No capitulo de “Pantanal” desta terça-feira (23), Filó (Dira Paes) vai desabafar sobre a violência sexual que sofreu quando era mais jovem. A companheira de José Leôncio (Marcos Palmeira) dirá a Maria Bruaca (Isabel Texeira) que precisou se prostituir após ser estuprada aos 12 anos, quando foi expulsa de casa pela família. Mary Bru vai ficar chocada ao saber da história.
A governanta falará com muita “réiva” sobre todos os homens machistas que já conheceu durante a sua vida. “Tem home que merece levá uns par de chifre, pra vê se aprende a sê gente!”, afirmará ela. No entanto, Irma (Camila Morgado) tentará apaziguar a fala: “Também não podemos generalizar”.
Em seguida, Filó vai rebater o argumento: “Eu tô falâno dos que num presta… E que são a grande maioria”. Mesmo assim, a carioca vai continuar defendendo a ideia de que não são todos os homens que são ruins. “Ocê diz isso porque nunca teve numa casa de currutela pra vê como que eles é de verdade!”, rebaterá a mãe de Tadeu (José Loreto), diante das declarações da ruiva.
“Ocê já teve numa casa de currutela?”, perguntará Bruaca, espantada. “Não só tive, como fui mulhé da vida por muito tempo”, revelará a personagem de Dira Paes ao relembrar o que aconteceu durante a sua juventude. “E o sêo Zé Leôncio sabe?”, questionará a ex-chalaneira. Filó vai relatar que o marido não só sabe, como conheceu ela durante passagem de uma comitiva: “Com 12 ano eu já num tinha mais cabaço. Eu fui pega à força”.
“Ela foi vítima de um estupro, dona Maria”, explicará a filha de Mariana (Selma Egrei). A cozinheira contará que a violência sexual foi o fez com que ela começasse a se prostituir. “E cabei caîno na vida por causa disso… Como tantas outras minina por aí afora”, lamentará ela. A mãe de Guta (Julia Davalia) vai indagar quem foi o estuprador e o que a família fez após saber da situação. “Foro eles que me botâro pra fora de casa… Dizia que num podia aceitá uma vergonha daquelas… A senhora veja só”, relembrará a governanta.
“O mardito vorto pra família dele. Eu fui pro mundo… Num tinha nem o corpo todo formado”, falará Filó com revolta. “Não bastasse a violência que você sofreu”, completará Irma. “É… Mais o mundo que vivêmo é esse: os home faiz as safadeza dele, e nóis paguêmo a conta!”, explicará a parceira de José Leôncio.
“E o pior é que a Filó tá certa!”, apoiará a a amante de Alcides (Juliano Cazarré). Mas a amada de Trindade (Gabriel Sater) voltará para seu discurso inicial: “Ela está certa, mas eu não acho que seja uma verdade absoluta”. “Porque ocê é fia de gente rica… Da cidade grande. Oia pra mim, que tive que casá à força c’o primêro que se deitô comigo”, rebaterá Bruaca.
Irma seguirá dizendo que os homens estão lentamente mudando essas atitudes. “Pois é bão mandá essa tropa aí que tá mudâno as coisa apertá o passo, porque, enquanto as coisanum muda, quem tá tomâno no lombo sômo sempre nóis!”, finalizará Filó.