O coração dos fãs de “House of The Dragon” precisa ser forte! O co-criador da série, Miguel Sapochnik, está deixando o cargo de showrunner antes de sua segunda temporada. Segundo o Hollywood Reporter nesta quarta-feira (31), o roteirista fechou um novo acordo com a HBO e irá desenvolver novos projetos para a emissora, mas permanecerá como produtor executivo durante a exibição do programa.
“Trabalhar no universo de Thrones nos últimos anos foi uma honra e um privilégio, especialmente passar os dois últimos anos com o incrível elenco e equipe de ‘House of the Dragon’”, disse Sapochnik em comunicado à revista. “Estou muito orgulhoso com o que conquistamos com a primeira temporada e muito feliz com a reação entusiasmada de nossos espectadores”, acrescentou. O spin-off do clássico de fantasia virou a maior estreia de todos os tempos da HBO, com quase 10 milhões de espectadores assistindo ao primeiro episódio nas primeiras 24 horas.
O criador continuou sua fala afirmando que a saída do projeto foi um momento difícil para sua carreira. “Foi incrivelmente difícil decidir seguir em frente, mas sei que é a escolha certa para mim, pessoal e profissionalmente. Ao fazê-lo, porém, estou profundamente tranquilo em saber que Alan [Taylor] se juntará à série. Ele é alguém que conheço e respeito há muito tempo, e acredito que essa preciosa série não poderia estar em mãos mais seguras”, garantiu. E acrescentou: “Estou tão feliz por continuar a fazer parte da HBO e da família ‘House of the Dragon’, e, claro, desejo sucesso a Ryan e à sua equipe e tudo de melhor com a segunda temporada e além”.
Sapochnik foi responsável por alguns episódios aclamados de “Game of Thrones”, incluindo alguns dos favoritos dos fãs como “Hardhome” e “A Batalha dos Bastardos”. Alan Taylor, que irá substituí-lo como diretor e produtor executivo na segunda temporada do prequel, segue na mesma linha: além de vários episódios da segunda temporada, ele foi o realizador de “Baelor”, nono capítulo do primeiro ano do programa.
Sobre seu retorno ao universo criado por George R.R. Martin, Taylor se mostrou animado. “É um prazer e uma honra estar de volta à HBO, mergulhando no mundo dos Targaryen. Estou ansioso para trabalhar de perto com Ryan enquanto ‘House of the Dragon’ cresce em sua segunda temporada. Ryan, Miguel e George lançaram uma história extraordinária, em um mundo rico e fascinante. Retornar a Westeros será um grande empreendimento e estou ansioso pelo desafio”, afirmou o diretor.
A HBO também se manifestou sobre a troca de cadeiras. “Miguel Sapochnik fez um trabalho incrível na primeira temporada de ‘House of the Dragon’, estabelecendo sua estética e assinatura. Esta série simplesmente não poderia ter acontecido do jeito que aconteceu sem ele”, afirmou um representante da emissora à publicação. “Embora adoraríamos que Miguel continuasse no mesmo cargo, estamos entusiasmados por ter sua colaboração contínua nessa nova capacidade criativa. Olhando para o futuro, tivemos um relacionamento de décadas com Alan Taylor e estamos muito satisfeitos por tê-lo se juntando a Ryan e ao resto da equipe talentosa”, finalizou.
Com a saída de Sapochnik, Ryan Condal fará a transição de co-showrunner para showrunner único de “House of the Dragon”, que já tem sua segunda temporada confirmada.