O imbróglio entre Sikêra Jr. e a RedeTV! ganhou mais um desdobramento dramático nesta segunda-feira (17). O programa ‘Alerta Nacional’ antes previsto para ir ao ar até o dia 28 de abril, teve sua última edição exibida ontem. Ao final, Luiz Rodrigues que vinha apresentando o popularesco, pegou o público de surpresa com o anúncio.
“Hoje a gente encerra um ciclo. Eu sou muito grato à Deus pela oportunidade que me foi dada durante esses três anos, e eu creio muito que nada é por acaso, que nós não somos movidos por sorte. Nós somos movidos por muito trabalho e por muito esforço nessa caminhada. Agradeço a cada um de vocês que apostou nesse programa como seu noticiário diário. Hoje é o último dia do ‘Alerta Nacional’ na RedeTV!. Em nome de toda a equipe, queria agradecer a todos que nos acompanharam nesses três anos de exibição para todo o país”, declarou.
“O ‘Alerta Amazonas’ continuará sendo exibido pela TV A Crítica, geradora do programa, diretamente de Manaus, para os estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins, além da exibição ao vivo nas plataformas digitais. Você continua assistindo à programação da RedeTV! pelo canal 18.1 na capital amazonense. Muito obrigado”, informou ele.
De acordo com o site TVPop, Sikêra, que estava afastado por questões de saúde, planejava voltar ao ar ainda esta semana, o que amedrontou a RedeTV!. Os executivos temiam o que o apresentador poderia falar ao vivo sobre a disputa judicial que trava contra a emissora. O canal então teria se apressado para colocar um fim no programa antes do previsto. Numa decisão improvisada, a RedeTV! anunciou como vai tapar o buraco deixado na grade.
“A partir de amanhã, a emissora apresentará ‘A Hora do Zap’ com os vídeos mais divertidos da internet. Em momento oportuno, a RedeTV! anunciará diversas novidades, entre elas o formato que ocupará a faixa das 18h às 19h30, programado para maio”, declarou em nota à publicação.
Do outro lado da história, de acordo com a coluna de Leo Dias, do Metrópoles, Sikêra enseja uma reação. O apresentador entrou com uma ação judicial contra a RedeTV! na última sexta (14), para receber uma multa de R$ 17 milhões por quebra de contrato.
O imbróglio
Segundo o site ‘Bastidores da TV’, o contrato de Sikêra Júnior valia até o dia 16 de dezembro de 2022. Entretanto, a RedeTV! enviou um aditivo contratual para o apresentador e a TV A Crítica, que intermediou o acordo, estendendo-o por mais cinco anos, até 16 de de dezembro de 2027. O documento foi assinado pelo apresentador e pelo dono da TV de Manaus, Dissica Calderaro, e enviado posteriormente para o jurídico da RedeTV!. Os donos da emissora paulista, porém, nunca chegaram a assinar o contrato.
Neste documento, consta uma cláusula informando que a parte que gerar a rescisão, por qualquer motivo que seja, terá que arcar com uma multa no valor de R$ 17 milhões.
Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho teriam demonstrado desinteresse no apresentador após os discursos preconceituosos e homofóbicos feitos durante apresentação do “Alerta Nacional”, ao longo dos últimos três anos, além de trazer problemas com a Justiça e com o Ministério Público. Em sua defesa, os donos da Rede TV! alegam que as polêmicas criadas por Sikêra Jr. foram o motivo da rejeição do público e dos anunciantes não apenas neste, mas nos demais programas da emissora, gerando uma crise de audiência e de faturamento.