Parece que não fomos os únicos a não aceitar a morte de Marissa em “The O.C.”, no final da 3ª temporada da série. Os criadores da atração adolescente, Josh Schwartz e Stephanie Savage, contaram que foram pressionados por executivos a matarem a personagem de Mischa Barton. A revelação veio dezesseis anos após o final do programa da Fox.
Em uma entrevista recente à Vanity Fair, Schwartz e Savage disseram que deveriam adicionar um drama a mais ao seriado. “Nós estávamos sob uma enorme pressão para fazer algo com aquele nível de drama“, recordou a produtora. “Matar uma personagem fixa foi uma ordem que veio de cima. Se quiséssemos uma quarta temporada, teríamos que fazer algo assim“, afirmou.
Segundo Schwartz, os dois se arrependem até hoje de matar Marissa e gostariam de mudar o final da protagonista. “Olhando para trás, nós gostaríamos de ter encontrado uma solução diferente”, disse. “Nós não víamos uma alternativa na época, e por isso fomos por esse caminho. Mas obviamente, analisando em retrospectiva, havia muitas outras formas pelas quais poderíamos ter removido a personagem da série e dado à Mischa o tempo que ela precisava e queria — e que ainda teriam permitido que ela retornasse“, ponderou.
Além disso, os roteiristas notaram que a reação do público à reviravolta não foi boa: “Quando nós vimos a reação à morte de Marissa, não nos sentimos bem. Não parecia que o público tinha sido servido ou respeitado da forma que sempre quisemos. Nós imediatamente nos arrependemos naquele momento“.
Marissa morre em um acidente de carro depois que seu ex-namorado bêbado, Volchok (Cam Gigandet), irritado pelo rompimento do relacionamento, persegue ela e Ryan (Ben McKenzie) para fora da estrada. A cena foi considerada um dos momentos mais tristes e inesperados de toda a série. Confira:
Mischa Barton revela opinião sobre o final de sua personagem
Apesar da decisão tomada pelos criadores, Mischa Barton ficou contente com o desfecho que sua personagem teve na série. “Eu realmente amo que ela teve essa morte épica e terminou assim, pois foi memorável, não foi algo qualquer… Senti que foi um ótimo final”, concluiu a atriz em entrevista ao E! News.
Mischa, no entanto, revelou o real motivo para sua saída do programa. De acordo com a estrela, as diferenças salariais e desentendimentos nos bastidores marcaram o fim de sua participação no elenco. “E também o bullying em geral de alguns dos homens no set, que também era meio merd*. Mas eu amava o programa e precisei criar minhas formas de autopreservação, lidando com toda a pressão e fama em cima de mim”, declarou.