Hugo Gloss

Mais Você: Ana Maria Braga se emociona ao vivo e faz linda homenagem a Tom Veiga, intérprete de Louro José: ‘Foi junto o meu filho’; assista

Ana Maria Braga provou mais uma vez ser uma fortaleza e uma gigante da TV. Na manhã desta segunda-feira (2), mesmo muito abalada, a apresentadora ancorou o seu “Mais Você” na Rede Globo, como uma forma de homenagem ao parceiro de mais de 25 anos, Tom Veiga, o intérprete de Louro José. O ator e humorista, de 47 anos, faleceu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no domingo (1º).

Hoje é dia 2 de novembro, Dia de Finados, e eu venho aqui dizer para você que nós da Família Louro, e vocês fazem parte dela, estamos de luto. Uma ironia mesmo, o Louro ter ido nas vésperas de Finados. É um filho amado, que esteve no meu lado durante os últimos 25 anos, e que deu vida a uma ideia. E como é importante na vida, você ter ideias, e de repente essa ideia se transformar numa realidade. Hoje, eu não tô perdendo só o Tom. Hoje, eu tô perdendo o Tom, um grande amigo, um menino que a gente nunca discutiu, nunca brigou. E com ele, foi junto o meu filho, que eu sempre considerei assim, o Louro e o Tom“, iniciou Ana Maria, visivelmente consternada.

Eu levantei agora de manhã e fiquei pensando como é que eu ia conseguir chegar aqui e falar ‘bom dia’ pra vocês porque dói muito. É de verdade, assim como uma mãe que perde um filho, um companheiro. Filho da gente é companheiro, tá junto, você vê nascer… e ele era isso. Mas por mais que minha produção toda e a direção da casa estivessem preocupados comigo hoje aqui, eu não podia deixar de tá aqui, e deixar todos os que amam o Louro sem essa última homenagem“, declarou ela, às lágrimas.

Assista:

Quem também se emocionou muito foi André Marques, um dos melhores amigos de Tom. O apresentador do “The Voice Kids” foi o primeiro a chegar no apartamento do ator ontem (1º) na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, após receber a notícia de que ele estava ‘incomunicável’. André encontrou Veiga, já sem vida no local, vítima de um AVC hemorrágico. Nesta segunda (2), em conversa com Ana Maria ao vivo, Marques recordou do momento desolador e caiu no choro. “Ele já tinha ido, já estava voando lá em cima, fazendo as pessoas rirem“, contou.

https://twitter.com/MidiasHG/status/1323290190010634240?s=20

Eu queria só falar para os filhos dele e para quem não o conhecia, que a gente não tem ninguém que é uma unanimidade, né?! Mas o Tom era unanimidade! Eu apresentei ele recentemente a um clube de amigos, e ele conheceu essa galera tem um mês e meio, e eu tô recebendo mensagens dessas pessoas me agradecendo por eu tê-lo apresentado, que foi o último mês mais feliz dessa galera. Isso é para os filhos dele saberem e eles podem falar ‘papai era sinistro, papai era fod*!“, concluiu André, chorando novamente.

https://twitter.com/MidiasHG/status/1323293383914332160?s=20

Ainda no programa, membros da equipe do “Mais Você” prestaram depoimentos comoventes sobre a convivência com Veiga. “Ele tinha um coração gigante. A gente vai ficar com muita saudade. Ainda é difícil acreditar no que está acontecendo“, lamentou a repórter Talitha Morete. “Um cara que quando te encontrava, te dava um abraço apertado, e não te oferecia o rosto, te beijava, com paixão, porque o Tom era passional, no bom sentido“, definiu Fabricio Battaglini. “Ele tinha o coração tão quente que não sentia frio! Podia estar a chuva que fosse, que ele tava de bermuda e camiseta. Ele não sentia frio e devia ser por causa daquele coração quente. Que saudade que vai fazer!“, desabafou a repórter Duda Esteves, com lágrimas nos olhos.  Confira:

Apesar da emoção ter sido a tônica da edição, o especial de despedida do “Mais Você” para Tom, foi aberto com um clipe do famoso papagaio e uma das canções gravadas por ele. “Qualé que é, qualé que é. Eu sou o Louro, eu sou o Louro José. Gosto de um papo, brincadeira, minha raça é brasileira, eu tô aí para o que der e viver“, cantarolava o personagem, exibido nas mais diversas travessuras no matinal, ao lado de sua inseparável companheira. Assista:

https://twitter.com/redeglobo/status/1323242500040118274?s=21

Por fim, o “Mais Você” entrou com um link, ao vivo, com o repórter Ivo Madoglio, direto do Instituto Médico Legal, no Rio de Janeiro, para compartilhar com os telespectadores, a causa do falecimento do profissional, até então desconhecida. Veiga morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, provocado por um aneurisma.

De acordo com o laudo do IML, o exame de necropsia revelou que Tom já estava acometido por um aneurisma cerebral, que é um tipo de inchaço de vaso sanguíneo – veia ou artéria – cujo rompimento costuma ser fatal. O aneurisma, geralmente, não provoca nenhum tipo de sintoma, o que dificulta um diagnóstico e o tratamento eficaz. Veja:

https://twitter.com/niconatv_/status/1323252434672734208?s=21

Veiga foi encontrado morto neste domingo (1º), aos 47 anos, em seu apartamento, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele deixou quatro filhos e um personagem histórico na TV. O ator deu voz a Louro José, o bom companheiro de Ana Maria Braga durante mais de 23 anos.

Como nasceu o Louro José

A primeira aparição do boneco se deu no dia 6 de março de 1997, quando a apresentadora ainda trabalhava no “Note e Anote”, da TV Record. Na época, a loira teve a ideia de introduzir o personagem para suavizar a transição do programa, exibido logo após uma atração infantil. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio“, contou Ana ao Memória Globo.

Tom, que até então trabalhava como coordenador de estúdio e produtor executivo do programa de variedades, topou o desafio, se tornando um fenômeno absoluto. A química do papagaio com a loira deu tão certo, que a dupla foi parar na TV Globo, estreando o “Mais Você” em 18 de outubro de 1999.

Eu disse: ‘Vamos pôr o Louro’. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo“, recordou Ana Maria.

A relação de Ana e Louro era de longa data… (Foto: Frederico Rozário/Globo/Reprodução/Instagram)

Homenagens

Na noite deste domingo (1º), Ana Maria Braga se pronunciou pela primeira vez sobre a morte de Tom Veiga, e disse estar “sem chão“. “Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração”, declarou Ana em sua conta no Instagram, com uma porção de fotos ao lado do criador e também da criatura.

De acordo com a assessoria da apresentadora, ela ficou sabendo do falecimento, enquanto estava na estrada, retornando de sua fazenda na cidade de Bofete, no interior de São Paulo, para sua casa na capital paulista. Ana e Veiga trabalhavam juntos há quase 25 anos, sendo 23 desses à frente das câmeras.

Ana Furtado, que chegou a apresentar o “Mais Você”, em diversas ocasiões, com Louro, nas férias de Braga, também homenageou seu intérprete. “Trouxe alegria e momentos memoráveis para a televisão brasileira com o nosso eterno e icônico Louro José. Papagaio Um cara querido, doce e talentoso com quem tive o prazer de trabalhar junto algumas vezes. Querido Tom, descanse em paz“, publicou ela como legenda para uma imagem em que aparece dando um beijo no papagaio.

O repórter do ‘Mais Você’ Cauê Fabiano escreveu um texto lindo e sensível, recordando desde o primeiro encontro com Veiga até conversas mais recentes. “Tom tinha um coração imenso. Na primeira vez em que o encontrei, ele me deu um abraço forte, apertado, eu estava prestes a estrear no Mais Você. Batemos uma foto, demos risada, que energia boa! Aliás, na minha primeira entrada ao vivo, ele teve a delicadeza de me mandar uma mensagem de boa sorte. Este simples repórter recebia a maior das honrarias, e guardei esse print com entusiasmo. Na semana passada, rimos trocando mensagens sobre uma pauta agora em novembro. Uma história que não poderemos contar“, relatou.

Fico sem chão junto com um país inteiro, que perde um dos mais irreverentes e divertidos símbolos da televisão. Que triste te ver voar pra longe, Louro. Fique em paz. Sua voz e seu talento vão sempre ecoar no meu coração. Meus profundos sentimentos à família, toda a equipe e uma legião de espectadores. As manhãs perderam um pouco da graça“, desabafou o jornalista, que costumava se divertir no ar com o personagem.

Colega de emissora, na época em que Louro e Ana Maria ainda trabalhavam na Record, no “Note e Anote”, Eliana deixou uma mensagem para apresentadora. “Querida Ana Maria, receba todo o meu carinho. Meus sentimentos aos amigos e familiares do ator Tom Veiga que interpretava o carismático Louro José. Triste notícia. Descanse em paz“, postou a profissional do SBT.

Veterano da Globo, Serginho Groisman destacou a figura inesquecível, criada e vivida pelo ator durante 23 anos. “Tom Veiga: fica em paz. Meus sentimentos para a família e amigos. Incorporou um personagem que era irônico, engraçado e crítico. Fica marcado como figura única na TV. Tristeza profunda, querido Tom“, enalteceu o anfitrião do Altas Horas.

O Corinthians, time de coração de Veiga, também prestou seu tributo: “O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do ator corinthiano Tom Veiga, conhecido por interpretar o Louro José. O Timão se solidariza aos familiares e amigos desejando muita força neste momento de dor e luto“.

Confira a seguir mais homenagens:

Fátima Bernardes

Ivete Sangalo

Angélica

Luciano Huck

Luan Santana

Felipe Neto

https://twitter.com/felipeneto/status/1323005596417855493?s=20

Evaristo Costa

Gleici Damasceno

Kaysar Dadour

Hugo Gloss

Felipe Andreoli

Paulo Vieira

Marcos Veras

Ana Paula Araújo

Maria Beltrão

Regiane Alves

Mumuzinho

Walcyr Carrasco

Tom e Louro com certeza farão muita falta! Ficam aqui nossos sinceros sentimentos aos familiares, colegas de trabalho, amigos e fãs do ator. Que ele descanse em paz.

Sair da versão mobile