Taylor Swift não brinca em serviço… ainda mais em um clipe inteiramente dirigido por ela! Assim como anunciou durante um bate-papo com fãs antes do lançamento, a cantora escondeu inúmeros easter eggs no vídeo oficial de “The Man”, divulgado hoje (27).
Entre referências a filmes, aparições especiais, menções sutis e críticas sociais, Taylor construiu um clipe poderosíssimo, que fica ainda mais impactante depois que você percebe todos os detalhes. Quer ver? Dá uma olhada nestes 18 easter eggs que o hugogloss.com juntou na produção:
1- A caneca
Swift sempre dá um jeito de esconder o nome da canção em seus vídeos, e neste não foi diferente. Logo no começo, enquanto o homem é exaltado por sua equipe de trabalho, uma mulher segura uma caneca com os dizeres “I’d be the man” (Eu seria o cara, em português).
2- O Lobo de Wall Street
Na faixa, Taylor Swift faz uma menção direta a Leonardo DiCaprio, então nada mais justo que homenageá-lo no clipe também. A cena em que o homem está recebendo os parabéns em seu escritório é uma clara referência a uma das cenas mais icônicas do ator em “O Lobo de Wall Street”, indicado ao Oscar de 2014.
3- O trem
Enquanto o homem está no trem, ele tem atitudes que atrapalham a convivência de todos a sua volta, como sentar com as pernas bem abertas, fumar e invadir o espaço de outras pessoas, sem se importar. Ao mesmo tempo, ninguém tem coragem de se impor contra ele.
Outros detalhes: a menina de fone está vestindo uma das peças do merchandising de Taylor, um moletom da faixa “Miss Americana & The Heartbreak Prince”, e ao fundo há um cartaz de um filme estrelado por um homem com a frase “A mãe natureza não tem nenhuma chance”. Além do trocadilho de um homem destruir a natureza representada pela mulher, há também um alerta para o meio-ambiente.
Agora o principal de todos fica por conta do cartaz à direita com os dizeres “Bo$$ Scotch, lucre com os sentimentos”, ao lado de uma pichação com a palavra “ganancioso”. Isso seria uma referência ao dono da ex-gravadora de Taylor, Scott Borchetta, por ele ter vendido todo seu trabalho para Scooter Braun por 300 milhões de dólares.
4- O jornal
O jornal que o homem lê no trem é uma crítica ao modo como a mídia trata as mulheres. Nesse jornal, as manchetes se referem a homens como: “Qual homem ganhou o ano em namorar celebridades?”, “Os maiores CEO’s solteirões do ano” e “para homens com sede verdadeira”.
5- A icônica parede
Na parede da estação da rua 13 (porque não poderia faltar um 13 entre os easter eggs, né?), Taylor escreveu o nome de seus seis primeiros álbuns de forma pichada, com um aviso: “Perdidos. Se achar, favor devolver para Taylor Swift”. A cena é outra referência à venda de seus discos e a perda dos direitos de Swift sobre eles, mesmo sendo a cantora e compositora.
Quer mais? À direita há um sinal de “proibido patinetes”. Em inglês, patinete se chama “Scooter”… nem precisa colocar o sobrenome para entender o easter egg, né?
6- Pôster
Na mesma parede do metrô, há uma releitura do cartaz do documentário de Taylor Swift, agora inteiramente feito por homens. A diretora Lana Wilson se tornou Larry Wilson, Taylor virou Tyler e “Miss Americana” foi trocado por “Mr. Americana”. Crítica social e ainda aproveita a divulgação! kkkk
7- Saint-Tropez
A cena do homem em um iate com várias mulheres e regado a champagne é a reprodução exata do trecho de “The Man” em que Tay fala de DiCaprio: “And we would toast to me, oh, let the players play. I’d be just like Leo, in Saint-Tropez” (E nós brindaríamos a mim, deixe os jogadores jogarem. Eu seria como o Leo em Saint-Tropez, em português).
8- Aplaudido por sexo
Nessa cena, a cantora provavelmente quis representar o modo como os homens são aplaudidos por ficar com várias mulheres, enquanto as mulheres são condenadas pela mesma coisa. Assim que se levanta e deixa a parceira dormindo no quarto, o homem passa por um corredor em que é comemorado e ovacionado.
9- O quadro
O quadro com seu próprio rosto que aparece ao fundo do corredor é uma referência ao pôster norte-americano do tio Sam “I Want You”, que recrutava homens para se alistarem para o exército dos Estados Unidos.
10- Aparições parte 1
Os influenciadores norte-americanos Jayden Bartels e Dominic Toliver fizeram uma sutil aparição enquanto observavam e elogiavam o pai brincando com a filhinha. Jayden é atriz e tem mais de três milhões de seguidores no Instagram, enquanto Dominic é uma grande personalidade do TikTok, onde junta quase 9 milhões de seguidores.
11- Melhor Pai do Mundo
Neste trecho, fica clara a intenção de Swift de mostrar como pais são elogiados e exaltados como os melhores por fazerem o mínimo, enquanto as mães “não fazem mais que a obrigação”.
12- Aparição parte 2
Jayden e Dominic não foram as únicas personalidades da internet convidadas para o clipe. A cantora e influencer Loren Gray, que possui a conta mais seguida do TikTok, fez parte da cena de tênis e revira os olhos com o escândalo feito pelo homem por perder.
13- Aparição parte 3
Nada mais justo que o easter egg 13 ir para um Swift! Scott, o pai de Taylor, interpreta o juiz do jogo de tênis em sua primeira aparição nas telinhas. Antes do clipe ser lançado, a artista havia se referido a isso como a aparição que faria os fãs darem risada.
14- Serena Williams
Uma das cenas com maior significado fora das telas é justamente a do tênis, quando o homem tem um surto com o juiz por estar perdendo. Esta é uma clara referência à reação de Serena Williams na final do US Open de 2018, quando ela foi extremamente criticada por ficar brava, quando homens que reagiram pior eram apenas chamados de “apaixonados”.
15- Aparição parte 4
Durante o casamento do futuro (também uma crítica por homens sempre idealizarem mulher mais novas), os dois convidados à esquerda são pessoas bem próximas de Taylor: Joseph Cassell, seu estilista, e Lorrie Turk, sua maquiadora.
16- O diálogo
Após o fim das gravações, o homem pergunta à Taylor o que ela achou da performance e ouve que deveria ser “mais sexy” e “parecer mais gostável”. Esses são dois comentários que a cantora já falou que ouviu outras vezes e que são sempre associados à imagem que uma mulher deve ter.
17- Owned by Taylor Swift
Mais uma referência à treta com Scooter Braun, tudo que Taylor Swift faz agora pertence à Taylor Swift.
18- Dwayne Johnson
Já havíamos comentado sobre essa assim que o clipe foi lançado, mas na última cena, The Rock faz uma aparição sutil ao ceder sua voz para o homem interpretado por Taylor. “Obrigada, The Rock, por dublar The Man e por apoiar minha música por tantos anos (e agora minha estreia como diretora!)”, agradeceu ela.