ouça este conteúdo
|
readme
|
As investigações sobre o caso de Jean-Claude Van Damme, acusado de ter relações sexuais com romenas traficadas, apontam que ele sabia sobre a condição das mulheres. Em entrevista ao canal romeno Antena 3, afiliada à CNN, Adrian Cuculis, representante de uma das denunciantes, afirmou que o ator agiu consciente sobre elas estarem “em estado de vulnerabilidade”.
“Pelas declarações das testemunhas, fica muito claro que Jean-Claude Van Damme sabia que essas pessoas estavam sendo exploradas“, declarou o advogado. O suposto crime teria acontecido há 10 anos em Cannes, na França. Uma queixa criminal foi registrada recentemente na Direção Romena para a Investigação do Crime Organizado e Terrorismo (DIICOT) contra o astro.
A acusação afirmou que as mulheres tinham ligação com o empresário romeno e dono de uma agência de modelos, Morel Bolea, apontado como líder de um grupo criminoso. Segundo Cuculis, Van Damme foi quem organizou o evento. As cinco mulheres teriam sido oferecidas como “um presente” a ele.
“Em um ponto em Cannes, durante um evento organizado por Jean-Claude Van Damme, vários romenos investigados por um estabelecimento de um grupo criminoso e proxenetismo, supostamente, ofereceram a ele cinco mulheres romenas – modelos fotográficas na Romênia – para que tivesse relações sexuais“, afirmou.

Atualmente com 26 anos, a denunciante representada por Cuculis descreveu o que teria ocorrido. “Eu tinha acabado de entrar para a organização. Naquela época, eles estavam realizando muitos eventos em Iasi (Romênia) e no exterior“, disse ela à emissora.
“Durante esse período, um evento ocorreu em Cannes, foi o lançamento de um filme estrelado por Van Damme. Depois desse evento, cinco das meninas que eram do interior foram enviadas para dormir com Van Damme. As meninas da nossa organização contaram essa história“, comentou. De acordo com o relato, o ator sabia que elas eram traficadas.
O caso faz parte de uma grande investigação sobre tráfico de pessoas e de menores, iniciada em 2020 pelo Ministério Público da Romênia. Como o episódio teria acontecido na França, é necessário que o governo do país autorize os trâmites criminais.
Bolea, apontado como líder da organização criminosa, foi preso naquele ano por suspeita de tráfico de menores, após a investigação descobrir que a empresa dele recrutava menores por meio de uma ONG. Na época, o DIICOT declarou que as mulheres “foram posteriormente exploradas sexualmente através de coerção psicológica“.
De origem belga, Jean-Claude Van Damme ganhou fama mundial após o sucesso do filme “O Grande Dragão Branco”, em 1988. Desde então, passou a fazer várias produções de ação, como “Duplo Impacto”, “Vencer ou Morrer” e “Street Fighter – A Última Batalha”. Ele ainda não se manifestou sobre a acusação.