TV Globo anuncia mudanças em sua programação matinal e ‘Bem Estar’ deixa de ser programa; saiba detalhes

Em confirmação aos rumores iniciados ainda em dezembro do ano passado, a TV Globo anunciou nesta sexta-feira (29), uma mudança de status do “Bem Estar”. O matinal – que vinha de uma má fase na audiência – deixará de ser programa e se tornará um quadro, mais especificamente do “Encontro com Fátima Bernardes”. Com as alterações, a partir do próximo dia 8, a emissora passará a contar com apenas dois programas após os seus tradicionais jornalísticos na programação das manhãs, de segunda a sexta-feira: o “Encontro” e o “Mais Você”.

Ambas as atrações, aliás, ganharam mais dez minutos de exibição cada. Dessa forma, o programa de Ana Maria Braga começará às 9h, indo até 10h30, quando o matinal de Fátima passa a ser exibido.  “A conversa do programa [Encontro] ficará ainda mais completa com o Bem Estar, que a partir de agora estará integrado ao matinal. Diariamente, sempre que o assunto for saúde, cuidados com o corpo e melhorias nos hábitos alimentares, Fátima irá contar com Michelle Loreto que, direto dos estúdios do programa, em São Paulo, continuará levando ao público as pautas e temas característicos do Bem Estar, com sua linguagem direta e didática para falar sobre saúde“, informou a Globo em nota enviada à imprensa.

Michelle Loreto será a apresentadora do quadro “Bem Estar” (Foto: reprodução / TV Globo)

O anúncio vem na esteira de um processo de desmanche pelo qual atravessava, o “Bem Estar”. No final de fevereiro, o canal carioca decidiu não renovar o contrato com o jornalista Fernando Rocha e duas semanas depois, Mariana Ferrão anunciou ter pedido demissão da emissora. Os dois apresentavam o programa de saúde e qualidade de vida desde a estreia, em 2011. O “Bem Estar” vinha atravessando uma crise de audiência, prejudicando o desempenho do “Encontro com Fátima Bernardes”, exibido na sequência. Em dezembro, os baixos índices já haviam levado o canal a encurtar a duração da atração pela metade: de 40 para 20 minutos. Aparentemente, ainda insatisfeita com o alcance do programa, a TV Globo decidiu por rebaixá-lo a ‘quadro’.

A saída de Fernando Rocha

Após quase 30 anos de TV Globo, o jornalista Fernando Rocha terá seu atual vínculo com o canal encerrado em agosto. A decisão foi anunciada em 26 de fevereiro e já no dia seguinte, o mineiro não apareceu no “Bem Estar”, programa que comandava desde 2011 ao lado de Mariana Ferrão. Em breve comunicado enviado ao hugogloss.com, o canal informou que Rocha não será substituído no matinal.

A Globo e Fernando Rocha encerrarão seu vínculo de trabalho ao fim do contrato do apresentador, em agosto. Fernando entra de férias e deixa, nesta quarta-feira, dia 27, a função de apresentador do ‘Bem Estar’. Ele não será substituído“, se limitou a declarar a emissora. Questionada sobre os rumores de que a atração de saúde e qualidade de vida estaria com os dias contados, a TV Globo hesitou em se posicionar.

Fernando não teve nem mesmo a chance de se despedir ao vivo do público. Desde seu desligamento, o “Bem Estar” tem apostado numa editoria mais factual e numa abordagem mais séria dos assuntos, investindo em links ao vivo. Em sua conta no Instagram, Rocha comentou a mudança de perfil do produto e negou que sua saída esteja ligada a questões de ordem financeira. “O programa ‘Bem Estar’ passou por uma reformulação e me abriu novas oportunidades em outros núcleos e para meus projetos pessoais, campanhas publicitárias e palestras. O que será que vem por aí ? É fake news, a notícia que circula hoje que meu contrato foi rescindindo por questões salariais“, garantiu.

O Pedido de Demissão de Ferrão

Diferentemente de Fernando – afastado pela própria emissora – a saída de Mariana foi uma decisão dela própria, que também optou por não renovar o contrato com o canal, que vence no fim deste mês. Em comunicado enviado ao UOL, em 18 de março,  a TV Globo confirmou os detalhes e anunciou a nova apresentadora da atração. “A jornalista Michelle Loreto seguirá à frente do ‘Bem Estar’, já que Mariana Ferrão, cujo contrato vence no fim do mês, optou pela não renovação e está de saída da Globo”, informou a nota.

No dia seguinte, a própria jornalista se abriu sobre seu desligamento. “É verdade, eu deixei a Globo. Eu tava aqui pensando sobre como falar com vocês sobre isso, sobre como dar a notícia, mas na verdade o que o que vou falar agora vem do coração“, começou ela, em vídeo publicado no Instagram. “Eu aprendi muito nesses 11 anos de TV Globo. Sou muito grata por tudo que aprendi, cresci, ganhei, especialmente pelos relacionamentos e aprendizados todos“, declarou Mariana, se abrindo em seguida sobre o porquê do desligamento. “Achei que estava na hora de sair, de tocar meus projetos pessoais, como o ‘Unboxing’, por exemplo, que vai acontecer hoje à noite. E a sensação é essa, uma sensação de liberdade! A sensação de ser eu mesma, de estar fortalecida pra ir atrás daquilo que eu sou. É sobre isso que eu falo afinal, como a gente faz pra ser a gente mesmo“, encerrou. Assista: