Quem aí se lembra do Pé de Fava, restaurante self-service que ganhou fama ao aparecer no programa “Pesadelo na Cozinha”, da Band? O estabelecimento, localizado em Guarulhos, na grande São Paulo, foi colocado à venda em um site de classificados na internet.
O anúncio feito pelo proprietário Fábio Lima no site OLX, em 19 de maio, pede R$ 150 mil pelo negócio. Na descrição, o dono garante que o restaurante é bem-sucedido e explica os motivos da venda. “Estou indo pra Alagoas cuidar da minha mãe. Mesmo com a pandemia, o restaurante continua lucrativo, sem dívidas, recém-reformado. É só entrar e trabalhar”, avisa a publicação.
O pé de fava está à venda. 😳 pic.twitter.com/ZQPdcU33H1
— Juliana Gonçalves (@Jollyxx) May 21, 2020
Os interessados em adquirir o “Pé de Fava” podem respirar tranquilos, pois o anúncio é, de fato, verdadeiro. Em conversa com a Vejinha, Fábio confirmou ter sido o responsável por colocar o estabelecimento à venda e, mais uma vez, assegurou que a decisão não tinha relação com possíveis problemas financeiros. “Hoje [quinta-feira (21)], por exemplo, vendemos 250, 300 marmitas. Quando não é isso, são 150 por dia”, contou.
Lima ainda explicou que ele e a esposa, Sâmia Carolina, estão em busca de uma vida mais tranquila em Alagoas, terra natal do proprietário. “Moramos 13, 14 anos aqui em São Paulo. A gente cansou da correria de São Paulo e queremos um lugar bem isolado, sossegado. É cansativo trabalhar de domingo a domingo. Comprar um sitiozinho e criar umas galinhas”, declarou.
Assim como boa parte dos empreendedores, Fábio precisou se adaptar diante da pandemia do novo coronavírus. Desde o início da quarentena, o Pé de Fava passou oito dias fechado. “A gente não trabalhava com delivery, tivemos que correr atrás de embalagem, aplicativos de entrega, motoboy. Cada dia [a demanda] vai aumentando”, comentou o dono.
Segundo Lima, várias propostas já foram feitas, mas ele deixou claro que não tem pressa para se desapegar do restaurante. “Colocamos o anúncio para ver qual era a reação do pessoal. Colocamos R$ 150 mil e desde então o telefone não para. Estão aparecendo compradores. Já me ofereceram o dobro [do valor anunciado]“, afirmou.
Por fim, o proprietário validou as mudanças implementadas após a passagem do chef Erick Jaquin. “Quem quiser trabalhar com restaurante é tiro certeiro. A não ser que o cara mude o método de trabalho. Mas do jeito que está aqui, tá tranquilo. Vou avaliar as propostas. O imóvel é alugado, mas quem comprar vai ter tudo: equipamentos, porteira fechada…”, prometeu.
Em outubro do ano passado, o local se tornou meme na internet após o dono, Fábio Lima, participar do reality “Pesadelo na Cozinha” e ser duramente criticado pelo jurado do “MasterChef Brasil”, Erick Jacquin.
Na ocasião, o francês se indignou com as muitas opções de nome apresentadas no restaurante. Na placa da entrada, lia-se “Saborear”. Em um grafite feito nas paredes internas, estava o título “Pé de Fava”. O cardápio e os uniformes das funcionárias, por outro lado, traziam os nomes “São Jorge” e “Varandas”, respectivamente. Eita, confusão! Kkkk
É Pé de Fava, Saborear, São Jorge ou Varandas? 🤔 #MexeSuBundo pic.twitter.com/ZYBvry3FDU
— Pesadelo na Cozinha (@cozinhapesadelo) May 18, 2020
Jacquin também ficou indignado ao descobrir que Fábio desligava o freezer à noite para poupar energia. “Você é a vergonha da profissão!”, disparou o chef, que até vomitou ao sentir o mal cheiro dos alimentos ali armazenados.
Relembre alguns dos melhores memes gerados após o episódio:
"a gente desliga o freezer a noite pra economizar energia" pic.twitter.com/BQAxg7G6zY
— Maicon Küster (@maiconkusterk) October 18, 2019
— Oreru♦️ (@Oreruuyo) October 19, 2019
O jacquin é meu espírito animal nas muitas situações do dia pic.twitter.com/P3Wi4Fcl6c
— Vulgo felipinho (@felpped) October 19, 2019
https://twitter.com/agwntxromanoff/status/1186380473968316417
— momentos antes da desgraça acontecer (@antesdadesgra) October 19, 2019
sou o homem mais feliz do mundo por ter as figurinhas do jacquin hahsuausuah pic.twitter.com/wkDEijvhEj
— 𝔱𝔥𝔦 ツ (@thigarcias) October 20, 2019