Amor de Mãe: Após erros sobre coronavírus na novela, Globo anuncia medida para consertar deslize; entenda o caso

A vida imita a arte e, por isso, é preciso ter muita responsabilidade… De acordo com a coluna de Maurício Stycer, do Uol, nesta sexta-feira (19), a rede Globo começará a exibir avisos no final de “Amor de Mãe” com medidas de prevenção ao coronavírus. A trama das 21h retornou para a grade com capítulos inéditos, e tem chamado atenção com cenas que não condizem com a realidade que estamos vivendo durante a pandemia da doença.

Na época em que retomou a produção da fase final da história, a autora Manuela Dias revelou que iria incluir a triste realidade que estamos vivendo. No entanto, os capítulos estão servindo para desinformar a população em questões bastante delicadas. Durante um diálogo entre Lídia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré), a ricaça incentiva o encanador a tirar a máscara, uma vez que ela já foi infectada pela Covid-19 e tem anticorpos.

Atualmente, uma das preocupações dos profissionais de saúde é a quantidade crescente de pessoas que estão contraindo a doença pela segunda vez, deixando cair por terra a teoria equivocada de Lídia. Em sua defesa, Manuela Dias escreveu no Twitter: “Quando escrevi e gravamos era suposto que não havia reinfecção”. Mas os deslizes em “Amor de Mãe” não param por aí…

Ontem (18), Betina (Isis Valverde) volta a trabalhar no hospital e utiliza uma máscara KN95 para usar, modelo que não é recomendado para ser utilizado por profissionais de saúde, de acordo com uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na segunda (15), Álvaro (Irandhir Santos) também deu uma aula do que não fazer, ao aparecer utilizando uma máscara de plástico, aberta e sem qualquer vedação. A recomendação de cientistas hoje em dia é que os modelos de máscara com certificação PFF2 e N95 são as mais adequadas para se proteger da Covid-19 em ambientes fechados ou cheios.

Continua depois da Publicidade

Por conta dessas gafes, e principalmente o diálogo de Lídia e Magno, a Globo exibirá essas cartelas explicando informações a respeito do coronavírus, os devidos cuidados que os telespectadores precisam ter em suas rotinas, além de incentivar outras medidas de prevenção. “Quando a novela foi gravada, não havia conhecimento sobre a reinfecção de Covid-19. Hoje, sabemos que ela acontece e, como a novela já foi toda gravada, vamos exibir, ao final do capítulo, uma cartela que esclarece a situação e incentiva que a população mantenha todos os cuidados”, anunciou a emissora em nota para a coluna de Stycer.