Hugo Gloss

Paradeiro de Anna Delvey, golpista que inspirou série “Inventando Anna”, é revelado após falha na deportação

Fotojet (8)

Fotojet (8)

Anna Vadimovna Sorokina, que inspirou a protagonista da série “Inventando Anna“, continua sob custódia nos Estados Unidos, após um atraso em sua deportação, marcada para esta segunda-feira (14). A produção da Netflix conta a história da golpista russa que conseguiu enganar a elite norte-americana ao fingir ser uma herdeira alemã multimilionária.

Depois de ficar um ano em uma unidade de detenção no estado de Nova York, Anna Delvey estava programada para ser deportada para a Alemanha. De acordo com a revista People, ainda na segunda-feira, um aplicativo que permite que as pessoas se comuniquem com os presos, enviou uma notificação para informar aos amigos e familiares de Anna que ela havia sido libertada.

Delvey estava programada para chegar em Frankfurt à noite, mas ela nunca apareceu. Segundo a publicação, a deportação fracassou quando Anna se recusou a deixar o aeroporto, enquanto seus advogados entraram com uma moção para suspender a decisão.

“Legalmente, eles não deveriam poder deportá-la até o dia 19 [de março]. Isso se deve à ordem de deportação assinada em 17 de fevereiro e que nos permite ter 30 dias para apresentar um recurso. Mas estamos lidando com burocracia, e há vários arquivamentos no caso dela, então você nunca sabe se houve um erro na papelada”, disse o advogado de defesa Manny Arora, à NBC News.

Um informante da unidade de detenção confirmou que ela segue sob custódia, enquanto as autoridades dos Estados Unidos planejam uma nova data para a deportação.

“Falei com Anna esta manhã. Ela estava confusa e um pouco preocupada. É difícil [para ela] entender toda a burocracia. Quando você não sabe o que o seu futuro reserva, quando você não pode ligar para as pessoas quando quiser obter informações, isso a deixa ansiosa e frustrada. Ela está se mantendo positiva, mas é difícil para ela”, afirmou o advogado ao The New York Post.

Entenda o caso

A russa Anna Vadimovna Sorokina, também conhecida como Anna Sorokin, foi presa pelos golpes em 2019 e condenada de 4 a 12 anos de prisão, além do pagamento de uma restituição de U$S 199 mil e multa de U$S 24 mil. No entanto, ela conseguiu sua liberdade condicional após uma apelação ao estado de Nova York, e foi solta em fevereiro de 2021. No total, Anna cumpriu cerca de três anos e meio na prisão.

Enquanto ainda estava atrás das grades, a golpista recebeu da Netflix o pagamento pela adaptação de sua história, no valor de U$S 320 mil. Apesar disso, segundo a publicação, a maior parte da quantia foi destinada a custear a restituição judicial, a multa e os advogados.

Após conseguir a liberdade em fevereiro, Anna foi presa de novo após pouco mais de um mês. O motivo desta vez foi bem diferente, já que ela foi levada pelo Departamento de Imigração dos Estados Unidos (ICE). O visto de Anna, que permite a permanência de imigrantes em solo americano, expirou em setembro de 2020.

Em março de 2021, ela foi localizada e levada a uma unidade de detenção no estado de Nova Jersey. Em seguida, a russa foi “hospedada” na Cadeia de Orange County, em Nova York, onde deve permanecer até a deportação.

Na série da Netflix, uma jornalista precisa provar seu valor ao investigar o caso de Anna Delvey, uma herdeira alemã, famosa no Instagram, que roubou os corações — e o dinheiro — da alta sociedade de Nova York. Além de Julia Garner no papel principal, a série de Shonda Rhimes ainda tem atores como Arian Moayed, Anna Chlumsky e Laverne Cox. Assista ao trailer:

Sair da versão mobile