ouça este conteúdo
|
readme
|
Caio Blat analisou a venda de “Beleza Fatal” para a TV aberta. A trama, como se sabe, é uma produção original do serviço de streaming Max, e foi vendida para a Band. No programa “DR com Demori”, da TV Brasil, nesta terça-feira (11), o ator celebrou o sucesso da novela, mas destacou que ele e os demais artistas não receberam nada pela transmissão no canal. Segundo o veterano, isso acontece por causa da falta de regulamentação de direitos conexos das obras, uma conversa que precisa ser encaminhada para o Congresso Nacional.
Na conversa com Leandro Demori, Blat discutiu o impacto das plataformas de streaming no mercado de trabalho. “Eu não tenho direito sobre a minha imagem. Qualquer novela ou qualquer filme que eu já fiz pode ser colocado em um streaming sem me comunicar e sem me pagar nenhum centavo. Os atores não são considerados autores, a gente tem um direito chamado direito conexo, mas não existe no Brasil a lei de direitos conexos”, explicou.
Em seguida, Blat usou “Beleza Fatal” para exemplificar seu argumento. “A gente está com uma novela que está fazendo um sucesso gigantesco no streaming, que é ‘Beleza Fatal’. Dirigi até algumas cenas. É uma das primeiras novelas nesse novo formato mais dinâmico do streaming. São 40 episódios, é uma superprodução, conseguiu pegar atores consagrados que o público conhecia, confia e gosta do trabalho. A novela é um estouro”, comentou.
“Fizemos a novela para a Max para abrir um novo campo de mercado, pra abrir um novo formato, falar com um público novo, que não é quem vê novela na TV aberta. Imediatamente a novela foi vendida para uma emissora de TV aberta”, acrescentou o artista. Além de Caio, Camila Pitanga, Giovanna Antonelli, Vanessa Giácomo, Herson Capri e Camila Queiroz também integram o elenco principal da trama que vem fazendo sucesso nas redes sociais. Desde segunda, a produção tem sido exibida na Band, às 20h30.
Contudo, ele apresentou a dualidade que a decisão da venda teve. “A gente ficou feliz porque quer que ela chegue ao maior público possível. Mas a gente não tem nenhum direito, nenhuma participação sobre isso. A gente trabalhou para o streaming por um valor, para aqueles assinantes. E agora eles podem negociar, os direitos todos são deles. Podem revender e reprisar”, explicou Blat.
Veja:
O intérprete de Benjamin ainda abordou o cenário difícil que os atores se encontram com a evolução da tecnologia. “A gente está em uma transição total, de tecnologia, de hábitos, de consumo, de arte, de mídia. Por exemplo, os meus filhos nunca viram TV aberta, nem sabem o que é. Então, é um outro pensamento, outro raciocínio, é uma outra associação de informações”, analisou.
Caio reforçou a falta de direitos. “De alguma maneira, os atores sempre acabam ficando para trás nessas mudanças de tecnologia. Sem ser no teatro, o ator é peão do sistema de mídia. Nós não temos direitos garantidos. Não temos uma lei sobre os direitos conexos. Eu não tenho direito sobre minhas imagens nas redes, por exemplo. Qualquer novela ou filme que já fiz pode ser colocado no streaming sem me comunicar, nem me pagar nenhum centavo”, relatou o artista.
O ex-global exemplificou, ainda, como essa classe da indústria continua sendo impactada. “Tem atores desempregados vendo suas novelas passando na TV fechada, no streaming. Então isso é uma coisa que as pessoas não sabem. A gente não tem direito de imagem, sobre coisas que a gente já gravou. Quando entrou a TV fechada, a gente achou que ganharia direitos a mais, ganhamos de menos. Quando veio o cinema, a gente sempre ganhou pouco e depois os filmes foram vendidos sem a nossa participação”, lamentou.
“E no streaming está acontecendo isso de novo. A nossa profissão está sofrendo uma uberização. Antes, nas TVs abertas, a gente tinha salários, direitos, férias, décimo terceiro. Agora a gente não tem mais nada, a gente trabalha por diária, não tem mais carteira assinada e não temos direito sobre o que vai ser feito com a aquilo depois”, concluiu Caio Blat.
Confira:
Como fica o direito de imagem de atores na era das redes sociais?
O ator Caio Blat explica no #DRcomDemori!
Assista à entrevista completa
https://t.co/0aJhHoYLeC pic.twitter.com/7l0RMbuXAT
— TV Brasil (@TVBrasil) March 12, 2025
Assista à íntegra:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques