Uma cena absurda aconteceu hoje (17) na televisão brasileira. Durante a exibição do programa “Cidade Alerta”, da Record TV, uma mãe ficou sabendo sobre o assassinato de sua filha ao vivo, enquanto era entrevistada e filmada.
A jovem Marcela, de 21 anos, estava grávida e desaparecera no dia 8 de fevereiro, após uma briga com o namorado, Carlos Pinho dos Santos, de 26 anos. De acordo com familiares e conhecidos do casal, Marcela vivia um relacionamento abusivo e permeado por agressões.
Andreia, mãe da jovem, concedeu uma entrevista ao vivo para Luiz Bacci sobre o desaparecimento. A atração policial acompanhava o caso há dias. “Eu já chorei muito, não tenho dormido. Estou na fé que minha filha esteja viva. Estou esperando”, contou, angustiada. Foi aí que o jornalista revelou ter recebido informações sobre o caso, e indagou para a senhora: “Jesus amado. Eu quero saber se a senhora quer receber todas as notícias agora conosco, ao vivo? Quer ouvir mesmo?”.
O programa, então, foi dividido em três janelas; uma com o apresentador Luiz Bacci, outra com a foto da jovem, e outra com a mãe dela. Em off, a voz do advogado de Santos explicou os desdobramentos do caso: seu cliente havia se apresentado à polícia e confessado a autoria do assassinato, além de ter indicado a localização do corpo.
Assim que soube deste fato, a senhora começou a gritar e tirou os fones de ouvido que usava para escutar as informações. “Não, ele não fez isso com a minha filha!”, disse, em prantos, antes de desmaiar.
A mulher foi socorrida por pessoas ao redor. Neste momento, Luiz Bacci levou a mão ao rosto e respirou fundo. Na outra janela, a mãe da vítima voltou a gritar, enquanto era erguida do chão. Finalmente, a câmera da senhora foi cortada e o foco do “Cidade Alerta” se tornou apenas um close do apresentador. Ele ficou alguns segundos em silêncio, até que disse: “Doutor, eu não sabia que… ele confessou o caso?”. “Ele confessou… infelizmente, Bacci”, a voz em off respondeu. Em respeito à mãe e à família da vítima, não colocaremos na matéria o link para o vídeo.
Nas redes sociais, o público ficou perplexo e indignado com a situação, principalmente com o apresentador e a equipe do programa policial, por televisionarem um momento tão triste e delicado:
O que o Cidade Alerta de Luiz Bacci permitiu que fosse ao ar hoje é uma das maiores atrocidades que eu já vi na TV. A mãe soube da morte da filha ao vivo e desmaiou diante das câmeras. O vídeo é de quebrar no meio. A TV Record, concessão pública, foi indecente em todos os níveis.
— Marcelo D. Macedo ☀️ (@mdavidmacedo) February 18, 2020
Seja qual for a emissora,usar de uma forma sensacionalista a dor de mãe,seja de quem for pra ter audiência é lamentável,fala ao vivo pra uma mãe que a filha desaparecida estar morta e cruel e repugnante,o pior é ver babacas defendendo comemorando a audiência da record e do Bacci
— ex cabaré da Selena 🦉💫 (@MarciaD00907568) February 17, 2020
É incoerente a surpresa do Bacci, pq antes ele pergunta pra ela se ela quer ouvir, que ela tem que ser forte, mas depois diz que não sabia do assassinato kdkdkd nos poupe né
— Max Borstappen (@naotenhotweeter) February 18, 2020
https://twitter.com/Andrepiresyt/status/1229569429870186497
A TV brasileira foi capaz de proporcionar uma das coisas mais asquerosas e aterrorizantes que eu já vi em toda minha vida. Ainda não entendo porque permitem programas como o de Bacci ainda estejam no ar.
A monetização pela insensibilidade.
O sofrimento ensurdecedor da mãe.
— Arthur Martins 🇧🇷 (@aguimaraesom) February 18, 2020
Que jornalismo MERDA, esse brasileiro, esse Bacci não tem um pingo de empatia QUE RANÇO
— vani 🦋🏁 🤰🏼 (@NessBarbie) February 18, 2020
https://twitter.com/portugalegal85/status/1229514963473063937
https://twitter.com/RibSte/status/1229570111088087041
Vale tudo p audiência na Record.
Até dar a notícia ao vivo da morte de uma filha q estava desaparecida para a mãe.Aí o Bacci fala q não sabia da notícia,embora tenha falado q tinha novidades e q a mãe precisava ser forte. Marcelo Rezende está se revirando no túmulo.#cidadealerta— Não dou azar! (@catgatapreta) February 17, 2020
Gente, até onde chega o sensacionalismo da TV brasileira?! Acabei de ver um vídeo de uma senhora desmaiando em rede nacional no programa do Bacci porque a Record resolveu contar para ela, AO VIVO, que a filha tinha sido assassinada!
Isso não é jornalismo! Isso não é humano!
— Thiago de Paula (@thiagojrpaula) February 18, 2020