Após pouco mais de dois meses, Regina Duarte deixou a Secretaria de Cultura do Governo Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito pela dupla nesta quarta-feira (20) através de um vídeo nas redes sociais, no qual a ex-atriz explica que gostaria de ficar mais próxima de sua família e o presidente afirma que jamais “fritaria” ela do cargo.
O caso foi analisado durante a edição das 10 do Jornal GloboNews e rendeu alguns comentários irônicos por parte da apresentadora Aline Midlej. “Fiquei muito impressionada mesmo com a atuação dos dois ali. Uma atuação bastante convincente, um roteiro pelo menos desse capítulo muito bem escrito”, elogiou a âncora, referindo-se ao vídeo.
Na sequência, ela questionou a falta de máscaras – de proteção contra o coronavírus – de Regina e Bolsonaro, e o fato deles terem se abraçado no vídeo, e ponderou que a ex-secretária talvez tenha performado o papel “mais coadjuvante de sua carreira”. A afirmação foi endossada pela comentarista Julia Duailibi.
“Acho que sim. Acho que temos que olhar toda a passagem dela pelas novelas, mas acho que, na maior parte, ela era protagonista, você tem razão. Aliás, já assumiu o cargo sendo coadjuvante. Porque era um quadro de protagonista, de Ministério da Cultura, que passou a ser Secretaria. E era uma questão de tempo”, apontou Duailibi.
Regina Duarte acaba de encerrar seu papel mais coadjuvante da carreira. Foram pouco mais de dois meses sem falas próprias e alguns capítulos torturadores. Mas continua encenando bem, saiu sorrindo do Palácio da Alvorada.
— Aline Midlej (@AlineMidlej) May 20, 2020
Já o comentarista Valdo Cruz comparou a saída de Regina Duarte com o capítulo final de uma novela, em que a atriz já teve muitos personagens de sucesso na televisão brasileira. “Apresentação digna de uma novela, o final de um capítulo de uma novela”, disse Valdo. “Vai começar outra agora com a Regina Duarte indo para a cinemateca de São Paulo”, completou o jornalista, citando o destino da atriz após a saída dessa da pasta que pertence ao Ministério do Turismo.
Aline também entrou na onda e relembrou uma das personagens mais famosas da carreira de Duarte, a viúva Porcina na novela Roque Santeiro, na década de 80. “Valdo me lembrou que ela fez agora uma nova versão da sua viúva Porcina, mais do que nunca, sendo sem nunca ter sido”, disse Aline.
Reação dos comentaristas da GloboNews ao vídeo de despedida da Regina Duarte. Destaque para o @octavio_guedes que não escondeu o riso. pic.twitter.com/8ERkgcoQdC
— felipe (@felipecoazz) May 20, 2020
No vídeo, além de falar que não estava sendo “fritada” do governo, Regina também anunciou que foi deslocada para assumir a Cinemateca, em São Paulo, e se mostrou radiante com a novidade. “Acabo de ganhar um presente que é o sonho de qualquer pessoa de comunicação, de audiovisual, de cinema, de teatro. Pode ter presente melhor que esse? Obrigada, presidente. É um presente duplo: a cinemateca e também estar próxima da minha família”, comemorou ela.
“Eu acho que você quer ajudar o Brasil e o que eu mais quero é o seu bem, pelo seu passado, por aquilo que você representa para todos nós. Fico chateado porque você se afasta um pouco do convívio nosso em Brasília, mas feliz. Toda vez que eu for pra São Paulo, você me acompanha”, declarou Jair Bolsonaro. Confira:
Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias pic.twitter.com/79CyrQY1uI
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 20, 2020
Nas redes sociais, a saída de Regina figurou no topo dos assuntos mais comentados do Twitter, rendendo muitos memes. O ator Pedroca Monteiro, por exemplo, ironizou num vídeo, o modo com que a ex-secretária contaria a notícia às filhas ao voltar para cara.
https://www.instagram.com/p/CAaePMuJ1kI/?igshid=12jtuzcphu7nz
“Regina Duarte parece hiena, é flambada em praça pública e ainda dá risada! Quem não tá dando risada é a Cinemateca!“, escreveu José Simão. “Regina Duarte durou menos que o pum do palhaço”, tuitou o jornalista William De Lucca, referindo-se a um dos primeiros vídeos de Regina na época em que decidiu assumir a Secretaria.
Regina Duarte parece hiena, é flambada em praça pública e ainda dá risada! Quem nâo tá dando risada é a Cinemateca!
— José Simão (@jose_simao) May 20, 2020
https://twitter.com/delucca/status/1263096377485283328
“Adriana Esteves e os outros 511 artistas que assinaram a carta de repúdio contra Regina Duarte na secretaria de cultura nesse momento”, escreveu um internauta com o meme irônico de “fico triste com uma notícia dessas”. “Mais uma eliminada do Big Brother Brasília!! Com biografia manchada, Regina Duarte deixa secretaria de Cultura do governo Bolsonaro após apenas 2 MESES.. quem sair por último apaga a luz!”, acrescentou, na zoeira.
https://twitter.com/PopZonebr/status/1263104090961108992
https://twitter.com/PopZonebr/status/1263097719394111488
Confira mais reações:
tchau regina duarte
foi uma prazer te conhecer de verdade e pegar ranço de vc
bjsssss— alvaro (@alvxaro) May 20, 2020
Parabéns pra Regina Duarte que deixou pra trás 50 anos de globo pra passar 2 meses em governo merda
— luquinhas (@luquinha) May 20, 2020
Regina Duarte deixa a Secretaria de Cultura pic.twitter.com/anl22VIIjL
— detremura (@detremura) May 20, 2020
Regina Duarte NÃO deixou o governo. A questão é mais humilhante ainda, ela foi rebaixada dentro da própria pasta. É como se ela deixasse a novela das 8 para fazer Malhação.
— maumau (@MaurilioBOS) May 20, 2020