Após uma série de acusações de assédio, por conta de seu comportamento no ‘BBB20’, Petrix Barbosa terá de deixar o programa. De acordo com comunicado enviado ao hugogloss.com pela Polícia Civil, a ‘Delegacia Especial de Atendimento à Mulher’ (DEAM), de Jacarepaguá, entregou na tarde desta segunda-feira (3), no departamento jurídico da TV Globo, uma intimação para ouvir o ginasta.
Petrix precisa sair da casa até sexta-feira (7), quando deverá prestar seu depoimento no caso de assédio às participantes. A polícia ressalta, entretanto, que caso o confinado seja tirado do jogo pelo público no paredão de amanhã (4), ele poderá ser ouvido após a eliminação. “Nenhum assédio será tolerado“, declarou a diretora-geral das DEAMS, a delegada Juliana Emerique. O inquérito para apurar as denúncias – “diante dos fatos veiculados pela mídia” – foi aberto na sexta-feira (31).
Nas últimas semanas, internautas acusaram o ginasta de ter assediado participantes do programa. A hashtag “#PetrixExpulso” chegou a ficar dias entre os assuntos mais comentados das redes sociais. A TV Globo, entretanto, decidiu pela permanência do rapaz. O primeiro caso a gerar revolta aconteceu no dia 24, quando Barbosa, durante uma das festas do reality, segurou, apertou e balançou os seios da influenciadora Bianca Andrade. Na ocasião, chamada ao confessionário, a moça negou ter se sentido desconfortável com o comportamento do atleta.
Na semana seguinte, na madrugada de quinta-feira (30), Petrix voltou a ser criticado, dessa vez, por esfregar as próprias partes íntimas na cabeça de Flayslane. No mesmo dia, ele foi advertido pela produção no confessionário da casa, e pediu desculpas à participante. “Desculpa Brasil se eu dancei demais, se eu rebolei demais, se eu brinquei demais. Tudo brincadeira, tudo um jogo, um personagem na noite. Eu gosto de brincar, me divertir e dançar”, também alegou ele, falando sozinho.
Ainda na quinta-feira, o apresentador do reality tratou do assunto de forma breve e afirmou que “o Big Brother espera que essa advertência tenha efeito para que a gente preserve a boa convivência na casa”.
No dia, seguinte, se deu a instauração do inquérito. A OAB Mulher RJ também publicou uma nota de repúdio. “[As participantes] são completamente coisificadas e ofendidas, como também sofrem contatos físicos que podem ser interpretados como de cunho sexual. É extremamente preocupante que comportamentos como esses sejam veiculados em rede nacional de forma naturalizada. Eles refletem a violência com que as mulheres são tratadas diariamente em nosso país e podem acabar estimulando a perpetuação desse tipo de conduta pela sociedade”, apontou o texto.
Procurada pelo hugogloss.com, a TV Globo se limitou a confirmar que a intimação foi entregue, hoje, nos estúdios da emissora.