Hugo Gloss

“Da Cor Do Pecado”: Canal VIVA surpreende telespectadores ao exibir aviso após estreia da reprise: “Muito impressionado com isso”

O canal VIVA surpreendeu os telespectadores nesta segunda-feira (19), após estrear a reprise da novela “Da Cor do Pecado”. Ao final do primeiro capítulo, foi exibido um aviso na tela com os seguintes dizeres: “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”. Essa é a primeira vez que o canal transmite esse tipo de mensagem – que logo em seguida, também foi mostrada ao final dos episódios de “A Viagem” e “O Salvador da Pátria”, outras produções que compõe a grade.

O aviso se faz necessário porque, o título da novela em questão, televisionada originalmente em 2004 pela TV Globo, por si só, é considerado racista e levanta questionamentos. A expressão “da cor do pecado” pode ser associada tanto à sexualização de mulheres negras e a objetificação de seus corpos, quanto à relação feita no período escravocrata entre negros e o pecado, justificando a servidão deles como uma espécie de “castigo divino”.

Recado exibido ao final do episódio de “Da Cor Do Pecado”. (Foto: Reprodução/VIVA)

Outro fator também chamou bastante a atenção do público. Em seu canal do YouTube, o VIVA publicou algumas prévias do folhetim, porém sem mencionar o título do mesmo, como é feito com outras produções. “Vem aí, nova novela”, aparece escrito na capa de um dos vídeos. Outro teaser também sinaliza apenas um “capítulo inédito”, sem citar o nome da obra de João Emanuel Carneiro.

Thumbnails não trazem o nome da novela. (Foto: Reprodução/YouTube)

Nas redes sociais, o esclarecimento feito pelo canal VIVA ao final do episódio deu o que falar e foi bastante elogiado. “Viva exibiu este aviso ao fim do primeiro capítulo da reprise de ‘Da Cor do Pecado’, produzida em 2004 pela Globo. O título da novela é absolutamente problemático, sem dúvida. Mas quase 20 anos atrás, infelizmente não tínhamos a evolução que temos hoje. Correta atitude do Viva”, declarou o colunista do UOL, Gabriel Vaquer.

“Fiquei positivamente surpreso com o Viva colocando esse aviso em ‘Da Cor do Pecado’. É um recado óbvio? É. Mas estamos numa época que infelizmente o óbvio precisa ser repetido sempre. Acho que demorou para colocarem em todas as reprises com mais de 5 anos de idade”, opinou o youtuber e jornalista Fábio Garcia.

“Estou muito impressionado com isso. Acho importantíssimo esse ponto crítico que Globo/Viva estão tendo quando há abordagens equivocadas em suas novelas. Teve aviso corrigindo os erros científicos em ‘Amor de Mãe’ (que alertou o público sobre a possibilidade de reinfecção pelo Covid-19) e agora isso”, elogiou o jornalista Rafael Revadam. Confira mais comentários abaixo:

Outros assuntos delicados

“Da Cor Do Pecado” fez muito sucesso na época de sua primeira exibição e tornou-se o folhetim das 19h com maior audiência dos anos 2000. A novela também ficou marcada por ser a primeira da Globo a ter uma protagonista negra: Preta, interpretada por Taís Araújo.

Como de costume, a mocinha é alvo de maus-tratos, golpes e armações de Bárbara (Giovanna Antonelli), que passa de todos os limites do mau-caratismo. Em algumas cenas, ela se refere à inimiga como “neguinha”, numa clara demonstração de racismo não mais aceita nos dias atuais, nem mesmo saindo da boca de uma vilã.

Em outro núcleo da novela, temos a família Sardinha, que mostra irmãos lutadores, filhos de uma mãe muito coruja, apelidada de Mamuska (Rosi Campos). Abelardo (Caio Blat), por sua vez, é o desgosto da casa, já que não se encaixa no padrão másculo e musculoso dos demais e se interessa por maquiagem. O rapaz, que em momentos serve como “alívio cômico” da trama, até se impõe e banca suas diferenças, mas ainda assim vive em um ambiente familiar hostil e sofre bullying.

A família Sardinha. (Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)

Vale citar ainda o personagem Helinho (Matheus Nachtergaele), que ganha a vida sob o codinome de Pai Helinho. O rapaz finge ser um pai de santo que recebe espíritos e faz previsões do futuro para clientes que o consultam. A coisa fica séria, entretanto, quando ele começa a ter contato real com entidades e se apavora.

Apesar desses pontos passíveis de “cancelamento”, as tramas de amor, reencontros, golpes e revelações de “A Cor Do Pecado” ainda são capazes de prender e conquistar o telespectador de 2021, mas muitas características e atitudes dos personagens não têm mais vez no mundo moderno.

Sair da versão mobile