Hugo Gloss

Simone Mendes veta exibição de matéria com Rodrigo Faro após críticas por blackface

Simone Mendes e Rodrigo Faro (Foto: Globo/ Eduardo Apolinário; Reprodução/Instagram)

Uma participação da cantora Simone Mendes no programa “Hora do Faro” foi vetada de última hora neste domingo (14). A sertaneja seria estrela do quadro “Funcionário Famoso”, mas os internautas apontaram que sua caracterização seria uma forma de blackface. De acordo com o portal Na Telinha, após a repercussão negativa da chamada, a artista pediu para que a gravação não fosse ao ar e a Record TV acatou a decisão.

A ideia do quadro é trazer celebridades fantasiadas para enganar os fãs e surpreendê-los com a revelação de que estão conversando com seus ídolos. Para a filmagem, Simone fingiu ser uma organizadora de eventos e usou maquiagem mais escura que o seu tom de pele. Além disso, ela também colocou uma peruca cacheada. O veículo informou que toda a ideia de caracterização foi proposto pela produção da emissora.

O visual, porém, não agradou aos espectadores que, após a exibição da chamada, foram às redes da cantora alertar que ela poderia ser acusada de racismo. Blackface é o termo usado quando um branco pinta a pele com tinta escura para se passar por uma pessoa preta. O ato tem origem em sátiras teatrais racistas do século XIX e não é mais aceito.

“Em 2023, a Record TV achou que seria tudo bem colocar a Simone Mendes fazendo blackface em pleno domingo de Dia das Mães”, criticou um perfil no Twitter. “Só ‘perceberam’ depois que as pessoas começaram a falar”, pontuou outro usuário. Um terceiro ainda relembrou casos parecidos no programa de Rodrigo Faro.

O portal afirmou que a repercussão negativa assustou a cantora e sua equipe solicitou à Record que não exibisse a participação. Às pressas, a emissora tapou o buraco com uma matéria sobre o Dia das Mães já exibida em 2019 e garantiu que irá agendar uma nova gravação. As assessorias da Record TV, Rodrigo Faro e Simone Mendes não se manifestaram.

Sair da versão mobile