O universo da teledramaturgia vem sofrendo efeitos da pandemia do novo coronavírus, desde que declarada a situação de alerta. Muitas das novelas já em andamento, tiveram de interromper as gravações por conta da quarentena. Caso esse de “Amor de Mãe”, obra de Manuela Dias.
O retorno das filmagens é previsto para acontecer no dia 3 de agosto, seguindo um forte esquema de segurança e proteção para evitar o contágio de doenças. Segundo Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a emissora pretende também “enxugar” tramas secundárias da produção, dando todo foco ao desfecho da história principal. Com isso, o encerramento pode render somente mais 25 capítulos, ao invés dos 53 inicialmente planejados.
Dias precisou alterar alguns textos finalizados já antes da pandemia, para adaptar as cenas à nossa nova realidade, evitando sequências com “aglomeração” de pessoas. Kogut informou ainda que o elenco infantil não contracenará com os adultos e idosos – esses últimos não farão, inclusive, as famosas “externas” (cenas fora de estúdio). O retorno às telinhas de artistas que viajaram para outros estados durante o isolamento social, ainda é incerto.
A equipe de direção da Rede Globo tem feito reuniões via internet com os times de dramaturgia, para informar os protocolos contra a Covid-19. Dentre as medidas de segurança previstas, estão as mais básicas, como medição de temperatura e testagem para o vírus. Os atores também não contarão com ajuda de “stylists” e terão de se arrumar sozinhos.
Nos bastidores, funcionários circularão usando crachás que indicarão as áreas de acesso permitidas ou não. Assim como o elenco, a produção deve permanecer isolada em um hotel enquanto as gravações se desenrolam.
Em abril, a Rede Globo elaborou um protocolo de segurança para voltar a gravar novelas, séries e programas de auditório pós-pandemia. Em nota, a emissora informou que se baseou em práticas da indústria do audiovisual de outros países, reunidas à avaliação de protocolos globais.
“Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras”, explicou o comunicado.
Na sequência, a Globo afirmou que as práticas seriam avaliadas por autores e diretores para decidir a melhor solução para cada obra. “As novas orientações também estão sendo apresentadas ao elenco”, acrescentou. Na época, Dias avisou que já tinha uma ideia de como lidar com as mudanças sem afetar tanto a trama. “O que posso dizer é que no momento, esse é o meu estudo: colocar o coronavírus na novela. E seguindo esse caminho, certamente alguns personagens podem ser infectados”, disse a autora, em entrevista ao Notícias da TV.
Além de “Amor de mãe”, “Salve-se quem puder” deverá voltar a ser produzida em breve. O retorno de “Nos tempos do imperador” ficará para o ano que vem.