O narrador esportivo Linhares Júnior, que foi demitido da TV Globo em outubro de 2021, teria entrado com uma ação na Justiça do Trabalho, alegando ter sofrido assédio moral na emissora. Segundo o Notícias da TV, a ação foi protocolada na quarta-feira (12), pedindo um valor total de R$ 4,6 milhões.
Anteriormente, o comunicador já havia comentado sobre o caso vivido na empresa em que trabalhou por 13 anos. Em entrevista ao site, ainda em 2021, ele afirmou ter sido humilhado por George Guilherme, gerente de futebol da emissora. “Após a saída dos antigos nomes que estavam no SporTV, como o Raul Costa Jr., e também com a chegada de outros gestores, comecei a notar que perdi espaço. E comecei a pedir para o George mais oportunidades em partidas da Série A, em eventos importantes”, relatou na ocasião.
“Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado. Fiz a denúncia na ouvidoria da Globo e, 20 dias depois, fui chamado para uma reunião. Falei com um amigo: ‘Ou irão me dar uma bronca ou vão me demitir’. Me demitiram”, detalhou ele.
Na época, a TV Globo se pronunciou em comunicado oficial. A emissora informou que a demissão do locutor já era planejada. “O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento”, expressou.
Na ação judicial, conforme informações do NTV, Linhares citou novamente o episódio com George e ainda pediu o pagamento de outros direitos, como controle do tempo de jornada de trabalho e multa por desrespeito ao intervalo de interjornada. Ainda de acordo com o site, a primeira audiência entre as partes está marcada para o dia 29 de junho, podendo haver um acordo entre ambos.
Atualmente, o jornalista trabalha em um projeto de esportes na Jovem Pan de Curitiba (PR), em que transmite jogos dos clubes do Paraná. “Estava desempregado até 13 de janeiro. Hoje, além de voltar a trabalhar, estou dando emprego pra mais nove pessoas na minha equipe. No modelo de negócio, eu sou sócio da Jovem Pan News no projeto. Depois de um período depressivo, estou voltando a sentir prazer narrando! E o que é mais legal nessa nova fase é comandar uma equipe! Uma equipe de alto nível. Pessoas com mente arejada e com o mesmo entusiasmo que eu!”, revelou.