The Walking Dead: Episódio final tem desfecho surpreendente e retorno de personagens queridos; vem ver!

Conclusão da série foi ao ar neste domingo (20) e surpreendeu fãs

The Walking Dead

[ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers da episódio final de “The Walking Dead”]

Neste domingo (20), foi ao ar o último episódio do épico apocalíptico “The Walking Dead“. Após 11 anos e 177 episódios, a série se despediu de uma legião de fãs apaixonados com o episódio intitulado – muito apropriadamente – de “Rest In Peace” (“Descanse em paz”, em português).

A produção colocou um fim no apocalipse zumbi, e deixou, é claro, um gostinho de quero mais para preparar o fandom para os três spin-offs, protagonizados por seus personagens mais importantes, que vêm por aí. Além de sangue, flashbacks e flashforwards, tivemos ainda o tão esperado retorno de Rick (Andrew Lincoln) e Michonne (Danai Gurira).

https://twitter.com/swftlaur/status/1594528395555229698?s=20&t=SgTjWTrsymOsa-TBuvCaUA

Logo no início do episódio, recebemos respostas para questionamentos criados no penúltimo capítulo: a sobrevivência de Judith (Cailey Presley Fleming) ao tiro que levou da governadora Pamela (Laila Robins). Para o alívio dos telespectadores, descobrimos que a jovem resistiu, após ser socorrida por Daryl (Norman Reedus) e levada para o hospital da Commonwealth.

Judith sobrevive ao tiro após uma transfusão de sangue de emergência. (Foto: Reprodução/AMC Studios)

No entanto, após a transfusão de sangue de emergência que salva a pequena, vemos Jules (Alex Sgambati) e Luke (Dan Fogler) perdendo a vida. Durante uma luta épica contra os walkers, Jules é devorada. Luke, por sua vez, em uma tentativa desesperada de salvar a namorada, é mordido na perna e acaba morrendo – um momento emblemático que marcou o “começo do fim” de TWD.

A história então passou a acompanhar Rosita (Christian Serratos), Gabriel (Seth Gilliam) e Eugene (Josh McDermitt), enquanto eles procuravam as crianças que estavam desaparecidas, entre elas a própria filha de Rosita e Gabriel. Numa sequência de tirar o fôlego, podemos ver o trio correndo contra o tempo e, infelizmente, perdendo. Após encontrarem os pequenos, eles tentam fugir dos zumbis que dominaram a Commonwealth, mas Rosita não consegue escalar o cano da rota de fuga e cai em meio aos monstrengos.

O arco da personagem se torna ainda mais dramático quando ela, surpreendentemente, consegue escapar da horda de devoradores e alcançar segurança, antes de perceber que foi mordida pelos zumbis, dando sua morte como certa. Escolhida entre o elenco principal para concluir sua história junto ao último episódio da trama, Rosita protagonizou cenas de arrancar soluços de qualquer um ao se despedir dos personagens de seu núcleo e da filha, por quem se sacrificou, durante um último jantar de família.

Rosita foi a escolhida do elenco principal para concluir sua história junto ao fim da série. (Foto: Reprodução/AMC Studios)

Continua depois da Publicidade

Enquanto isso, Maggie (Lauren Cohan), Negan (Jeffrey Dean Morgan) e Ezekiel (Khary Payton) ajudaram a quebrar a prisão do general Mercer (Michael James Shaw), que a governadora Pamela Milton prendeu sob a acusação de traição por uma tentativa de golpe. Assim que todos os grupos se reencontraram numa casa segura dentro dos Estados, Mercer se recusou a ficar parado enquanto o exército de Milton começava a atirar em cidadãos pegos escalando os portões para escapar dos ‘Walkers’.

Em uma cena de arrepiar, todos se uniram para salvar os vivos condenados a virar comida de zumbi por Pamela. “Se eu abrir os portões, os mortos vão entrar. Não apenas os vivos”, argumentou ela. Daryl então disse a ela que os vivos têm apenas um inimigo: “Não somos os mortos-vivos”.

Negan, por sua vez, tentou convencer Maggie a não assassinar a governadora, oferecendo-se para disparar o golpe fatal se isso significasse salvá-la das consequências. Mas, antes que Maggie pudesse puxar o gatilho, Mercer prendeu Milton por crimes graves contra o povo da Commonwealth – um destino que, no passado, Negan afirmou ser “pior que a morte“.

Enquanto os ‘Walkers’ rodeavam a casa, os cidadãos da Commonwealth se juntaram aos sobreviventes para atrair os monstros para o condomínio fechado que estava preparado para explodir. Assim que as propriedades foram evacuadas e seus esgotos particulares inundados com combustível militar, uma detonação cronometrada desencadeou uma série de explosões, destruindo as propriedades e os zumbis com ela.

Pamela, para felicidade do fandom, acabou atrás das grades, enquanto Maggie confessou a Negan que não queria mais odiá-lo, mesmo afirmando que nunca poderia perdoá-lo por matar Glenn.

A governadora Pamela Milton tentou condenar os vivos a virarem “comida de zumbi”, mas acabou atrás das grades. (Foto: Reprodução/AMC Studios)

Continua depois da Publicidade

Após um salto de tempo de um ano, podemos ver que a Commonwealth teve um “novo começo’. Sob o comando do agora governador Ezekiel Sutton, o vice-governador Michael Mercer e a vice-governadora Carol Peletier, os sobreviventes do apocalipse zumbi trabalham para construir um lugar melhor para todos.

Eugene e Max (Margot Bingham) tiveram uma filha, chamada Rosie. O grupo de Yumiko (Eleanor Matsuura), Magna (Nadia Hilker) e as irmãs Kelly (Angel Theory) e Connie (Lauren Ridloff) se estabeleceu na Commonwealth, enquanto Lydia (Cassady McClincy) e Elijah (Okea Eme-Akwari) se tornaram mensageiros das comunidades conectadas de Commonwealth, Hilltop e Alexandria.

Já a Zona Segura de Alexandria foi reconstruída, com Aaron (Ross Marquand) e Gabriel entre seus líderes. Negan, por sua vez, se mudou para outro lugar. Maggie e seu filho, Hershel Rhee (Kien Michael Spiller), voltaram para Hilltop e ela planejou o futuro junto com Daryl e Carol. “Há muito por aí para descobrir, e acho que é hora de descobrirmos”, declarou a personagem.

Continua depois da Publicidade

Após muita luta, perdas e sangue, Daryl passou um tempo longe da Commonwealth explorando “a fronteira”. Depois que Judith revelou a verdade sobre a missão de Michonne para encontrar Rick, vimos a participação rápida da dupla. Daryl então prometeu ficar de olho nos pais da pequena e trazê-los para casa. Separando-se de Carol e Ezekiel, o personagem de Reedus então partiu rumo a novas aventuras no “desconhecido”.

No final, “The Walking Dead” teve um desfecho surpreendentemente positivo, mostrando que a série não era uma história sobre a morte, mas sim sobre a vida. Como esperado, a cena final foi de Judith, que, acompanhada pelo irmão Rick Grimes Jr (Antony Azor), finalmente disse em voz alta o mantra que marcou a trama: “Somos nós que vivemos”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques