Oscar Will Smith Chris Rock

Will Smith renuncia vaga na Academia após “tapão” no Oscar: “Estou de coração partido”

O vencedor do prêmio de “Melhor Ator” agrediu Chris Rock após o humorista fazer uma “piada” com a aparência de Jada, esposa de Smith

Will Smith, vencedor do Oscar de “Melhor Ator” por seu papel em “Kind Richard – Criando Campeãs”, renunciou à sua vaga de membro na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, após a polêmica envolvendo Chris Rock. O astro de “Um Maluco no Pedaço” subiu ao palco e desferiu um tapa no rosto do comediante, após Rock fazer uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will.

“A lista dos que magoei é longa e inclui Chris, a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os que estavam presentes, e audiências globais em casa. Traí a confiança da Academia. Privei outros nomeados e vencedores da sua oportunidade de celebrar e ser celebrado pelo seu extraordinário trabalho. Estou de coração partido”, afirmou.

Smith continuou, explicando outros motivos que o levaram a tomar esta decisão: “Quero voltar a colocar o foco naqueles que merecem atenção pelas suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. A mudança leva tempo, e estou empenhado em fazer um trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”. Segundo o Deadline, além de renunciar à vaga, o ator garantiu que aceitará qualquer punição adicional que a Academia considere apropriada.

Will Smith Bate Chris Rock
Will Smith e Chris Rock protagonizaram treta no Oscar. (Foto: Getty)

A Academia já estava analisando qual seria o futuro do ator dentro da organização, alegando que Smith teria sido convidado a se retirar da premiação depois de atacar Chris Rock. Segundo a instituição, ele teria se recusado a sair de lá. “Enquanto nós gostaríamos de esclarecer que o sSr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e se recusou, nós também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de modo diferente”, pontuou o comunicado.

Nos últimos dias, foi aberto um processo disciplinar e o astro teria até 15 dias para apresentar sua defesa: “De acordo com os Padrões de Conduta da Academia, bem como as leis da Califórnia, o Sr. Smith está recebendo um aviso com pelo menos 15 dias de antecedência de uma votação a respeito de suas violações e sanções, e a oportunidade de ser ouvido antecipadamente por meio de uma resposta por escrito”.

Continua depois da Publicidade

A Academia acusou Will de contato físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador, e de comprometer a integridade da Academia. “Na próxima reunião do conselho, em 18 de abril, a Academia pode tomar qualquer ação disciplinar, o que pode incluir suspensão, expulsão, ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta”, explicou.

Resposta da Academia

Agora há pouco, David Rubin, presidente da Academia, respondeu à renúncia de Will Smith. Além de acatar a decisão do ator, o presidente afirmou que os “processos disciplinares” continuarão em andamento.

“Recebemos e aceitamos a demissão imediata do Sr. Will Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Continuaremos a avançar com o nosso processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações das Normas de Conduta da Academia, antes da nossa próxima reunião do Conselho de Administração, marcada para 18 de abril”, disse Rubin para a revista Variety.