Hugo Gloss

Grey’s Anatomy: Roteirista pede licença após ser acusada de mentir sobre histórico médico, e explica decisão

Greys Anatomy 18a Temporada Parte 1 (1)

Foto: Reprodução

Os bastidores de “Grey’s Anatomy” continuam tumultuados, segundo o E!News… Após ser colocada em licença administrativa, sob a suspeita de ter mentido a respeito do seu histórico médico — que chegou a inspirar episódios da série —, a roteirista Elisabeth Finch pediu um afastamento do programa. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (31), Finch agradeceu aos envolvidos e explicou o motivo de sua decisão.

“Sempre serei uma das maiores fãs de ‘Grey’s Anatomy;. Eu amei a série desde o primeiro dia e tive a honra de escrever para ela desde a 11ª temporada. O momento de maior orgulho da minha carreira foi assistir sobreviventes de estupro receberem o episódio ‘Silent All These Years’. ‘Grey’s Anatomy’ é uma família brilhante e de grande coração”, afirmou.

“Por mais difícil que seja tirar um tempo agora, sei que é mais importante me concentrar em minha própria família e minha saúde. Sou imensamente grata à Disney, à ABC e à Shondaland por me permitirem fazer isso e por continuarem me apoiando neste momento muito difícil”, acrescentou.

Elisabeth Finch chegou a atuar em um dos episódios da série médica. Foto: Reprodução

Ainda, o advogado da roteirista também se manifestou, apontando que ela precisa de tempo para lidar com o recente divórcio. “Elisabeth solicitou uma licença pessoal (não remunerada) para que ela possa se concentrar em sua saúde e lidar com esse divórcio muito amargo e agora público”, disse Andrew Brettler.

Relembre o caso

No dia 17 de março, fontes ouvidas pelo The Hollywood Reporter afirmaram que a roteirista Elisabeth Finch foi colocada em licença administrativa. Os departamentos jurídicos e de recursos humanos da Disney, proprietária do canal ABC, iniciaram uma investigação interna para apurar o que realmente aconteceu.

Os responsáveis buscam muitas respostas, entre elas se Finch realmente foi diagnosticada com câncer ósseo e sofreu um aborto durante sessão de quimioterapia. “Somente Elisabeth pode falar sobre sua história pessoal”, comentou brevemente um porta-voz da produtora Shondaland, responsável por “Grey’s Anatomy”. Finch é roteirista do programa desde 2014, tendo sido responsável por assinar cerca de uma dúzia de episódios.

O alcance das histórias contadas por Elisabeth foi grande, tanto que ela chegou a conceder entrevistas para a revista Elle norte-americana, o site de Shondaland, e até mesmo o The Hollywood Reporter, falando sobre momentos de sua vida em que perdeu um rim e parte da perna. Suas experiências foram levadas para as telas e Finch se tornou um importante nome dentro da sala de roteiristas desde então.

A escritora até fez uma participação especial no episódio “Silent All These Years”, de 2015, em que apresentou um enredo sobre estupro, que teria sido inspirado em uma visita que ela fez ao Centro de Tratamento de Estupro da UCLA, em Santa Monica.

A desconfiança que as histórias poderiam ser mentirosas começou quando Finch precisou se ausentar para lidar com emergências familiares. Preocupados, os colegas entraram em contato com a esposa de Elisabeth, Jennifer Byer, e durante a conversa notaram semelhanças nas histórias ditas pela mulher com as que a roteirista contou, alegando serem suas. Com isso, os executivos da Shondaland e Disney ligaram o alerta vermelho e colocaram a profissional em licença.

Sair da versão mobile