Não precisa nem avisar que tem spoilers, né? Foi ao ar na noite desta terça (11) na TV americana o último episódio da primeira metade da sexta temporada de “Pretty Little Liars”. E como havíamos prometido, convidamos a galera do melhor site sobre a série, o PLLBR, pra fazer um resumão do episódio.
Nele, o pessoal do site conta todos os baphos que rolaram no summer finale, que finalmente revelou a identidade do(a) misterioso(a) “A”. Intitulado “Game Over, Charles”, o episódio mostrou os detalhes da vida de “A”, o grande responsável pelas reviravoltas na série. Receeeeebam:
Charles DiLaurentis é, na verdade, Charlotte, que, por sua vez, é Cece Drake!
Tudo começa com um flashback de um incidente na casa dos DiLaurentis, quando Charles, o primogênito de Jessica e Kenneth, acaba quase afogando sua irmã mais nova, Alison, em uma banheira, na tentativa de acalmá-la. Ao perceber que Ali chorava e Jessica não ouvia, Charles tentou ajudá-la, mas acabou por deixá-la cair na banheira, ficando sem saber o que fazer. Em seguida, seu pai entrou no banheiro e pensou que Charles havia tentado, na verdade, matar Alison. Então, mesmo com Jessica relutante, os dois concordam em internar seu filho mais velho no Radley Sanitarium.
De volta ao tempo presente, enquanto conta toda a história para Alison, Cece explica que, desde que conseguia se lembrar, pedia para usar vestidos, mas seu pai não aprovava e, por isso, ela se escondia para brincar com os vestidos da mãe. Jessica entendia Charles, mas Kenneth não. Já no Radley, ele passou a ganhar, de sua mãe, vestidos e roupas iguais às de Alison, “como se fossem irmãs gêmeas”.
Após um tempo, Mrs. DiLaurentis finalmente concorda em aceitar de vez a transsexualidade de seu primogênito, e decide, juntamente com ele, enterrar, com direito à túmulo de verdade, o Charles. Então, uma nova pessoa deu entrada no Radley Sanitarium: Charlotte.
Continuando com sua vida no Radley, Cece explica que conseguiu uma maneira de escapar de lá, mas sem sair de fato: concentrando-se nos estudos. Dessa forma, com sua dedicação, Charlotte conseguiu ser aprovada na U-Penn, juntamente com a liberação do sanatório para que ela frequentasse as aulas. No entanto, Charlotte aproveitou as horas que tinha fora do Radley para outra coisa: se aproximar de sua família, sem que eles soubessem quem ela realmente era. Então, Charlotte adotou outra identidade, essa bastante conhecida por nós: Cece Drake.
Como Cece, ela conheceu Jason, em Rosewood High, e ele logo se interessou por ele. Para desespero de Jessica, os dois começaram um relacionamento, mas Cece explica à Alison que nunca chegaram à ir para a cama; ela sempre teve essa consciência de que eram irmãos. Além de Jason, Cece também se aproxima de Ali, tornando-se a melhor amiga da nossa Queen Bee.
E como Cece se tornou “A”? Como roubou o jogo de Mona e por que perseguiu as quatro meninas também? Segundo ela, enquanto Mona estava no Radley, Cece passou a visitá-la e aproveitar-se do estado dopado sob o qual Mona se encontrava: esta pensava que estava conversando com Alison, e Cece aproveitava para saber mais sobre sua irmã e as Liars. Mona contou para ela tudo o que fez para as meninas quando era “A”, e isso a deixou muito interessada. E, para piorar, Mona também acabou dizendo para Cece que as meninas ficaram felizes por Alison ter sumido, e isso a deixou com muita raiva.
Quando Mona começou a recuperar sua consciência, Cece passou a se comunicar secretamente com ela, fazendo um acordo: Mona a ajudava a sair do Radley e, em troca, Cece jogaria o jogo de “A” com ela. E, então, Cece foi viver em Rosewood, para se aproximar das meninas. Mas, lá, ela começou a ver uma Red Coat, loira, andando pela cidade, e desconfiou: Alison não estava morta! E, após o incêndio que ocorreu na season finale da 3ª temporada (3×24 “A dAngerous gAme”), Cece teve certeza de que sua irmã não havia morrido. Por fim, mesmo sabendo que Ali estava viva, Cece explicou que não conseguiu encerrar o jogo: ela era muito boa naquilo e se sentia bem por ter sucesso em algo.
E, então, é isso: essa é a história de Charles/Charlotte/Cece, ou, se vocês preferirem, “A”. No telhado do Radley, após ter falhado na sua tentativa de explodir o sanatório que foi sua casa por muitos anos, Cece, convencida pelas meninas, decide não se matar. Mas o jogo acabou.
Red Coat e Black Widow são a mesma pessoa: Sara Harvey!
O mistério das “ajudantes” de “A” caiu sobre uma única pessoa: Sara Harvey, que já foi amiga desaparecida, refém de “A” na “Dollhouse”, interesse amoroso de Emily, e parecia ser uma personagem não tão interessante na série. Porém, para Cece, Sara foi mais um peão em seu jogo. Ela foi Red Coat quando Cece precisou de uma distração para Mona, na noite do incêndio (3×24 “A dAngerous gAme”), e também foi Black Widow no funeral de Wilden (4×01 “A is for A-L-I-V-E”), pois Cece queria ter certeza de que ele morreu, enviando-a, assim, para confirmar se o corpo realmente estava lá.
Bethany Young, a morte de Marion Cavanaugh e a noite no celeiro!
Enquanto todos achavam que Bethany era inocente, o episódio nos surpreendeu novamente, mostrando exatamente o contrário. Ainda pequena, enquanto estava internada na Radley, Bethany fez amizade com Charles e, juntos, encontravam-se no terraço, onde Charles tinha liberdade para usar os vestidos que ganhava de presente de sua mãe. Em um desses encontros, Marion, a mãe do Toby, apareceu, deixando Charles desesperado, já que não queria que ninguém o visse daquela maneira. Por isso, ele pediu à Bethany que o ajudasse a se esconder. Então, na tentativa de convencer Marion a sair do terraço, Bethany se alterou e a empurrou lá de cima, causando sua queda e, consequentemente, sua morte. Entretanto, Bethany culpou Charles, que não teve chances de se explicar: “ninguém acredita no garoto que usa vestidos”.
Anos depois, Bethany descobriu que a Mrs. DiLaurentis estava tendo um caso com seu pai e, somada à inveja dos privilégios de Charlotte, ficou furiosa. Então, ela roubou as roupas de Charlotte e saiu do Radley, com o objetivo de se vingar de Jessica. Charlotte, sabendo do perigo e tentando proteger sua mãe, foi atrás e encontrou uma menina com a mesma blusa amarela que ela ganhou de sua mãe – igual também à de Ali, já que ambas ganhavam as mesmas roupas – e a acertou com uma pedra. No entanto, aquela não era Bethany, mas sim Alison. Então, como vimos na season finale da 4ª temporada (4×24 “A is for Answers”), Jessica enterrou Ali, acreditando que ela estivesse morta, para proteger Charlotte.
Por fim, após ouvir essa história, Mona confessa às meninas que, naquela noite, também encontrou uma loira de blusa amarela em frente à casa de Alison. Como vingança por todo o sofrimento que a Queen Bee a havia feito passar, Mona acertou essa loira com uma pá, acreditando ser Ali. No entanto, Mona acabou acertando Bethany. E assim se resolve o mistério sobre a conturbada noite do primeiro episódio da série.
A passagem de tempo!
Com o fim do jogo de Charles/Charlotte/Cece, as nossas cinco meninas finalmente estão livres para seguirem com as suas vidas. Em uma emocionante despedida, Aria, Emily, Hanna e Spencer estão de partida. Os destinos? Savannah, Pepperdine, Nova York e Georgetown, respectivamente. E Alison? Bem, nossa eterna Queen Bee chegou à conclusão de que, após passar tantos anos querendo estar longe de Rosewood, era ali mesmo onde ela deveria ficar.
Mas, para quem achou que os mistérios e suspenses de PLL acabaram ali, se enganou, e muito! Logo em seguida, já temos uma cena super tensa, em que as quatro Liars, já adultas, entram apavoradas em uma sala de aula de Rosewood High, em que Alison é a professora. O motivo dessa tensão? “Ele já está aqui”.
E quem é “ele”? Bem, aí fica o convite para continuarem acompanhando essa nova história que se iniciará em “Pretty Little Liars”, a partir de janeiro de 2016, quando a série irá retornar com a segunda metade da 6ª temporada, com o episódio 6×11 – “Of Late I Think Of Rosewood”. See you around, bitches. Kisses, -A.