Em participação no Jimmy Kimmel Live!, nesta terça-feira (29), o ator Dominic West abordou as críticas de que seria “muito bonito” para interpretar o rei Charles III em “The Crown“.
O debate sobre a falta de semelhanças entre ele e o monarca começou em agosto, meses antes do lançamento da 5ª temporada na Netflix. Quando as primeiras fotos dos novos episódios vieram à tona, fãs apontaram que, mesmo caracterizado, West não se parecia em nada com o filho da rainha Elizabeth II. Espectadores reclamaram, ainda, que Dominic era até mesmo “bonitão demais” para o papel.
A polêmica em torno da escolha do astro só ganhou mais força em novembro, após a estreia dos capítulos no streaming. “Discordo totalmente que Dominic West seja o intérprete para o papel de Príncipe Charles. O ator é bonitão demais”, disparou um internauta. “Dominic West entrega muita verdade com seu príncipe Charles, mas impossível associá-lo ao atual rei do Reino Unido, fisicamente nada lembra o dito cujo”, disse outro. “Nunca vou me conformar com essa segunda fase de atores fisicamente tão diferentes. E agora Dominic West bonito demais pra interpretar o príncipe Charles que teve na feiura uma característica importante ressaltada nos tabloides da época”, pontuou um terceiro.
Ciente da reação em massa, West abordou o assunto em papo com Kimmel. “Eles (os espectadores) estão dizendo que você é bonito demais para interpretar o príncipe Charles e acho que é verdade”, brincou Jimmy. “Bem, muito obrigado. Já recebi críticas piores”, se divertiu Dominic.
“Sem ofensas ao rei, mas você está mais para Príncipe Encantado do que Charles”, acrescentou o apresentador, arrancando gargalhadas do convidado e da plateia. “Este é o período da vida de Charles que provavelmente foi o mais embaraçoso para ele e você está interpretando-o. Isso te deixa nervoso? Ele poderia te decapitar se quisesse, ele é o rei!”, quis saber Kimmel.
“Sim, foi o ponto mais baixo da vida dele. (…) Certo, sim, bem, não, ele não pode [me decapitar]“, respondeu Dominic, aos risos. O ator então explicou que o período que, de fato, é o “mais triste” da vida do atual monarca britânico, já que sua aparência foi alvo de piadas nos tabloides britânicos durante o divórcio conturbado com Diana.
Ambientada nos anos 1990, a série aborda, também, a exposição do affair com Camilla Parker Bowles, e, eventualmente, a morte da princesa do povo. “Você vê fotos e vídeos dele [nesse período] e ele está muito, muito triste. É uma grande responsabilidade passar isso”, admitiu Dominic.