui, eu, que estou fazendo 70, fiquei pensando e, realmente, quero fazer outras coisas. Não quero virar vovó pra sempre‘”, teria argumentado a veterana.
Mais dois anos se passaram, até que o programa de fato chegou ao fim, após 14 temporadas e 13 anos na programação da Globo – de 2001 a 2014. Lúcio enfatizou que, mesmo após a situação complicada dos últimos anos, a sensação no fim de “A Grande Família” foi de dever cumprido.
“Nós escrevemos um belo capítulo da história da TV brasileira. E a prova disso é eu chegar, abrir essa porta [do estúdio] e vocês falarem: ‘Tuquinho!’. Um carinho eterno [dos fãs]. Nós lutamos pela qualidade daquele programa do primeiro ao último dia. A gente sempre lutou muito, nada era de graça, tudo que ofendesse a gente cortava. Depois da redação final, a gente ainda contava com o bom senso do grupo”, concluiu o ator. Assista: