[Alerta Spoilers!] Quem já assistiu à quarta temporada de “Stranger Things”, descobriu como ela foi reveladora sobre o – até então – misterioso passado de Eleven (Millie Bobby Brown). Contudo, um detalhe desse quebra-cabeça ficou muito confuso… Muitos fãs identificaram o que seria um furo de roteiro na produção, justamente no que diz respeito aos flashbacks da heroína.
“Stranger Things” foi ao ar pela primeira vez em 2016, apresentando ao mundo o universo de Hawkins e da criancinha que tinha o poder de telecinese. Na época, quando Eleven descobriu a civilização, ela mal sabia falar. Ao longo das três temporadas, a protagonista foi aprendendo a se comunicar com os amigos. Até mesmo na quarta temporada, é possível ver como ela ainda apresenta dificuldades com a língua.
Mas, quando esses novos episódios revisitam o que aconteceu antes da primeira temporada, vem a descoberta: a garotinha já falava no laboratório de Hawkins. Os experimentos do Projeto Nina expõem memórias da protagonista, deixando claro como ela teve diálogos na infância. O que será que aconteceu?
Pelas redes sociais, vários espectadores também notaram que algo de errado não estava certo. “Como que a Eleven consegue falar mó bem nos flashbacks da última temporada sendo que na primeira ela não conseguia falar nadinha?”, questionou um perfil no Twitter. “Por que a Eleven fala com o Peter se na [temporada 1] ela não sabe falar?”, perguntou outro.
como que a eleven consegue falar mo bem nos flashbacks da ultima temporada sendo que na primeira ela nao conseguia falar nadinha?
— underwater boi (@captaingarrido) June 1, 2022
Pq a eleven fala com o Peter se na s1 ela N sabe falar? pic.twitter.com/yynm84cFLM
— Kat (@k4th6rine) May 28, 2022
Outra fã da série notou como isso foi detalhado ao longo das temporadas. “Ela conjugava os verbos todos errados, não sabia o que era mentir e nessa o Papa lá falou que o 2 tava mentindo na frente de todo mundo”, disse o perfil no Twitter. Olha só:
https://twitter.com/hgwrtslytherin/status/1532119942383943687?s=20&t=GtXGpHzInO-8gHllGk-OCQ
https://twitter.com/hgwrtslytherin/status/1532122989952741377?s=20&t=iQjEe11JDJF4sKRy2Sq0xw
como a eleven mal sabia falar sim ou não na primeira temporada e agora nos flashbacks ela tá tendo conversas super elaboradas? wtf
— sarah 🦊 we are & wandee era (@mileapoing) June 1, 2022
Teorias
Diante disso, fãs deram início a algo bem comum no universo de “Stranger Things”: as teorias da conspiração. Muitos tentaram entender o que teria motivado essas diferenças da pequena Eleven da primeira temporada para a que aparece na quarta. “Eleven não consegue falar nos primeiros episódios, tipo, ela só está traumatizada ou é um outro furo de roteiro”, cogitou um espectador.
https://twitter.com/oncexii/status/1531512387102461952?s=20&t=mnG9yI9SJX_7nJYpTsyOGQ
Houve ainda os que consideraram que Martin Brenner – o “papa” de Eleven – poderia ter manipulado as memórias da jovem para conseguir acessar os poderes dela novamente. “Oh, e a Eleven misteriosamente consegue falar. Brenner poderia estar alimentando memórias falsas nela porque ele é o único [que sabe] o que está realmente acontecendo”, sugeriu um perfil.
…oh, and Eleven can mysteriously talk.
Brenner could be feeding her false memories bc he’s the only one what’s actually happening… #StrangerThings
— Alej G (@Cinephile420) June 1, 2022
Já a fã Erica Nichols apontou outra possibilidade, que dialoga com uma experiência pessoal. Segundo ela, Eleven poderia ter desenvolvido mutismo. “‘Por que a Eleven consegue falar nos seus flashbacks se ela não conseguia na primeira’. Eu desenvolvi mutismo seletivo aos 9 anos, a fala pode regredir, meu irmão em Cristo”, afirmou.
“why is eleven able to talk in her flashbacks when she couldnt in season one” i developed selective mutism at 9, speech can regress my brother in christ
— ricky (@yikejordans) June 1, 2022
Será que foi só um errinho ou há algo por trás disso? Não somos esfinge, mas já queremos desvendar esse enigma! Kkkk Quem sabe a resposta não venha na segunda parte, né? Enquanto não chega, vem assistir ao trailer dos próximos episódios inéditos – que vão ao ar em julho –, clicando aqui.