Mais um dia de “Big Brother Brasil”, mais uma polêmica para a conta. Hoje (9), durante uma conversa com Thelma e Manu, Babu Santana associou base de maquiagem com “barro”. A frase do ator gerou bastante discussão na web.
“Não tem como eu ficar pensando que aquele negócio marrom é base. Eu fico achando ‘isso é barro, isso é barro'”, ele diz em um vídeo que está circulando nas redes. O diálogo acontece quando os três estão na sala da casa. “Barro de onde?”, indaga Thelma. “Sei lá”, ele devolve, fazendo Thelma soltar uma risadinha. “Não, é base”, a sister afirma. Veja abaixo:
https://twitter.com/VemBigBrother/status/1248422652634476550
Nas redes sociais, internautas acharam primeiramente que Babu estava falando da base de Thelma. No entanto, outros chamaram atenção para o fato do vídeo só mostrar um trecho da conversa. De acordo com alguns espectadores, o intérprete de Tim Maia estava falando da porta do quarto Céu, que estava suja de maquiagem.
https://twitter.com/gabsyelyah/status/1248418315795443712
não, não é. ele e a Manu tavam falando sobre o quanto o quarto era sujo. tavam falando de calcinha suja jogada, papel higiênico pelo quarto, aí ele citou a mancha enorme na porta. nem o nome da thelma ele cita pic.twitter.com/gUXh3iR4ic
— Manu Manu (@emanueloumanu) April 10, 2020
No entanto, o momento foi bastante criticado e discutido:
E tá gente. O Babu não zoou da base da Thelma mas é constrangedor igual. Pensa essa mina, DUAS VEZES, tendo as maquiagens dela associada a barro?
Foi proposital como a Gizelly fez? Não.
É constrangedor? É, é constrangedor igual.— Winnie. (@winniebueno) April 10, 2020
Não é só dela. As meninas todas ficam com base na mão depois das festas e foram abrindo, abrindo. Aí ficou sujo assim
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) April 10, 2020
https://twitter.com/vasconcellosd98/status/1248424632140443649
babu culpa mulher por assédio: eh estrutural
babu eh homofóbico: no rj eh assim kk
babu insinua chamar de rapariga: em portugal pode
babu chama make de barro: eh racismo estrutural temos q ensinar
vcs gostam mesmo de passar mão na cabeça de macho escroto, ne? #BBB20 pic.twitter.com/9fplxdVSty
— cami (@httpsscamis) April 10, 2020
Assistindo o vídeo novamente, fica nítido, também, o desconforto da Thelma, a mesma até fala:
“Barro de onde?” com um sorriso sem graça
Já que julgaram a Gizelly, porque com o Babu seria diferente, sendo nítido que ele falou rindo?
Perguntei na boa ok?https://t.co/2uLpCETfw0— Dummy #BBB21 (@BBB__dummy) April 10, 2020
O perfil de Thelma nas redes sociais também se pronunciou sobre o caso: “Infelizmente, mais uma vez a base da Thelma virou assunto no programa. Dessa vez, Babu teria associado também a barro. Não vamos vir aqui fortalecer uma cultura do cancelamento, mas também não podemos ignorar o teor e origem da associação entre produtos cosméticos para pele negra e barro com o racismo — mesmo, obviamente, que Babu também seja uma pessoa negra”.
Os responsáveis pela administração do perfil da médica lamentaram a situação — não só por Thelma, mas por todas as mulheres negras que se identificam com “este tipo de constrangimento”. “Lemos uma série de mulheres negras relatando o quanto é cotidiano serem culpabilizadas pela transferência de suas maquiagens em roupas de outras pessoas, em suas próprias roupas e também em lençóis. Isso sem falar no jogo soma zero que é uma situação pois por muitos anos as mulheres negras sentiram esquecidas e ignoradas pela indústria estética — de não ter produtos —, ou seja, ou elas não têm ou quando o têm, ‘reclamam que parece barro'”, refletiram.
Eles alertaram que este tipo de situação pode ser muito embaraçosa. “Estamos aqui por Thelma, o que significa alertar sobre o racismo e machismo estruturais. Intencionais ou não, falas como essa constrangem e afetam todo um grupo de pessoas, especialmente as mulheres que podem se sentir humilhadas por conta de algo que elas não escolhem. Pedimos um olhar cuidadoso e mais empático com os mínimos detalhes que o racismo e machismo estruturais atuam no nosso cotidiano pode mudar situações como essa”, concluíram. Veja:
— Thelma 🎭 (@thelminha) April 10, 2020
Anteriormente, no dia 2, Gizelly usou a palavra “barro” para se referir à maquiagem de Thelma. Enquanto a “Comunidade Hippie” estava conversando, a advogada notou que a maquiagem de Thelma havia sujado os lençóis brancos e comparou a base dela, marrom, a barro. A declaração repercutiu negativamente nas redes sociais e fez com que Gizelly fosse acusada de racismo.
No meio do bate-papo no Quarto Céu, a advogada percebeu o lençol sujo e levantou-se da cama onde estava para olhar mais de perto. “Gente, eu não sei o que a Thelminha passa na cara, é barro?”, questionou ela na hora.
“É a minha base!”, justificou Thelma. “Isso é barro!”, repetiu Gizelly. “E olha que eu tiro a maquiagem”, declarou a médica. “O que é isso, Thelminha?”, indagou Gabi, aproximando-se do lençol também.
“A base dela é escura, gente”, apontou Marcela, ao mesmo tempo em que Thelminha se explicava novamente. “É minha base, minha base é marrom”, disse a anestesiologista. Nesse momento, Gizelly se corrigiu. “Não, mas não é a cor, é a quantidade que você passa”, afirmou ela.
“É muita! E você lava o rosto antes de dormir?”, perguntou Ivy, entrando no assunto. “Não, às vezes eu esqueço, tipo ontem à noite, tava bêbada. Ai, gente, perdoa quem vai ter que lavar”, respondeu Thelma, visivelmente constrangida. Assista à cena:
https://twitter.com/tiniflores/status/1245887867026538497