Novidades na área para quem já estava com saudades de um capítulo novo de novela! Segundo o “Notícias da TV”, a Rede Globo marcou uma data para a volta das gravações de “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder”, depois de dois meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus.
As duas novelas devem voltar a ser gravadas no dia 3 de agosto, seguindo um forte esquema de segurança e proteção para evitar o contágio da doença. De acordo com o site, a exibição deve recomeçar na segunda quinzena do mesmo mês.
Os Estúdios Globo devem reabrir três semanas antes, em 13 de julho. Nesse período, as coisas vão ser levadas com calma e apenas os escritórios que abrigam as equipes de produção, para o planejamento das gravações, devem ser ocupados.
Programas de entretenimento, como o “Domingão do Faustão”, podem retornar ao estúdio em julho, mas a decisão final ainda depende do avanço ou recuo da pandemia.
Em abril, a Globo elaborou um protocolo de segurança para voltar a gravar novelas, séries e programas de auditório pós-pandemia. Em nota, a emissora informou que se baseou em práticas da indústria do audiovisual de outros países, reunidas à avaliação de protocolos globais.
“Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras”, explicou o comunicado.
Na sequência, a Globo afirmou que as práticas seriam avaliadas por autores e diretores para decidir a melhor solução para cada obra. “As novas orientações também estão sendo apresentadas ao elenco”, acrescentou.
Parece que de fato isso tem acontecido e, segundo o “NTV”, algumas medidas inclusive têm enfrentado resistência de autores que não veem com bons olhos as restrições de beijos e contato físico, porque isso limita drasticamente a dramaturgia. “Não existe novela com todos os personagens de máscara”, reclamou um deles à publicação, anonimamente.
No entanto, “Amor de Mãe” já tem uma solução para isso e deve incorporar o coronavírus na vida dos personagens. “O que posso dizer é que no momento, esse é o meu estudo: colocar o coronavírus na novela. E seguindo esse caminho, certamente alguns personagens podem ser infectados”, disse a autora Manoela Dias no início de maio, em entrevista ao site.
Após a retomada das gravações das novelas das 9 e das 7, a Globo deve então voltar as atenções para a produção das 6, “Nos Tempos do Imperador”, que iria estrear em abril, e para as séries. Desde a segunda quinzena de março, 14 produções de dramaturgia foram interrompidas ao todo na emissora.
Por aqui ficamos na expectativa pela volta de todas, mas com muita segurança!