[Alerta Spoilers!] Após 11 anos e 177 episódios, “The Walking Dead” chegou ao fim neste domingo (20), com a exibição de seu último episódio. Depois de 11 temporadas, a trama finalmente colocou um ponto final no apocalipse zumbi, e o desfecho ainda contou com o retorno de Rick (Andrew Lincoln) e Michonne (Danai Gurira). Contudo, por pouco, a série não teve encerramento completamente diferente. Como?
As mudanças no final original vieram justamente por conta da aparição de Rick e Michonne. Em entrevista ao portal Insider, Greg Nicotero, produtor executivo e diretor do último episódio, revelou que uma cena teve de ser cortada para que os personagens lendários estivessem no episódio “Rest In Peace” (“Descanse em paz”, em português). A participação surpresa dos dois foi gravada em agosto, meses depois de “The Walking Dead” concluir suas filmagens.
Caso eles não estivessem presentes, a produção chegaria ao fim fazendo uma homenagem à série de quadrinhos e ao episódio piloto, que foi ao ar em 2010. “Havia uma cena que nós filmamos, mas quando foi decidido colocar a conclusão, nós sentimos que entraria em conflito com o trecho de Rick e Michonne. Então, nós a tiramos”, contou Nicotero. Segundo a publicação, duas pessoas próximas à equipe confirmaram que essa “cena cortada” era justamente o desfecho original da trama, que daria um salto no tempo.
De acordo com os relatos, o roteiro final da série teria sido assim: “Depois que Daryl partiu, nós cortamos para o Freedom Parkway, nos arredores de Atlanta – onde [foi feita] a cena icônica de Rick do piloto. Vemos uma van modificada para etanol, com uma jovem mulher e um homem nos bancos da frente (na casa dos 20 anos). Ao longo da cena, nós percebemos que são RJ e Judith adultos. Outras versões adultas das crianças estão atrás – Coco, Gracie, etc. Eles estão por aí, procurando acompanhar quaisquer sobreviventes de volta para suas comunidades. Continuando o legado de seus pais. Enquanto RJ fala no rádio, ele termina com: ‘Se você puder me ouvir, me responda. Aqui é Rick Grimes’. (O que, é claro, é seu nome – e a fala que Rick disse no episódio piloto). Então, nós terminamos com a voz de um sobrevivente respondendo de volta: ‘… Alô?'”.
Uma fonte mencionou como a cena teria trazido a série de volta para um círculo completo, que “não era um universo” ou um final de “construção de mundo”, mas algo “que foi adequado, emocionalmente”. Outra pessoa, no entanto, disse que todos pensaram que o final original “era enlatado”, porque talvez pode não ter feito sentido “encerrar a atração em ‘novas versões’ de personagens que nós realmente não conhecemos”.
Até outro fator dos últimos episódios – as breves narrações de Judith nas aberturas – também foi pensado para ser uma preparação para o final original. Mas não foi isso o que aconteceu… Ao invés dessa proposta, a série dá um salto de apenas um ano, mostrando todos vivendo pacificamente em uma das três comunidades. Por fim, a produção corta para a cena estendida de Rick e Michonne, até voltar brevemente para Judith e RJ no presente. O trecho em que Rick e Michonne retornam serviu justamente como aquecimento para um spin-off deles, que virá em breve.
Saiba tudo o que rolou no último episódio de “The Walking Dead”, clicando aqui.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques