Hugo Gloss

The Crown: Série recria momento do “vestido da vingança” de princesa Diana; veja imagem!

Elizabeth Debicki E Princesa Diana

Elizabeth Debicki E Princesa Diana (Foto: Getty; Reprodução/Netflix)

Se tem uma coisa que todos os fãs de “The Crown” ficam surpresos, é a capacidade da série da Netflix recriar com perfeição momentos históricos vividos pela família real. Por isso, para deixar os amantes do seriado ainda mais empolgados pela quinta temporada, nesta sexta-feira (28), a plataforma divulgou novas fotos de Elizabeth Debicki usando um dos looks mais icônicos da princesa Diana: o famoso “vestido da vingança”.

A peça deslumbrante recebeu o apelido curioso porque Lady Di apareceu vestida com ela na mesma noite em que o príncipe Charles (agora rei Charles III) confessou sua infidelidade com Camilla Parker-Bowles (agora a rainha consorte) em um entrevista na televisão. O incrível momento da mãe dos príncipes Harry e William aconteceu durante uma festa da Vanity Fair, na Serpentine Gallery em Londres, em 29 de junho de 1994, e ofuscou a entrevista de Charles em quase todos os sentidos. Na época, o jornal The Sun chegou a escrever em uma publicação: “A vingança é chique. Di ontem à noite mostrou a Charles o que ele está perdendo”.

Os cliques liberados pela plataforma de streaming, mostram Elizabeth usando um vestido praticamente idêntico ao da saudosa princesa, anteriormente desenhado pela estilista Christina Stambolian. Outro detalhe é o acessório de cair o queixo: uma gargantilha de pérolas com uma grande safira oval cercada por diamantes. Compare:

A atenção para recriar este momento é impressionante. A atriz também está usando esmalte vermelho como Diana, além de ter o cabelo penteado como a ex-princesa de Gales. O departamento de figurino e a equipe de cabelo e maquiagem acertaram em cheio!

Debicki está assumindo o papel da princesa nas duas últimas temporadas da atração. Em entrevista à Vanity Fair, a novata da produção descreveu sua felicidade ao gravar a cena.“Me fascinou como as pessoas estavam em transe com aquele vestido”, disse a atriz. “Quando se soube que eu tinha o papel, recebi essas mensagens de texto de parabéns, [mas] também havia uma grande quantidade de mensagens de texto sobre o ‘vestido de vingança’. ‘Você pode usar o Vestido de Vingança?’ ‘Oh meu Deus, você pode usar o Vestido de Vingança!'”, acrescentou, empolgada.

Ela continuou: “Foi muito significativo e bastante poderoso, mas também provocou algo em mim como atriz. Eu realmente não posso explicar isso. É incrível que um vestido represente um momento na história, ou que a vida desse humano represente tanto e se torne tão icônica. Então esse foi um grande dia no set para mim!”

Também ao portal, a figurinista vencedora do Emmy, Amy Roberts, disse que o look foi uma escolha de moda ousada para Diana, considerando que “a realeza nunca é incentivada a usar preto”. Segundo ela, a cor é considerada fúnebre. Além disso, o decote que deixa os ombros nus também chamou bastante atenção. “Foi uma sensação”, relembrou.

Falando sobre a motivação de Diana para tornar o visual público, ela disse: “Toda mulher deve se sentir [assim se estivesse nessa posição]: ‘Ei, você me traiu. Culpa sua’. E acho que todo mundo disse, ‘Sim, bom para você’. Você pode viver e parecer absolutamente sensacional”. Roberts ainda acrescentou que, na ocasião, a princesa teria dito que gostaria de “parecer um milhão de dólares”.

Para recriar o vestido, a equipe da figurinista obteve permissão da estilista original que, inclusive, esteve presente na hora de gravar a sequência. Ela revelou que no momento de filmar a cena, todos congelaram. “Elizabeth saiu do carro e houve um momento palpável de ‘uau’ no set, como quando Emma Corrin [antiga intérprete de Diana no seriado] foi revelada em seu vestido de noiva. Os sets de filmagem são barulhentos e há muitos ajustes acontecendo, mas ninguém teve que dizer, ‘Certo, quieto, ação.’ Todo mundo ficou quieto nas duas ocasiões. Isso mostra o quão importante esses dois vestidos são”, detalhou Stambolian.

Vinte e oito anos depois que Diana usou o vestido, ele continua sendo um ponto de referência da cultura pop – com sua própria página detalhada na Wikipedia, e milhares de pessoas fazendo homenagens e imitações online. A quinta temporada de “The Crown” será lançada em 9 de novembro e seguirá a vida da família real na década de 1990. Confira o trailer:

Sair da versão mobile