The White Lotus: Compositor da música-tema conta que abandonou série após brigas ‘histéricas’ com o criador Mike White

Responsável pelo tema principal da série, o compositor Cristóbal Tapia de Veer abriu o jogo sobre disputas criativas em nova entrevista

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Nesta quarta-feira (2), o compositor Cristóbal Tapia de Veer – mais conhecido pela icônica trilha sonora de “The White Lotus” – confirmou sua saída da produção. Em entrevista ao The New York Times, Tapia afirmou que a terceira temporada é “com certeza” sua última e detalhou disputas “histéricas” nos bastidores com o criador da série, Mike White.

Ao veículo, o compositor revelou que sua saída “repentina” foi motivada por uma série de divergências com White sobre a trilha sonora da produção da HBO.

Segundo Tapia, as discussões com o diretor e os produtores da série, em alguns momentos, se tornavam acaloradas. “Sinto que isso foi, sabe, uma história de banda de rock’n’roll. Foi como: ‘Ok, isso é como uma banda de rock na qual já estive antes, onde o guitarrista não entende o vocalista nem um pouco'”, refletiu ele.

Na esquerda, Cristóbal Tapia de Veer. Na direita, Mike White. (Foto: Getty)

O artista, de origem chileno-canadense, afirmou que os desentendimentos criativos com White vêm desde a primeira temporada. Na época, a equipe criativa da série pediu uma trilha sonora “mais animada e menos experimental”, o que ia contra a visão do compositor.

Tapia revelou que precisou lutar para manter a música-tema com sua identidade “ousada e estranha”, que acabou conquistando os fãs. White, por outro lado, queria algo com uma “vibe tranquila e sexy”.

“Eu pensei que poderíamos fazer algo como um ‘Hitchcock havaiano’, e [White] realmente comprou essa ideia e começou a rir. Eu estava sempre no telefone com [a produtora da série, Heather Persons], e ela estava tentando convencer Mike sobre esse tema, porque ele não queria o tema”, explicou.

Patrick Schwarzenegger e Sam Nivola em “The White Lotus” (Foto: Fábio Lovino/HBO)

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As tensões entre os dois aumentaram quando começaram a negociar o lançamento da versão mais longa e sem cortes da música-tema remixada para a terceira temporada. Tapia sugeriu divulgar essa versão para os fãs, que já estavam incomodados com as mudanças.

“Eu mandei uma mensagem para o produtor e disse que seria ótimo, em algum momento, dar [aos fãs] a versão mais longa, com os ‘ooh-loo-loo-loos’, porque as pessoas vão surtar quando perceberem que a música estava indo nessa direção de qualquer forma. Ele achou uma boa ideia. Mas então Mike cortou isso — ele não ficou feliz com a ideia”, afirmou.

Diante da resistência de White, Tapia decidiu agir por conta própria. “Quero dizer, naquele momento, já tínhamos tido nossa última briga para sempre, eu acho. Então ele só estava dizendo ‘não’ para qualquer coisa. Então, eu simplesmente subi essa [faixa] no meu YouTube”, afirmou.

A versão não oficial logo viralizou nas redes sociais, para a alegria dos fãs de “The White Lotus”. Ouça abaixo:

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Ao NYT, Tapia confessou que talvez tenha agido de forma “não profissional” durante os conflitos criativos, mas defendeu sua postura. Embora não tenha “dado a White o que ele queria”, ele acredita que sua contribuição foi fundamental para o enorme sucesso da série.

No fim das contas, o compositor – vencedor de três prêmios Emmy por seu trabalho na dramédia – disse que “valeu toda a tensão”. “Eu valorizo isso mais do que algo que fiz e que simplesmente teve sucesso, funcionou e pronto, com menos luta. Essa foi uma boa luta”, concluiu.

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