Hugo Gloss

Surreal! Programa italiano é suspenso após exibir “tutorial” para mulheres sensualizarem no supermercado

Foto: Reprodução/Twitter

Gente, que ideia foi essa?! O programa italiano “Detto Fatto” revoltou os telespectadores nesta semana, após exibir um “tutorial” que ensinava as mulheres a agirem de forma sensual ao fazerem compras no supermercado. Dá pra acreditar?! Com a repercussão negativa em todas as redes sociais, a apresentadora Bianca Guaccero e a dançarina Emily Angelillo precisaram pedir desculpas publicamente, e a atração já sofreu duras consequências.

No quadro, a dupla reproduziu uma cena banal, no caso de algum produto cair no chão e a mulher precisar se agachar. Emily ficou com a missão de “interpretar” a situação fictícia. “Eu agacharia com um joelho mais dobrado do que o outro, mantendo minhas pernas fechadas para não abrir e acabar tornando a situação mais vulgar“, aconselha. Coincidentemente — ou não —, o programa foi ao ar justamente na véspera do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

Em questão de horas, as redes sociais foram tomadas por duras críticas. “O que foi ao ar ontem no @RaiDue é a imagem da mulher indigna do serviço público. Salini e os executivos da RAI devem responder à opinião pública e às mulheres pelo ocorrido”, disparou Cecilia D’Elia, representante da Conferência Nacional de Mulheres Democráticas. “O tutorial de compras no supermercado é uma página deprimente e humilhante para a dignidade das mulheres na televisão”, criticou o ministro Andrea Martella.

A apresentadora Bianca Guaccero usou o Instagram pessoal para comentar sobre o episódio, e ressaltou que a culpa não é só dela. “Sou uma mulher, mãe solteira, que luta todos os dias pelo que acredita… Principalmente na defesa da categoria que represento, a mulher. Sempre trabalhei propondo uma imagem de mim mesma muito distante daquela da mulher como objeto, tentando quebrar qualquer muro de preconceito e machismo. Mas sou a apresentadora de um programa, assumo parte da responsabilidade pelo ocorrido”, escreveu.

A comunicadora explicou que a intenção era de ser um quadro cômico. “Peço desculpa a todos, pela superficialidade com que esta situação foi tratada por toda a nossa equipe. Tenho a certeza da boa fé do grupo autoral que há meses trabalha, tentando construir, com muito esforço, um programa digno e alegre, apesar de todas as dificuldades da situação pandêmica em que vivemos. O tutorial em questão precisava aderir a alguns tons cômicos e surreais, para não ser levado a sério, mas desta vez erramos. Por isso peço desculpas”, afirmou.

A dançarina Emily Angelillo usou uma página no Facebook para se pronunciar sobre o caso, e disse que sentia muito por todas as mulheres ofendidas com o quadro. “A violência que se desencadeou contra mim nas redes sociais está me destruindo emocional e psicologicamente, pois recebo e continuo a receber uma infinidade de calúnias e insultos indizíveis que me assustam. Espero ter esclarecido minha posição. Sexismo é a ideia de uma mulher estereotipada, o que mais estou longe de mim, do meu pensamento e do meu modo de vida”. Segundo o Metro, o “Detto Fatto” foi suspenso pela emissora RAI e está passando por uma investigação interna.

A dançarina manifestou-se no Facebook sobre a polêmica. (Foto: Reprodução)
Sair da versão mobile