Conforme noticiado ontem (4) aqui, com exclusividade, no hugogloss.com, uma intimação para Petrix Barbosa foi deixada pela ‘Delegacia Especial de Atendimento à Mulher’ (DEAM), de Jacarepaguá, no departamento jurídico da TV Globo. De acordo com o documento, o participante do BBB20 teria de prestar depoimento – por conta de uma série de acusações de assédio contra ele – na sexta-feira (7).
A Polícia Civil ainda esclareceu que caso Petrix seja eliminado no paredão de hoje (4), o depoimento poderia ser adiado para esta madrugada. “Nenhum assédio será tolerado“, garantiu, na ocasião, a diretora-geral das DEAMS, a delegada Juliana Emerique, em conversa com o Hugo Gloss. Nesta terça (4), novos detalhes do processo ao qual Barbosa terá de se submeter foram revelados.
“Caso seja constituído (um advogado) no momento, após a saída, o depoimento será sim, assim que ele sair da casa“, explicou Juliana ao UOL, se referindo ao paredão de hoje. “Não sendo eliminado, a delegada responsável pelo caso vai ouvir as vítimas e o próprio autor e ele poderá, sim, ser eliminado do programa, uma vez que, caso saia da casa, existem regras que não permitem o contato do participante com o mundo exterior“, prosseguiu a delegada.
Enquanto Petrix teria de sair dos Estúdios Globo para prestar depoimento, as sisters Bianca Andrade e Flayslane poderiam ser ouvidas sem deixar o reality show. “As meninas poderão ser, sim, ouvidas no confessionário. Iremos até os Estúdios Globo. Como ele é o investigado, não vai ter essa possibilidade. Ele vai ter que sair“, reforçou Emerique, sobre o que já havia afirmado ao Hugo Gloss, ontem. “Eu sempre falo: ‘vítima é vítima e não pode ser prejudicada’. Nós vamos fazer de tudo para que elas sejam ouvidas dentro do jogo“, completou.
Por fim, segundo a profissional, Petrix já está ciente da notificação da justiça. “Ele já foi avisado da intimação pelo jurídico do programa. Espero que isso seja um recado para os outros homens que estão lá confinados: para que respeitem as meninas lá presentes“, desejou. O inquérito para apurar as denúncias – “diante dos fatos veiculados pela mídia” – foi aberto na sexta-feira (31).
AS ACUSAÇÕES
Nas últimas semanas, internautas acusaram o ginasta de ter assediado participantes do programa. A hashtag “#PetrixExpulso” chegou a ficar dias entre os assuntos mais comentados das redes sociais. A TV Globo, entretanto, decidiu pela permanência do rapaz. O primeiro caso a gerar revolta aconteceu no dia 24, quando Barbosa, durante uma das festas do reality, segurou, apertou e balançou os seios da influenciadora Bianca Andrade. Na ocasião, chamada ao confessionário, a moça negou ter se sentido desconfortável com o comportamento do atleta.
Na semana seguinte, na madrugada de quinta-feira (30), Petrix voltou a ser criticado, dessa vez, por esfregar as próprias partes íntimas na cabeça de Flayslane. No mesmo dia, ele foi advertido pela produção no confessionário da casa, e pediu desculpas à participante. “Desculpa Brasil se eu dancei demais, se eu rebolei demais, se eu brinquei demais. Tudo brincadeira, tudo um jogo, um personagem na noite. Eu gosto de brincar, me divertir e dançar”, também alegou ele, falando sozinho.
Ainda na quinta-feira, o apresentador do reality tratou do assunto de forma breve e afirmou que “o Big Brother espera que essa advertência tenha efeito para que a gente preserve a boa convivência na casa”.
No dia, seguinte, se deu a instauração do inquérito. A OAB Mulher RJ também publicou uma nota de repúdio. “[As participantes] são completamente coisificadas e ofendidas, como também sofrem contatos físicos que podem ser interpretados como de cunho sexual. É extremamente preocupante que comportamentos como esses sejam veiculados em rede nacional de forma naturalizada. Eles refletem a violência com que as mulheres são tratadas diariamente em nosso país e podem acabar estimulando a perpetuação desse tipo de conduta pela sociedade”, apontou o texto.
A DEFESA DE PETRIX
Procurada pelo hugogloss.com, a TV Globo se limitou a confirmar que a intimação foi entregue nos estúdios da emissora. Já a assessoria do atleta negou que ele tenha sido autor de qualquer tipo de assédio. “O Petrix pode até ter cometido algumas falhas, sim, dentro da casa mais vigiada do Brasil. Mas todos os erros dele seriam apenas falhas normais e isoladas se não fosse um primeiro grande mal entendido oriundo de um vídeo que veio à tona em festa realizada no BBB, na noite de 24/01/2020, onde ele aparece alongando as costas de Bianca Andrade e, em seguida, chacoalhando seu tronco (algo comum na ginástica e prática comum do Petrix, até mesmo com sua própria namorada e familiares próximos, sem nenhuma maldade, zero cunho sexual)“, alegou, em texto enviado ao UOL.
“Acontece que ele foi vítima do julgamento de “juízes cibernéticos” que ficam fazendo patrulhas na internet, mas infelizmente erraram na condenação, fazendo juízo totalmente precipitado e radical ao extremo, julgamento muito comum inclusive em épocas predominadas por mídias sociais, onde imagens de heróis e de vilões são construídas em curtíssimos intervalos de tempo“, acrescentou.
“Aliás, da forma com que as pessoas colocam, até parece que a Bianca Andrade estava em estado de coma alcoólico dentro da casa e Petrix teria se aproveitado dela em condições de impossibilidade de defesa. Nada disso! A atitude foi tão inocente e ingênua que, convenhamos, na pior das hipóteses, ainda que Petrix quisesse assediá-la, por que faria isso em meio a todo o movimento com a festa rolando diante dos demais participantes?“, escreveu a equipe de Barbosa, num questionamento que não faz o menor sentido. O fato de alguém ter ou não ter condições de se defender de um assédio não muda em nada a natureza do mesmo, caso ele venha a ocorrer. E assédios acontecem com frequência em festas, transporte coletivo e outras aglomerações.
“Em relação aos outros supostos episódios de assédio subsequentes: a mesma coisa! Nada de concreto. Meras especulações e tudo oficialmente boato (e se não fosse boato, a própria Rede Globo já o teria expulsado do reality)“, arrematou.